Crítica
Ouvimos: Finneas, “For cryin’ out loud!”

- For cryin’ out loud! é o segundo álbum de Finneas, irmão (e parceiro, e produtor) de Billie Eilish. O disco foi revelado pela primeira vez numa reportagem da Rolling Stone, na qual Finneas disse que dessa vez queria que seu disco fosse hipercolaborativo, já que se sentiu “solitário” fazendo o primeiro álbum. E ele também achou que o primeiro disco saiu “apenas OK”.
- O músico avisou também que For cryin’ out loud! surgiria “afastando a mentalidade do produtor de quarto e partindo para um ambiente clássico de estúdio/banda”.
- No disco novo, Finneas apresenta uma única música individual, Starfucker. O restante foi composto ao lado da turma que tocou no disco: Aron Forbes (baixo, guitarra), David Marinelli (percussão, teclado, programações), Lucy Healy (vocais, teclados), Matthew Fildey (guitarra, synth), Miles Morris (bateria e guitarra-barítono) e Sam Homaee (teclado, percussão, guitarra).
Muita coisa mudou no front de Finneas nos últimos anos – e nem precisa perguntar muito o motivo, levando em conta o sucesso de sua irmã (Billie Eilish, cuja carreira surgiu com as produções-musicais-de-quarto que ela fazia com ele). Era evidente que o segundo álbum solo de Finneas viria com uma produção muito melhor. Além de um foco muito maior em mostrar que por trás do produtor e do “irmão de Billie Eilish” há um artista talentoso, variado e classicamente pop. For cryin’ out loud! vai nessa linha, e foi trilhado no corredor de um som mais adulto e menos (digamos assim) “Brat summer”, mas trazendo elementos que jogam nos dois lados.
Também era evidente que ao contrário do EP Blood harmony (2019) e do álbum de estreia Optimist (2021), Finneas não encararia sozinho a missão de dar prosseguimento à sua carreira. Ao contrário de seus discos anteriores, que eram blocos-do-eu-sozinho, o material de For cryin’ out loud! foi feito coletivamente por Finneas e a turma que foi para o estúdio com ele. Enquanto os discos anteriores ainda não se diferenciavam totalmente, em termos de produção e até composição, do trabalho com Billie (e vá lá, soavam bem menos interessantes que os álbuns da irmã), o novo disco viaja por várias noções de pop, dando atenção especial às mesclas com power pop, soul, soft rock setentista, sons oitentistas e coisas parecidas.
Até um skazinho folk alegre com refrão meio Coldplay (mas o Coldplay dos primeiros anos, calma!) surge entre as faixas, Cleats. O disco é aberto com uma balada tristinha e grandiloquente de piano, a atrevida Starfuckers, mas joga na cara do ouvinte um provável futuro hit de rádio adulta, o new jack swing What’s it gonna take to break your heart?, com base de guitarra lembrando Spandau Ballet e Simply Red – que por sua vez chuparam só uns 15 guitarristas e arranjadores de soul dos anos 1970, lógico.
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O lado que aponta para o folk-rock inglês dos anos 1990/2000 (meio do qual justamente o Coldplay surgiu) traz ainda faixas como Little window, Family feud e Same old story. É a faceta menos atrativa de For cryin’ out loud!, que ainda traz um bubblegum de rodinha de violão (2001), um indie rock coolzaço e descolado que lembra uma mescla de Artic Monkeys e Tears For Fears (Sweet cherries, que ganha “parte 2” como nas músicas novas de Billie, com interlúdio de piano e voz, e final em clima hyperpop) e um quase-popzão de boyband (a faixa-título). No final, a música mais anos 1980 do disco, Lotus eater, mirando o som britânico da época, mas com vocais de soft rock. Agora deu certo para Finneas.
Nota: 8
Gravadora: OYOY/Interscope
Crítica
Ouvimos: Anika – “Abyss”

RESENHA: Anika mistura pós-punk, krautrock e sons ritualísticos em Abyss, disco sombrio e cru sobre confusão, fuga e relações quebradas.
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Anika vem de Berlim, Alemanha – você vai perceber isso logo que escutar as primeiras faixas de seu terceiro álbum, Abyss. Além do sotaque fortíssimo (ela canta em inglês), os vocais remetem logo a Nico e às tentativas musicais de Christiane F (a própria). Na verdade, quase dá pra dizer Anika soa como uma filha perdida de Nico e Iggy Pop, só que criada por Lou Reed e tendo Ian Curtis como padrinho.
Procurando, ou até sem procurar, você acha toda essa vibe em Abyss, disco de pós-punk duro, de krautrock, gravado quase totalmente ao vivo, e variando da crueza punk às aclimatações tecno (a abertura, com Hearsay), e aos sons de garagem dos anos 1960/1970 – nesse caso, a faixa-título, que lembra Stooges e a era do disco Funhouse, de 1970. Anika segue com o ruído distorcido de Honey, o power pop em preto-e-branco de Walkaway (que chega a lembrar Ramones), o punk ruidoso e dramático de Into the fire – cuja guitarra remete à intro de Life goes on, do The Damned.
O repertório de Abyss é endereçado a quem já se sentiu confuso/confusa demais para entender o mundo e já quis fugir. Essa sensação de desnorteio, de abismo (“abyss”, enfim) permeia todas as letras do álbum, passando pela desassociação de Oxygen, pelos relacionamentos falsos da faixa-título, pelo clima destrutivo de One way ticket e de Walk away. Com referências assumidas de Genesis P-Orridge, Anika também embarca em sons ritualísticos em Out of the shadows (com ruídos misteriosos na abertura). Sem deixar de evocar The Cure e até o lado mais sombrio dos Rolling Stones em Last song e na velvetiana Buttercups.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 8,5
Gravadora: Sacred Bones Records
Lançamento: 4 de abril de 2025.
- Ouvimos: The Cure – Mixes of a lost world
- Joy Division antes, durante e depois do fim, no nosso podcast
- Relembrando: Iggy Pop – New values (1979)
Crítica
Ouvimos: Unknown Mortal Orchestra – “Curse” (EP)

