Crítica
Ouvimos: Fabiana Palladino, “Fabiana Palladino”

- Fabiana Palladino é o disco epônimo de estreia da cantora britânica de 36 anos, que é filha de Pino Palladino (baixista que tocou com meio mundo, de D’Angelo e Erykah Badu a Tears For Fears e The Who).
- Antes de gravar o disco, Fabiana tocou piano e bateria e chegou a pensar em estudar jornalismo, optando depois por uma graduação em música. Também acompanhou e produziu artistas (como Sampha).
- Preparando as músicas de sua estreia solo, ela teve problemas com alguns produtores “Eles diziam coisas como, ‘Sim, é legal, mas só precisa de algo extra.’ No começo eu meio que concordei, mas então eu entrei em todas essas situações estranhas nas quais eu fazia uma sessão com alguém e eles tentavam colocar sua própria marca nisso, e basicamente destruíam tudo que eu achava que era bom sobre a música em primeiro lugar. Isso realmente abalou minha confiança, a ponto de eu simplesmente parar de fazer música por um bom tempo”, contou aqui.
Sade é uma referência que costuma ser usada por bandas e artistas novos? Não muito, certo? Bom, o disco de estreia de Fabiana Palladino lembra não apenas Sade como também Des’Ree (do hit You gotta be, lembra?), e trabalha numa picada aberta entre o neo-soul/R&B dos anos 1990 e o art pop (aquele estilo musical que volta e meia tem sido chamado de sophisti-pop) dos anos 1980. A abertura com Closer tem vocais na onda do pop dos anos 1990 e cordas lembrando Lisa Stansfield – mas com discrição e sem a exuberância de faixas como All around the world. O mesmo clima aparece na sequência, em faixas como Can you look in the mirror?, e a balada I can’t dream anymore, que já apresenta guitarras e certo peso.
Até mesmo as programações eletrônicas e os teclados foram desenhados musicalmente para lembrar uma espécie de som de época – a onda atual de inserir referências de psicodelia e dream pop em tudo, por exemplo, nem surge aqui. Traduzindo: Fabiana fez um disco que você poderia botar para rolar entre amigos e dizer que se trata de um álbum lançado lá por 1996, 1997, e cujas referências musicais rolam entre os anos 1980 e 1990. Como no misto The Police-Prince de Give me a sign, na baladinha sintetizada I care (com vocais lembrando Janet Jackson, e participação do parceiro/produtor Jai Paul) e na balada disco-rock Stay with me through the night.
No final do disco, Shoulda traz um certo clima roqueiro e pop pro disco, com boas guitarras e sonoridade oitentista, lembrando um encontro de The Police e Michael Jackson. Deeper é r&b como se fazia nos anos 1990, apontando até para Spice Girls. In the fire soa como uma canção perdida dos irmãos Janet e Michael Jackson, com ritmo dado por steel drums. O baladão Forever é o lado Madonna do disco – mas é a Madonna da época de hits como Secret, mais introspectiva.
Nota: 8,5
Gravadora: Paul Institute/XL
Crítica
Ouvimos: Paulinho da Viola, “80 anos (Ao vivo)”

Gravado num show de maio de 2024 e lançado apenas no começo do ano, Paulinho da Viola – 80 anos (ao vivo) é a prova de que o DVD, que havia se tornado coisa banal lá pela década passada, faz falta. Um disco precioso desses, lançado no formato, traria ficha técnica completa (sim, você vai querer saber quem é cada um daqueles músicos e sair buscando todo mundo no Google), encarte com fotos, alguns extras e todo um universo que exigia concentração e atenção – não era apenas algo para deixar rolando no computador em meio a outras demandas do dia.
Visto no espaço nobre do YouTube, ouvido no Spotify ou assistido aos pedaços no mesmo Spotify (que ainda está bem distante de ser um espaço ideal para assistir a vídeos e shows), Paulinho apresenta um dos melhores repertórios do samba, esbanja vitalidade e orgulho do legado que ajuda a perpetuar – e que inclui não apenas suas músicas, mas toda a história do samba, que ele sempre pesquisou, e da qual já faz parte há décadas. Enfileira sambas próprios como Coisas do mundo, minha nega, Onde a dor não tem razão, Sei lá Mangueira, Foi um rio que passou em minha vida (encerramento do show) ao lado de releituras que tornou clássicas, como Acontece (de Cartola, aberta com uma história sobre o próprio) e Nervos de aço (Lupicínio Rodrigues). Dança da solidão e Na linha do mar são divididas por Paulinho com a filha Luciana Rabello (João Rabello, o filho violonista, está na banda que acompanha o cantor).
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O mais louco é concluir que existe algo de Stop making sense, o filme-objeto-conceito dos Talking Heads, na apresentação de um dos artistas mais clássicos da música popular brasileira. Se você nunca viu o filme, David Byrne começava o show-filme tocando e cantando Psycho killer sozinho, e o show era montado a partir desse esqueleto inicial. Paulinho também vai construindo o espetáculo na cara dos espectadores, cantando a música Ele acompanhando-se na caixa de fósforos, e depois apresentando Samba original com o auxílio de um violonista. A banda vai surgindo em sucessos como Eu canto samba e Nas ondas da noite. E a cada momento surge uma novidade, como Paulinho alternando entre cavaquinho e violão, ou alguma percussão que não havia aparecido antes. Um prato-e-faca, instrumento que já causou balbúrdia no jornalismo musical brasileiro – brota dando um som diferente na música Bebadosamba.
Reunido ao vivo, o repertório de 80 anos chama atenção igualmente para o lado vanguardista de Paulinho, que inclui sambas declamados (a própria Bebadosamba), arranjos incomuns (o solo de baixo da abertura de Sei lá, Mangueira ameaça um samba-funk no estilo da Black Rio), tom quase samba-folk no sucesso Sinal fechado, e experimentação tropicalista em Roendo as unhas, samba maníaco de 1973 que lembra Caetano Veloso, Gilberto Gil e até Tom Zé, com versos como “meu samba não se importa se não faço rima/se pego na viola e ela desafina” e vocal-uivo. Um capítulo vivo da história da nossa música nas plataformas digitais, sempre de mãos dadas com a modernidade – ouça correndo.
Nota: 10
Gravadora: Som Livre
Lançamento: 24 de janeiro de 2025.
Crítica
Ouvimos: Throwing Muses, “Moonlight concessions”

