Crítica
Ouvimos: Vōx , “All my best friends are ghosts”

Tendo no currículo a abertura de um show do Kraftwerk em Berlim, Vōx oferece quase uma sessão de terapia em seu disco All my best friends are ghosts – álbum cuja intensidade já se anuncia em seu vocal rouco e jazzístico, que parece carregar toda tristeza e ansiedade do mundo. Vōx aborda temas como assexualidade, isolamento social e autismo (ela foi diagnosticada aos 35 anos), além de refletir sobre a transição entre infância e amadurecimento marcada por essas experiências.
A música de Vōx pode ser definida como um post-rock que vai do industrial ao angelical em poucos segundos. Isso se revela em faixas como a balada melancólica In their image, o eletrônico levemente dançante de Wild animal (uma canção de sexo e desamor: “vou tensionar todos os meus músculos / não vou respirar até você ir embora / eu não quero trazer você de volta”) e, especialmente, no ambient fantasmagórico da faixa-título, em cuja letra a cantora olha e não vê nada, mas sente tudo: “todos os meus melhores amigos são fantasmas / nós somos firmes, mas somos transparentes / estamos em contato, mas não podemos nos tocar”.
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Muito do material de All my best friends are ghosts nasce de uma mistura de desejo, desconhecimento e medo — um emaranhado de sentimentos transmitido com força pelo vocal dolorido de Vōx. É o que transparece na tensão entre assexualidade e sexualidade em Wet, e na tristeza cortante de I hope, música na qual sua voz chega a lembrar a de Nina Simone. Climas próximos do trip hop aparecem em faixas como a vinheta My fantasy mind, na mensagem de autocuidado de You can get better, e na emocionante Pain like a lover, que encerra o disco. Ouça quando quiser se perder em paisagens sonoras que encantam e assustam.
Nota: 8,5
Gravadora: The Vapor Label/LAB 344
Lançamento: 9 de abril de 2005
Crítica
Ouvimos: Viagra Boys, “Viagr aboys”

Definir o Viagra Boys como uma banda punk-pop, como geralmente rola por aí, é bobagem: o grupo sueco está mais para dance-punk, stoner rock de festa, ou qualquer outra definição que abarque som pesado, zoeira e despojamento, como rola exatamente no quarto álbum, Viagr aboys – ao que parece, o nome é um jeito de fazer piada em cima da censura a temas sexuais nas redes sociais.
Essa sonoridade marca boa parte não só do álbum, como da carreira do grupo – e surge em faixas como o single Man made of meat, uma história absurda enfeitada por um arroto vocal (logo no início, e parece que saiu sem querer e foi mantido), e que descreve um rolé com os Queens Of The Stone Age. Também aparece na doideira punk de The bog body e numa espécie de stoner new wave, Uno II, marcada por umas notas de flauta que, de alguma forma, aproximam a sonoridade de algo tipo Prince.
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Daí para a frente, os portões do Viagra Boys são abertos de uma tal forma que o som abarca power pop gritado (Dirty boyz), um estranho encontro entre The Cure e Red Hot Chili Peppers (Medicine for horses), uma onda meio Madchester (Pyramid of health) e uma vibe eletrostoner (Waterboy, Store police, You n33d me). Isso só para ficar na música, porque nas letras, o grupo é um grande criador de personagens e situações esquisitas – o tipo de banda que, na briga entre duas pessoas absolutamente imbecis, é a favor da briga. Como na figurinha bizarra de You n33d me, no monólogo absurdo de Uno II (cujo personagem, ao que parece, é um cachorro), e nos rituais quase satânicos de saúde em Pyramid of health.
Já The bog body tenta botar em versos um tema que aparentemente não faz sentido: a preservação de coisas antigas versus nossa mania de beleza, de juventude e de desafiar a morte. Só que logo dá para perceber que é tudo zoeira, uma tiração de sarro com as obsessões da modernidade, com os malucos que dedicam a vida a falar groselha em fóruns escrotos da internet (os 4chan da vida).
