Demos uma chupada e uma traduzida no longo depoimento de Peter Hook, baixista e fundador do Joy Division e do New Order, ao New Musical Express, sobre a influência do Kraftwerk nas duas bandas, e sobre o legado de Florian Schneider. Pega aí parte dele.

_____

“Fiquei tão triste ao saber da morte de Florian Schneider. Minha memória mais antiga do Kraftwerk me foi dada por Ian Curtis, e foi em formato de LP. Ele me deu Autobahn (1974) e depois Trans Europe Express (1977). Fiquei absolutamente hipnotizado por ambos.

A educação musical de Ian foi fantástica. Ele nos ensinou tudo, de The Doors a Can. Ele colocou esses artistas na frente de Barney (Sumner, companheiro de banda) e na minha frente. Eles se tornaram muito importantes para nós. Joy Division estava muito ligado ao Kraftwerk, mas foi só quando chegamos à fase do New Order e pudemos comprar os mesmos brinquedos que eles usavam, que eles deixaram de ser só nossa principal fonte de informação para ser um ‘vamos copiar o Kraftwerk’. A música deles era enganosamente simples, mas impossível de reproduzir.

Você nunca viu os integrantes do Kraftwerk individualmente. Eu sei que eles tiveram seus problemas como um grupo, como todos nós temos, mas curto o fato de eles sempre terem parecido essa unidade fechada. Ian sempre quis que fôssemos parecidos com o Kraftwerk em atitude. Quando todo mundo estava tentando nos transformar em ‘Ian Curtis e Joy Division’, ele dizia: ‘Não, não, precisamos ser como o Kraftwerk – somos todos nós juntos’. Essa foi a imagem que eu comprei.

O Kraftwerk exerceu uma enorme influência sobre nós, tanto musical quanto estilisticamente. Ian estava tão admirado com a maneira como se vestiam e como agiam, bem como com sua música. Era o triângulo perfeito. Se você ouve muita música agora, ouve completamente a influência do Kraftwerk. É engraçado, porque lembro de ter visto o Kraftwerk quando o acid house bateu pela primeira vez e foi a primeira vez que não gostei, porque estava implorando por uma batida de 4/4. Lembro-me de pensar: ‘O que você se tornou, Hooky?’

Eles estavam à frente de qualquer outra pessoa. Eles estavam fazendo seus próprios sequenciadores anos antes de mais ninguém. Lembro-me de vê-los no Free Trade Hall de Manchester na turnê onde eles não apareceram no palco. Foi incrível sentar em um local lotado, assistindo a quatro manequins. Eles tinham um PA quadrifônico no Free Trade Hall, e isso foi outra coisa que roubamos para o New Order assim que pudemos.

Eu nunca estive com eles. O último show em que eles tocaram com Florian foi em um festival na Espanha em 2006, e nós também estávamos tocando. Barney estava desesperado para ir conversar com o Kraftwerk. Minha esposa sempre reclama que deixei a oportunidade passar, mas ele entrou no camarim e estava tão louco que pediram para ele sair! Melhor que eu não tenha ido.

Estávamos no mesmo hotel que o Kraftwerk. Lembro-me de estar na fila para fazer check-in e olhar para Florian Schneider, a maneira como ele estava vestido, de terno de nylon futurista. Mas eu não falei com ele. Eu não saberia o que dizer para alguém que me inspirou tanto. É a coisa mais triste do mundo que ele tenha morrido. Na semana passada, Dave Greenfield, do The Stranglers, também morreu. Eles eram outra banda que eu assistia quando criança, desejando e esperando estar um dia na posição deles. Essas coisas fazem você se sentir muito mortal”.

Warning: A non-numeric value encountered in /home/popfantasma.com.br/public/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 326 Call Stack: 0.0000 397328 1. {main}() /home/popfantasma.com.br/public/index.php:0 0.0001 397616 2. require('/home/popfantasma.com.br/public/wp-blog-header.php') /home/popfantasma.com.br/public/index.php:17 1.3218 10728904 3. require_once('/home/popfantasma.com.br/public/wp-includes/template-loader.php') /home/popfantasma.com.br/public/wp-blog-header.php:19 1.3341 10825512 4. include('/home/popfantasma.com.br/public/wp-content/themes/Newspaper/single_template_3.php') /home/popfantasma.com.br/public/wp-includes/template-loader.php:78 1.5321 11382264 5. locate_template() /home/popfantasma.com.br/public/wp-content/themes/Newspaper/single_template_3.php:52 1.5322 11382376 6. load_template() /home/popfantasma.com.br/public/wp-includes/template.php:671 1.5322 11382824 7. require_once('/home/popfantasma.com.br/public/wp-content/themes/Newspaper/loop-single-3.php') /home/popfantasma.com.br/public/wp-includes/template.php:722 1.5769 11390688 8. td_module_single->related_posts() /home/popfantasma.com.br/public/wp-content/themes/Newspaper/loop-single-3.php:35 1.5773 11392944 9. td_block_related_posts->render() /home/popfantasma.com.br/public/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_module_single_base.php:906 1.6601 11805576 10. td_block_related_posts->get_block_pagination() /home/popfantasma.com.br/public/wp-content/themes/Newspaper/includes/shortcodes/td_block_related_posts.php:45