RESENHA: Curse, novo EP do Unknown Mortal Orchestra, mistura terror, lo-fi e riffs setentistas num som sujo, psicodélico e estranho, mas cativante.
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O único disco mais, digamos, orientado para o mainstream da Unknown Mortal Orchestra é V, de 2023. O restante do trabalho do grupo de Ruban Nielson inclui grooves psicodélicos, singles de 27 minutos (!) e improvisações bem estranhas – como em IC-02 Bogotá, resenhado aqui. Pois bem: Curse, novo EP do grupo, se equipara a V e consegue ser mainstream sendo, ao mesmo tempo, esquisito pacas.
Curse foi inspirado nos giallos, filmes italianos de terror, e de quebra, inspirou-se também nessa época maluca de tirania no poder norte-americano, desgraças nos jornais, violência e outros temas nada amenos. Ruban inspirou-se também, claro, na ondinha que vem se erguendo de produções lo-fi – o repertório do EP parece ter sido gravado em fita K7. Dessa vez, as referências mais comuns da UMO desapareceram e o grupo se transforma numa daquelas bandas desconhecidas de rock pauleira dos anos 1970 que, lá por 2005, geral baixava de blogs, comunidades do Orkut ou endereços do 4shared e do Rapidshare.
Daí, se o papo é terror e porrada, mais fácil comparar a nova Unknown Mortal Orchestra com formações pouco lembradas como o Buffalo (o Black Sabbath australiano dos seventies) e Black Widow (a “outra” banda britânica que falava de temas ocultistas há uns 50 anos). Curse tem essa mesma aura underground, exibida na introdução aterrorizante de Aura, na riffarama de Boys with the characteristics of wolves e Sorcerers of silence, no metal ambient One hundred bats, na aura grunge de Death comes from the sky. No fim das contas, Curse soa como uma trilha sonora psicodélica para um pesadelo vintage – estranhamente atual, perigosamente sedutor.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 8
Gravadora: JagJaguwar
Lançamento: 18 de junho de 2025
Crítica
Ouvimos: Ultrasonho – “Nós nunca vamos morrer”

RESENHA: O Ultrasonho estreia com um disco aterrorizante, Nós nunca vamos morrer, feito de colagens sonoras, jingles, discursos e ruídos que assombram como fantasmas.
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O projeto paranaense Ultrasonho (ou U L T R A S O N H O, como costuma estilizar o nome) faz música para meter medo, perturbar. Nós nunca vamos morrer, primeiro álbum do projeto criado por Thomas Blum, é formado por estranhas colagens sonoras que mexem com o conceito da hauntology (fantologia), de elementos da cultura do passado que assombram o presente como fantasmas.
Ouvir Nós nunca vamos morrer é tomar contato com esses fantasmas – e com sons que não são reconhecíveis à primeira vista, mas logo vão tomando forma. Nervos de aço, na abertura, é um vaporwave aterrorizante com sintetizador aludindo aos anos 1980, gravação de desenho animado e tom de Richard Clayderman dos infernos – até que tudo é acelerado. Tem de haver uma resposta une discursos de políticos, propagandas antigas da Bombril, jingles e trechos de I know there’s an answer, dos Beach Boys. Narrações e sons da natureza, em meio ao clima sombrio, animam Quem realmente está livre.
- Ouvimos: Manco Capac – Bom jantar (EP)
- Ouvimos: Fluxo-Floema – Ratofonográfico
- Ouvimos: Unknown Mortal Orchestra – Curse (EP)
- Ouvimos: Anika – Abyss
Um detalhe interessante sobre o Ultrasonho é que Thomas acha terror em sons que vemos como naturais. Baclofeno midnight faz de sons de rádio e de uma propaganda de creme dental (!) puros manifestos sobrenaturais. Um conto infantil de extremo mau gosto, narrado com sotaque sulista, dá o tom em Os meninos pregados, enquanto até mesmo o piano romântico de Dolce frequentiae aterroriza, ao lado de vários samples de voz. Preciso desinstalar meu instagram é um blues medonho, que reduz o pitch de uma gravação de voz de Silvio Santos – o “patrão” fica parecendo um zumbi.
Muita coisa de Nós nunca vamos morrer vem do rádio, transformado em uma caixinha de sons assustadores em Infinitu scrimu, e subvertido de forma irônica em Relatos de um pai ausente, em que colagens criam a frase “a maioria das pessoas trabalha de 96 a 98 horas por dia” e transformam o dia a dia de um filho com pai sumido em um corredor sombrio. No final, a faixa-título mistura musica de faroeste e uma onda sonora de vozes distorcidas e sons superpostos. Se o álbum do Ultrasonho fosse uma colagem de imagens, você não conseguiria assistir duas vezes.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 8
Gravadora: Hominis Canidae REC
Lançamento: 5 de junho de 2025.
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