No fim de Viagr aboys, o máximo de experimentalismo a que o grupo vem se permitindo: as batidinhas quase de samba de Best in show pt. IV. E a balada lo-fi, com piano, sopros e ruídos de restaurante, de River king – cuja letra parece uma perversão da poética de David Byrne nos Talking Heads (“vá comer comida chinesa / no restaurante local em uma segunda-feira à noite / tem gosto de carne azeda / mas eu já comi pior, então não me importo”).
Nota: 9
Gravadora: Shrimptech Enterprises
Lançamento: 25 de abril de 2025.
Crítica
Ouvimos: Samia, “Bloodless”

A poesia de Samia é bastante crua, chegando a lembrar Kurt Cobain, ou algo bem punk, em alguns momentos. Seu terceiro álbum não se chama Bloodless à toa – a chave de compreensão para o álbum é a chamada mutilação do gado com drenagem total de sangue (se você não se recorda, era o que diziam que o lendário Chupacabra fazia em animais como ovelhas, bois e cavalos). Tanto que, após uma vinheta em que se ouvem passos e ruídos indistinguíveis, surge a verdadeira primeira faixa do álbum, Bovine excision, rock noventista com alma folk, que usa a imagem da drenagem sanguínea para falar de sentimentos que se esvaziam.
Essa sensação de vazio perpassa vários momentos de Bloodless, basicamente um disco variando entre os anos 1970 e 1990, entre o soft rock e uma vibe pesada – ou entre o som de quarto e as gravações em estúdios-resort, que estavam na moda lá por 1977, 1978. Hole in a frame é basicamente uma fábula sobre ausência (soft rock com guitarra, violão e bateria abafada, setentista). Lizard é pop adulto dançante e ruidoso que usa imagens mórbidas para falar sobre tesão. Fair game investe em tons agridoces e em folk-rock, e em versos inconclusivos e bem estranhos (“você pode sair numa noite quente e bater palmas / mas você não terá seu sangue de volta”).
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Até mesmo numa música bem curta, o bittersweet de quarto Craziest person, de pouco mais de 1 minuto, Samia trata de meter um pouco de ausência e sarcasmo na história – afinal, o papo é sobre alguém que procura sempre estar ao lado da pessoa mais louca da sala, porque prefere ouvir os problemas dela “do que me preocupar com o que devo fazer”. Um conceito que aproxima Bloodless de um pop ligado ao punk, e de um folk ligado à estranheza – como em Carousel, que tem algo de Breeders e Mazzy Star, e ainda termina de forma bem ruidosa.
Mesmo quando parece dançante, como em North poles, Samia dá um jeito de dificultar um pouco as coisas. Mas para facilitar, o folk climático de Proof e o rock gostosinho de Sacred são o tipo de música feita para as rádios de perfil adulto. No geral, Bloodless traz uma música pop bem desbravadora, e que vale conhecer.
Nota: 8,5
Gravadora: Grand Jury Music
Lançamento: 25 de abril de 2025.
Crítica
Ouvimos: Car Seat Headrest, “The scholars”

Existe um componente autobiográfico no novo disco do Car Seat Headrest, a ópera-rock The scholars. Will Toledo, o homem por trás do conceito do grupo, passou a ter vários problemas de saúde após pegar covid longa – se a falta de shows da pandemia já inviabilizava a banda, começou a ficar difícil para Will levantar da cama. O quarto álbum da banda, o experimental, eletrônico e sarcástico Making a door less open (2020), foi prejudicado pelo isolamento. Uma das armas que o CSH levou adiante nessa época foi um Patreon pelo qual liberava gravações inéditas e live sessions para assinantes.
