Cultura Pop
O que teve em 2001 na música além dos Strokes: descubra agora!

2001 foi (acima de qualquer coisa) o ano de Is this it, dos Strokes, disco que completou 20 aninhos no dia 30 de julho. e que já ganhou análises excelentes em vários sites – recomendamos os textos de Daniel Setti no Popload, site do jornalista Lucio Ribeiro. Uma coisa que virou quase consenso entre vários fãs e não-fãs dos Strokes, no entanto, é falar que Is this it é o único disco realmente bom dos Strokes. E que a banda não produziu mais nada de tão relevante. Não concordamos, tanto que Room on fire, segundo disco da banda (2003) deve figurar num “várias coisas que você já sabia sobre” em breve aqui no POP FANTASMA.
O ano de 2001 foi também o ano de inúmeras outras coisas na música – algumas delas a gente nem se dá conta de que já rolaram há vinte anos, ou nem sequer pensamos que acontecerem justamente neste ano. Como a gente já viu muita coisa legal sendo falada por aí sobre a estreia dos Strokes, decidimos lembrar outras coisas legais que rolaram naquele ano. Pega aí.
FESTA DO NAPSTER NO ROCK IN RIO 3. O serviço de compartilhamento de arquivos já existia desde 1998, tinha virado assunto de mesa de bar em 2000 quando o Metallica descobriu que uma demo sua estava rolando por lá (e processou o serviço), mas virou festa (do caqui) na terceira edição do festival. Uma reportagem da Folha de S. Paulo assinada por Lucio Ribeiro mostrava que o Napster – que dentro em pouco estaria legalizado e ostentando um belo link da loja CDNow – já estava recebendo os shows internacionais do Rock In Rio rapidíssimo, logo depois deles terem sido apresentados.
ROCK IN RIO 3. Parece que foi há 200 anos (e analisando bem, foi mesmo), mas a terceira edição do festival, realizada entre 12 e 21 de janeiro de 2001, mesmo não tendo o apelo da primeira, é guardada no coração de muita gente com carinho extremado. Afinal, quem esteve lá viu Cássia Eller em seu último ano de vida, Foo Fighters na ponta dos cascos, Beck, R.E.M. tocando músicas que estariam no disco Reveal (lançado em maio), Neil Young… E o regresso do Guns N Roses, claro.
SOM DA MAÇÃ. Em janeiro de 2001, após anos de desenvolvimento, a Apple apresentou o iTunes e a vida da firma mudaria bastante: da fábrica de computadores à empresa “multimídia”, que ajudou a criar a ideia do consumidor hipster de música pop, rock indie e até MPB. O reprodutor de música tinha sua história ligada à do SoundJamMP, software com a mesma função, criado por ex-funcionários da Apple, que havia sido comprado pela empresa. E em outubro do mesmo ano, nova reviravolta com o lançamento do eficiente e intuitivo iPod, que virou referência e ganhou quase o mesmo peso, nos anos 2000, que um bom “aparelho de som” tinha para o fã esnobe de música nos anos 1970 e 1980.
>>> POP FANTASMA PRA OUVIR: Mixtape Pop Fantasma e Pop Fantasma Documento
ADEUS, METALLICA. Jason Newsted, baixista do Metallica desde 1986, anunciou seu desligamento da banda em 17 de janeiro de 2001. O músico nunca tinha feito parte de verdade do grupo: compôs pouco, teve seu instrumento apagado da mixagem final de … And justice for all (1989, seu álbum de estreia na banda) e era tão bullynizado e maltratado por seus colegas que, sendo bastante franco, sua saída demorou para acontecer. A razão apresentada por ele foi que Jason queria férias da banda (que usaria para trabalhar em projetos pessoais) e os outros três não quiseram. Logo após sua saída, James Hetfield iria para a clínica de reabilitação e o Metallica ameaçou ir para o saco.
ROCK DO FIDEL. A Folha informava em 19 de fevereiro que o presidente cubano Fidel Castro tinha ido a seu primeiro show de rock: aliás a banda Manic Street Preachers se tornava a primeira banda de rock ocidental a tocar lá. O comandante foi ao show, visitou o camarim e convidou os integrantes para almoçar. Na noite, a banda tocou Baby Elian, música em homenagem a Elián Gonzáles, garoto cubano (oito anos na época) que tinha virado objeto de disputa entre Cuba e EUA.
KISS SEM IMAGINAÇÃO. Uma volta na banda mascarada: o solícito Eric Singer pegou o lugar que era de Peter Criss, dez anos depois de ter entrado no Kiss para ocupar o lugar do recém falecido Eric Carr. Em 1991, quando esteve na batera do grupo, o Kiss estava na fase sem-máscara, e Singer não precisou cobrir o rosto. Dessa vez foi diferente: o novo-velho batera acabou até herdando a maquiagem de “homem gato” de Criss, desonrando a tradição da banda de criar maquiagens diferentes para novos integrantes.
