Crítica
Ouvimos: Sophie, “Sophie”

- Sophie é o segundo disco, e primeiro álbum póstumo, da DJ e produtora inglesa Sophie. Foi feito a partir de gravações que ela vinha finalizando, e teve produção do irmão dela, Benny Long, que tomou à frente na produção após a morte da artista.
- Em 30 de janeiro de 2021, aos 34 anos, Sophie morreu ao cair acidentalmente do telhado de um prédio de três andares em Atenas, Grécia, enquanto tentava tirar uma foto da lua cheia. Artistas como Rihanna, Sam Smith, Vince Staples e Charli XCX deram declarações de condolências. Brat, disco novo de Charli, tem uma homenagem a ela na faixa So I (a letra: “quando eu faço músicas, lembro das coisas que você sugeria/’acelere mais’/será que você gostaria dessa música?”).
Há notícias de que a DJ e produtora Sophie estava preparando um álbum bem pop antes de morrer prematuramente. A artista britânica vinha trabalhando em casa na sequência do segundo álbum, Oil of every pearl’s un-insides (2018), e levando adiante uma carreira que se tornou conhecida pela criação de texturas e atmosferas sonoras, que influenciaram de Pet Shop Boys a Charli XCX.
Músicas mais antigas como It’s okay to cry, Vyzee, Ponyboy e Lemonade soam mais como pequenas mixtapes, miniexperimentos de estúdio, prontos para serem esticados por DJs e produtores como módulos dançantes – o tipo de som que funciona na pista de dança e vira viagem individual quando ouvido em casa. E que, como costuma acontecer em projetos de produtores, permite a entrada de obras em progresso lado a lado com canções prontas.
Essa noção de que o inacabado tem seu tempo e lugar é o que permeia Sophie, primeiro álbum póstumo da DJ e produtora – e um disco cuja conexão com o ouvinte é imensa, o que já era comum na obra dela (não se lança uma música chamada “é Ok chorar” à toa, enfim). O material abre com uma canção climática, monocórdica e fantasmagórica, Intro (The full horror), que se aproxima mais do rock alemão dos anos 1970 do que da dance music. Repletas de participações, as dezesseis faixas assemelham-se mais a beats e criações nas quais Sophie vinha trabalhando, embora, segundo a família, componham um disco que já estava quase completo em 30 de janeiro de 2021, quando a produtora morreu.
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Como costuma acontecer em discos póstumos, sempre parece que algo está faltando – no caso, Sophie entregou os vocais para convidados como Cecile Believe, Liz e a controversa Nina Kraviz, que dão um ar mais humano a músicas como o popzão de FM My forever, a atmosférica The dome’s protection e ao house irretocável de Why lies e Live in my truth. O techno mais frenético surge na experimental Berlin Nightmare e no gabber de Gallop – ambas com participações de Evita Manji – e na parte final de One more time. Não há nenhuma faixa mal diagramada no disco, mas em alguns momentos, fica a ligeira impressão de que muita coisa de Sophie ainda seria repensada, e que estava sendo gravada quase como um mostruário de trabalho – como se alguns beats pudessem ser reaproveitados aqui e ali.
Nos títulos e nas letras (ou frases usadas como letras simples), dá para perceber que Sophie acreditava de verdade em sua música como fator de transformação e de proximidade. E essas são as melhores características do disco. Não deve ser por acaso que o álbum termina com a bela e dançante Love me off Earth (“ame-me fora da Terra”), quase uma mensagem post mortem para seus fãs, num clima bem mais ameno do que o próprio começo do disco.
Já Always and forever, um house celestial e discreto (que pedia um remix ou uma segunda parte com beats mais fortes) gravado com a amiga Hannah Diamond, parece uma carta dos amigos para Sophie: “tudo está se afastando/para mais e mais longe/(…) para sempre e para sempre/estaremos brilhando juntos”. Esse clima de mensagens trocadas quase como numa tábua ouija é o que mais fica na mente no fim da audição.
Nota: 7
Gravadora: Transgressive Records/Future Classic
Crítica
Ouvimos: Davido – “5ive”