Dando uma de psicólogo de botequim, dá até para imaginar que as experiências ruins vividas por ele nos últimos cinco anos levaram Will a se dedicar a uma ópera-rock com subtexto espiritualista (“uma narrativa solta de vida, morte e renascimento”), que passa por tags como religião, espiritismo, poderes de cura, vida queer, textos bíblicos e o dia a dia numa universidade fictícia (a Parnassus). Num papo com a Exclaim!, Will revelou que ter tido covid mudou bastante sua vida, e que o abalo em todas as suas estruturas foi inevitável – como se ter fé ou acreditar na ciência não demarcassem muito território daí para a frente.
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Essas experiências todas juntas rondam The scholars, um disco que funciona mais como um álbum conceitual do que como uma ópera-rock com começo, meio e fim – o próprio Will disse que preferiu valorizar canções do que manter tudo obedecendo a uma história completa. Os personagens do disco, alunos e professores da faculdade, vão aparecendo aos poucos, e assumindo diferentes papéis na história. Uma delas é Rosa, a personagem do single Gethsemane (de 11 minutos). Ela estuda medicina, tem poderes sobrenaturais e já trouxe um paciente morto de volta à vida. Um outro detalhe: pela primeira vez na história do Car Seat Headrest, todos os integrantes da banda contribuíram com ideias para as músicas – e todas as faixas são creditadas à banda.
The scholars não é um disco de conceito fácil. Aliás, vale dizer que nos últimos tempos o CSH tem conseguido fazer sucesso na salada de músicas curtas do Tik Tok, e mesmo assim o grupo não se animou a compor pensando na rede de vídeos. O que importa é que a banda se cercou de referências musicais brilhantes e entrega um disco que realmente é trilhado no corredor das óperas-rock, cabendo uma mistura pouco usual de Peter Gabriel e Hüsker Dü no punk com alma folk CCF (I’m gonna stay with you), por exemplo. Ou a mescla de acordes poderosos na linha do The Who e de grandiloquências na onda do Queen em Gethsemane.
O som do The scholars pende mais para o pós-punk do que para o progressivo. Em Devereaux, surgem ecos de The Cars e The Police, enquanto The catastrophe (Good luck with that, man) evoca uma energia de bardo punk à la New Model Army. Já Equals traz distorções que remetem a Iggy Pop e David Bowie. Com seus onze minutos, Reality se aproxima mais de uma canção longa do que de uma suíte cheia de movimentos. Ainda assim, é um caldeirão de referências: começa com um violão que remete a Wish you were here, do Pink Floyd, passa por um clima de balada indie-shoegaze à la Radiohead e termina com um arranjo de metais.
Um verdadeiro corpo estranho em The scholars é Planet desperation, faixa de 18 minutos que parece mais um storytelling musicado do que uma música propriamente dita — e que talvez funcionasse melhor dividida em duas ou três partes. A narrativa, mais presente que a música, fala da invasão de uma faculdade de palhaços ao campo da Parnassus, culminando no envenenamento de um dos reitores. É aquele tipo de momento criado para sinalizar que a história está se encaminhando para o desfecho, como The trial em The wall (Pink Floyd) ou We’re not gonna take it em Tommy (The Who) — e também um ponto de risco: se algo sai do trilho, tudo pode ruir. Não ruiu, mas são dezoito minutos irregulares, com passagens musicalmente interessantes (como a introdução com clima marcial) e outras que beiram o tédio.
The scholars encerra com um noise-rock 60’s, True/false lover, que tem algo de The Cars e algo dos Beatles de Taxman, e cuja letra (não vou contar o fim) mostra que havia algo de bem estranho e obscuro em toda a história do disco. Na real, nos dias de hoje, é até um alívio que um disco deixe mais dúvidas do que certezas – já que todas as certezas podem cair por terra, como rolou em 2020. E essa incerteza sempre foi o combustível do Car Seat Headrest.
Nota: 8,5
Gravadora: Matador Records
Lançamento: 2 de maio de 2025
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