RAIMUNDOS SEM RODOLFO. Sim, também rolou nesse ano – foi em junho de 2001, quando a banda estava comemorando o do DVD Ao vivo MTV. O ex-vocalista deu a notícia de que deixaria o grupo justamente na festa de lançamento, na sede da gravadora Warner. “Enquanto Rodolfo passava férias em Camboriú (SC), especulações apontavam sua conversão para uma igreja evangélica como o fator responsável pela saída do vocalista”, afirmava a IstoÉ Gente. Para muita gente, representou o fim de uma era no rock nacional – e o começo de um período que se arrasta até hoje, com bandas menos voltadas para letras engraçadinhas e artistas com menor sede de sucesso.
MORTES DE MARCELO FROMER E CÁSSIA ELLER. A partida do guitarrista dos Titãs (vítima de um atropelamento em 11 de junho) arrasou o grupo e fez com que perdessem seu principal interlocutor junto a empresários e notáveis do mundo musical – e foi embora também um guitarrista e compositor bastante criativo e atuante. Cássia, morta de infarto dois dias antes da apresentação que faria no réveillon de Copacabana, deixou várias perguntas na cabeça dos fãs, já que seu último trabalho havia sido um vitorioso Acústico MTV e um novo disco de inéditas estava sendo ansiosamente esperado. Sua partida entristeceu fãs antigos e admiradores recém-conquistados.
MICHAEL JACKSON VOLTOU. Comemorando 30 anos de carreira, o cantor relançou seus discos da Sony, ganhou concertos-tributo no Madison Square Garden e pôs finalmente nas lojas o disco que vinha gravando desde 1997, Invincible. O disco custou caro demais para todos os padrões da indústria até então (30 milhões de dólares) e não rendeu turnê. No fim, a Sony abortou a promoção do disco e Michael brigou feio com Tommy Mottola, presidente da gravadora, chamando-o de racista.
GENTE SUJA. Se você achava que Led Zeppelin, Black Sabbath e The Who eram farristas contumazes e gente com estilo vida loka brutal, bem vindo à realidade: The dirt, autobiografia coletiva do Mötley Crüe, saiu em 22 de maio de 2001 e carrega em histórias de tietes, goró, drogas, casamentos desfeitos (a história do enlace de Tommy Lee e Pamela Anderson está lá) e nojeiras. Arrebanhou mais fãs para o grupo e virou filme (tá na Netflix) anos depois.
ESTREIA DO GORILLAZ. A banda de pop-rock mais moderna dos anos 2000 não era um grupo “de verdade” – era uma banda virtual, que vinha sendo gestada pelo ex-Blur Damon Albarn e pelo designer e quadrinista Jamie Hewlett desde 1998. Clint Eastwood, o primeiro hit, saiu em 5 de março de 2001, e virou hit, e clássico. O primeiro e epônimo disco, lançado em 26 de março, era punk por dentro, e eclético e variado por fora.
LOS HERMANOS VOLUME 2. Curiosamente pouca gente lembrou disso em 2021: Bloco do eu sozinho, segundo disco do Los Hermanos, saiu em 23 de julho de 2001. O disco foi devagarzinho puxando um bloco (sem trocadilho) no rock brasileiro, com bandas referenciando-se numa mescla de indie rock e MPB setentista. E também criou parâmetros até hoje vigentes não apenas de “rock nacional”, mas também de atitude diante do mercado fonográfico. Na época, causou uma briga enorme na (defunta) gravadora Abril Music, com a empresa querendo obrigar a banda a regravar o álbum e impondo uma nova mixagem – feita pelo produtor Marcelo Sussekind “sem alterar a concepção da produção”, dizia a Folha. A Playboy, analisando o disco anos depois, entregava que só faltara “um atracamento físico” entre banda e gravadora.
EXPULSOS E PRESOS. Whitney Houston e Bobby Brown tocaram o rebu no Bel Air Hotel de Hollywood em 31 de março de 2001 – a ponto de serem banidos para sempre do estabelecimento, e presos. O casal destruiu o quarto em que estava hospedado e quebrou eletrodomésticos. Era uma época bastante difícil para a cantora, com direito a abuso de drogas, problemas profissionais (ela havia sido convidada e depois desconvidada do show da cerimônia do Oscar, em 2000) e violência doméstica. Ainda assim o ano reservaria surpresas para ela – uma delas era o contrato com a Arista Records, assinado em 3 de agosto e considerado naquele momento o maior da história da música (US$ 100 milhões para seis álbuns).
ESCRAVA. O PETA (movimento em defesa do tratamento ético dos animais) enlouqueceu quando Britney Spears subiu no palco do Metropolitan Opera House em 6 de setembro de 2001, durante a premiação do Video Music Awards da MTV, para apresentar seu hit I’m a slave 4U. A cantora enrolou-se numa cobra píton e dividiu o palco com tigres enjaulados. Deu merda na época e dá até hoje, mas os fãs ficaram malucos e nunca esqueceram a apresentação – e a canção virou single de sucesso.