RESENHA: Com clima de verão, 5ive mostra Davido misturando tendências do afropop em um disco ambicioso e cheio de possíveis hits – mas precisava mesmo fazer um feat com Chris Brown?
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Aquele clima de praia, azaração (ainda se diz isso?), gente bonita e você, portando um drinque com guarda-chuvinha e usando uma camisa de botão no estilo do Magnum. Provavelmente é o que vai ficar na sua mente enquanto você ouve 5ive, quinto disco do popstar norte-americano de ascendência nigeriana David Adedeji Adeleke, ou simplesmente Davido.
Com um número enorme de convidados e um passeio por uma gama de estilos que pode ser definida como afropop (mas abarca reggaeton, trap, kuduro, pop latino, o africano highlife, etc), Davido é um cara cascudo e autoconfiante – a ponto de abrir seu álbum novo com uma vinheta orquestrada e narrada na qual se compara ao Davi da batalha bíblica com o gigante Golias. O repertório de 5ive mistura gastação de onda típica do trap, vibes afrolatinas e, volta e meia, temas de amor, sexo e territórios dominados.
É o que rola em faixas como Anything, Offa me (com Victoria Monet), R&B (que une o estilo ao trap) e Awuke – essa última, uma parceria com YG Marley, o filho de Lauryn Hill e Rohan Marley, e neto de Bob Marley, e uma das músicas em que Davido mostra influências do amapiano, um combinado de estilos e misturas musicais vindo da África do Sul. Essas mesclas dominam também faixas como Lover boy (com os franceses Tayc e Dadju) e With you (com Omah Lay), duas músicas que surgem no finalzinho do disco, e que dariam bons hits no Brasil.
Isso porque algumas coisas de 5ive são, digamos, análogas a muita coisa já testada e aprovada por aqui – só que vêm com uma cara bem diferente. A ótima Lately poderia ser gravada pela Shakira, e Tek (com Becky G), ganha um ar de lambada, e é aberta por um riff de sax que parece um corte feito a gilete no saxofone de Careless whispers, de George Michael. Indica que Davido, provavelmente, em algum momento, pode acabar estourando por aqui. E esse número enorme de convidados, claro, já é um esforço para chegar nos fandoms mais variados, o que também indica que, em algum momento, pode rolar um feat com algum nome brasileiro (Ivete Sangalo, não, pelo amor de deus).
A vontade de variar os feats acabou fazendo alguém da produção de 5ive, talvez o próprio Davido, viajar feio na maionese. O canceladaço Chris Brown surge soltando (mal) a voz em Titanium, uma música nota 2 do disco, e faz vir à mente a pergunta: “quem pediu isso?”. Em compensação, no animado afropop Funds, Davido dá espaço a dois nomes do pop nigeriano, Odumodublvck e Chike, e ele mesmo acaba servindo de ponte para que o afropop surja no mercado norte-americano diretíssimo da fonte. Mesmo com a irregularidade típica dos enormes discos pop de hoje em dia, 5ive vem com cara de território dominado.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 7,5
Gravadora: DMW/Columbia
Lançamento: 18 de abril de 2025.
Crítica
Ouvimos: 43duo – “Sã verdade” (EP)

RESENHA: O 43duo mistura pós-punk e psicodelia com naturalidade no EP Sã verdade, unindo grooves, ecos 60s/80s e letras poéticas e instintivas.
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O 43duo é uma dupla-banda de Paranavaí (PR) que toca de maneira bem peculiar: enquanto Hugo Ubaldo faz guitarras circulares, assemelhadas a loops de fita, Luana Santana toca teclados – inclusive synth bass – e bateria ao mesmo tempo (haja coordenação motora!). E os dois dividem os vocais. Com influências assumidas de Tame Impala, Boogarins, The White Stripes e Pink Floyd, mostram no EP Sã verdade uma mescla quase natural de pós-punk e psicodelia, buscando climas e timbres que aludam tanto a The Who, Kinks e Beatles quanto a Echo and The Bunnymen.
A faixa-título abre com um ataque de guitarra e bateria bastante sessentista, mas que logo vai buscando lugar no lado mais garageiro e profundo do rock britânico oitentista – com psicodelia vaporosa e delicada, algum peso, uma guitarra meio The Edge, meio blues-rock e final viajante. Sal e sina tem base forte, som que ocupa espaços e união de sons cavalares e brasilidades. Navio de sonhos une mod rock e vibrações sombrias num espaço repleto de eco e trevas – muito embora as letras do 43duo sejam poéticas e até naturalistas.
Essa sonoridade ganha contornos mágicos na voadora Guabiruba pt. II, um dream pop sobre as mutações do mundo e a força da natureza, unindo punk garageiro e ritmos nacionais. A balançada Cabeça vazia (Chuva cinza) lembra uma versão groovada dos Mutantes e do Som Imaginário. Concreto, aberta por clima desértico, soa quase stoner, lascada, lisérgica no arranjo, punk na execução, enquanto Lispector é um pós-punk com discreta cara beatle.
Uma das principais características do 43duo é que o som deles não parece vir de uma enorme esquentação de mufa. A sonoridade e o clima das letras parecem vir de uma mistura natural, e de uma voz pessoal como compositores e músicos adquirida em ensaios e reuniões de criação. Sã verdade – uma brincadeira poética com a “pós-verdade”, como se fosse o oposto dela – consegue parecer confortável e desafiador ao mesmo tempo, e conquista os ouvidos por causa disso.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 9
Gravadora: Independente
Lançamento: 12 de junho de 2025
Crítica
Ouvimos: Beto – “Matriz infinita do sonho”

RESENHA: Em Matriz infinita do sonho, Beto cria uma MPB psicodélica e cinematográfica, misturando rock, ritmos afro-brasileiros e espiritualidade vivida.
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Beto, músico e cantor pernambucano, impressiona pelas texturas e pelo clima quase cinematográfico que imprime às faixas de Matriz infinita do sonho – sempre apontando para os lados da negritude, da espiritualidade e dos conhecimentos que só aparecem com a vivência pessoal. Coração preto, na abertura, é um rock abolerado com metais, guitarra com várias distorções no solo, e melodia com certo ar beatle – uma MPB com clima de rock que evoca Lanny Gordin. Pedra verde traz cordas rangendo, dando um som mágico e forte a uma música cujo violão tem emanações de Gilberto Gil.
Beto também apresenta em Matriz canções marítimas (Never die, Yara do mar), pequenos ritos musicados (Peixa), um tema jazzístico, experimental e percussivo (Marx Mellow, com Vitor Araújo no piano) e um reggae com células rítmicas alteradas pelo piano, que vai se aproximando de um dub (Brinquedo). Dandara é som com cara de Gal Costa e João Donato, e Valsinha, surpresa no disco, é uma valsa selvagem, com bastante percussão no começo e psicodelia injetada pela guitarra.
Texto: Ricardo Schott.
Nota: 8
Gravadora: YB Music
Lançamento: 6 de junho de 2025.
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