Banda independente que já passou das quatro décadas de existência, o Throwing Muses volta bastante mudado em seu décimo-primeiro álbum, Moonlight concessions. Kristin Hersh, a capitã do grupo, esmerou-se em soar acústica e crua em todas as nove faixas. Violões, violoncelos e canções cuspidas, mais do que cantadas, dão a cara do disco.
A primeira comparação que pode vir a mente é o MTV Unplugged do Nirvana (1994), mas muito mais coisas entram em jogo: o álbum Oar, de Alexander “Skip” Spence, os mergulhos na amargura de Neil Young e PJ Harvey, as canções mais introspectivas do Guided By Voices, o rugido das riot grrls.
O mistério e as sombras de músicas como Summer of love, South Coast (com intervenções de uma percussão que lembra Velvet Underground) e Libretto são construídos exatamente em cima dessa base. O som parece ter formato de madeira, o design musical soa como se viesse “de longe”, a voz de Kristin soa tão intensa e carregada quanto a de Marianne Faithfull.
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Em Theremini, um som que se assemelha a vento corta o ambiente e cobre a voz de Kristin de eco. Músicas como o country montanhês Albatross e a gótica Sally’s beauty soam como se comunicassem algum tipo de dor – que também parece surgir em Drugstore classic, pós-punk folk com lágrimas amargas de chapação e versos como “você é o super-herói dela / em plástico de farmácia”.
No final, estileira folk-grunge e recordações de dias cinzentos em You’re clouds e na faixa-título – esta, uma música em que qualquer tempo parece mau tempo (“está chovendo como um filho da puta / maldito sol, brilhando como um filho da puta / maldito seja, à vista de todos”). Um disco que ecoa como um sonho nebuloso.
Nota: 9
Gravadora: Fire Records
Lançamento: 14 de março de 2025.
Crítica
Ouvimos: Gang Of Four, “Shrinkwrapped” (relançamento)

Segundo disco após o retorno da Gang Of Four, Shrinkwrapped (1995) surgiu a partir de uma história bem curiosa. O grupo – reduzido aos líderes Andy Gill e John King – não havia gostado da experiência do álbum anterior (Mall, 1991), que marcou a volta da banda, e saiu bem diferente do que Gill e King haviam imaginado. Em paralelo, o cineasta Peter Hall, amigo dos dois, havia escrito o roteiro de seu filme Delinquent. Uma produção que, em tempos de sucesso da série Adolescência (Netflix), valeria relembrar, já que conta a história de um garoto que mata seu pai abusivo e acaba escapando da cadeia (aliás, ele está inteiro no YouTube).
Hall foi mostrar o roteiro para eles apenas porque queria uma opinião e… os dois gostaram tanto que acabaram querendo fazer a trilha sonora (“por quase nada”, lembrou Hill). E só lá pela metade do processo, perceberam que se tratava de um disco da Gang Of Four, com toda a intensidade de um álbum da banda, e com notas altas de perigo inseridas em cada faixa. Gravado na sala de estar de Andy, Shrinkwrapped é basicamente um álbum de pós-punk nervoso, com guitarras apitando, baixo fixado no chão (cortesia de Gail Ann Dorsey, a “baixista de David Bowie”) e canções que vão ganhando sensibilidade e beleza à medida que o susto inicial passa.
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Músicas como Tattoo e Sleepwalker, que abrem o disco, seguem essa linha – clima quase robótico, som pesado e cavalar, e distorções que funcionam de maneira quase contemplativa. I parade myself tem um “formato canção” próximo do de bandas como Talking Heads, mas com clima selvagem e quase shoegaze (os vocais soam enterrados na mixagem, quase abaixo das microfonias). Flertes com o metal industrial surgem em Unburden (com vocais extremamente graves narrando a letra), enquanto Better him than me lembra bandas como Killing Joke, e ganha uma cara drum’n bass do meio para o fim.
Shrinkwrapped prossegue com punk-metal gélido (Something 99), canções sombrias (Showtime, valentine e Unburden, unbound), além de peso funkeado, como nas canções mais memoráveis da banda (The dark rides, e alguns outros momentos do álbum). I absolve you tem algo de Siouxsie and The Banshees e também de Johnny Cash, com argamassa folk e trevosa. Já a faixa-título, que encerra o disco, mergulha em um pós-punk dark, evocando a atmosfera densa e melancólica do Depeche Mode. Um álbum excelente, que estava sumido das plataformas, e que garante sustos aos fãs da Gang Of Four.
Nota: 9
Gravador: Gang Of Four Ltd.
Lançamento: 14 de março de 2025.
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