HERBERT VIANNA. O acidente de ultraleve que deixou o líder dos Paralamas do Sucesso sem os movimentos das pernas (e matou sua mulher Lucy) aconteceu em 4 de fevereiro de 2001. O vocalista passou 45 dias internado – vinte deles em coma. Reaprendeu a fazer tudo, inclusive cantar e tocar guitarra. E voltou não apenas aos palcos, como à extensa vida de turnê da banda, com shows em lugares variados do Brasil. Longo caminho, disco da volta do grupo (2002) trazia uma canção (Flores no deserto) dedicada a Marcelo Yuka, que levara três tiros em novembro de 2001, pouco antes do acidente de Herbert.
BEE GEES NA RETA FINAL. Em 2001 saía também o último disco de estúdio dos Bee Gees, This is where I came, tido por muitos fãs e críticos como um retorno à sonoridade original do trio de irmãos, mas que inovava trazendo uma espécie de r&b folk na faixa-título. Em 2003 Maurice Gibb morreria e sobrariam apenas Robin (morto em 2012) e Barry.
GEORGE MORREU. No mundo pop-rock, talvez as mortes mais lamentadas tenham sido a do beatle George Harrison, de câncer, em 29 de novembro – por sinal, dez anos e cinco dias depois da morte de Freddie Mercury, do Queen – e a de Joey Ramone, dia 15 de abril, de linfoma. A lista de finados de 2001 inclui bem mais gente, como os já citados Fromer e Cássia Eller. E foram-se também o bluesman John Lee Hooker, o cantor ítalo-americano Perry Como, o músico alemão Michael Karoli (da banda Can). Morreu também Glenn Hughes – não o cantor e baixista, ex-integrante de bandas como Deep Purple e Black Sabbath, mas sim um xará ilustre dele, o “motociclista” do Village People.
QUASE CANCELADO. Quem também partiu em 2001 (em 18 de março, de insuficiência cardíaca) foi uma figurinha de proa do rock dos anos 1960: John Phillips, criador do The Mamas & The Papas, que vinha de um histórico de abusos cavalares e comportamentos mais abusivos ainda. Alguns anos após sua morte, sua filha Mackenzie Phillips acusou o pai de ter injetado drogas nela, e disse que manteve um relacionamento incestuoso com ele por vários anos – culminando numa gravidez em que ela simplesmente não sabia quem era o pai da criança e havia suspeitas de que fosse o próprio John (que pagou pelo aborto da filha).
ACABOU OU NÃO? As Spice Girls estavam inativas desde 2000, mas até 2001 ainda não se sabia direito se elas haviam encerrado atividade ou não – e elas costumavam negar que estava tudo acabado. Seja como for, Melanie Chrisholm, a Mel C, mandou avisar em 8 de março de 2001 que “não pretendia fazer mais nada” com o grupo.
E TEVE O 11 DE SETEMBRO. Pode esperar que daqui a poucas semanas essa pauta vai render capas de cadernos culturais: a destruição das torres gêmeas teve várias implicações na música. Vários shows foram cancelados, o broadcasting do Grammy Latino foi suspenso, o primeiro show pela internet de Sting (transmitido da Itália) foi resumido a uma só canção (sintomaticamente Fragile) e quem deu o azar de estar lançando disco naquela data correu riscos de passar em branco (Bob Dylan soltou Love and theft). O System Of A Down lançou Toxicity, o segundo e bem sucedido disco, e foi pro index de músicas inapropriadas das rádios com o hit Chop suey! Os Strokes tiveram New York city cops tirada da edição americana de Is this it. O melancólico e corrosivo The disintegration loops, do compositor experimental William Basisnki, foi “cria” do ataque às torres – que ele observou da janela de casa.
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Cultura Pop
Urgente!: O silêncio que Bruce Springsteen não quebrou

Tá aí o que muita gente queria: Bruce Springsteen vai lançar uma caixa com sete álbuns “perdidos”, nunca lançados oficialmente. O box vai se chamar Tracks II: The lost albums (é a continuidade de Tracks, caixa de 4 CDs lançada em 1998) e nasceu de uma limpeza que Bruce fez nos seus arquivos durante a pandemia. Pelo que se sabe até agora, o material inclui sobras das sessões de Born in the USA (1984) e gravações da fase eletrônica dele, no comecinho dos anos 1990 – inclusive um disco inteiro desse período, que nunca viu a luz do dia.
Essa notícia caiu nos sites na semana passada e trouxe de volta um detalhe que os fãs de Bruce já conhecem bem: ele tem muito material inédito guardado – e material bom. Em uma entrevista à Variety em 2017, ele mesmo comentou que sabia ter feito mais discos do que os que lançou, mas que havia motivos sérios para manter alguns deles nas gavetas.
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“Por que não lançamos esses discos? Não achei que fossem essenciais. Posso ter achado que eram bons, posso ter me divertido fazendo, e lançamos muitas dessas músicas em coleções de arquivo ao longo dos anos. Mas, durante toda a minha vida profissional, senti que liberava o que era essencial naquele momento. E, em troca, recebi uma definição muito precisa de quem eu era, o que eu queria fazer, sobre o que estava cantando”, disse na época (o link do papo tá aqui – é uma entrevista longa e bem legal).
Com o tempo, vários desses registros acabaram saindo em boxes e coletâneas. Um deles foi The ties that bind, um disco de pegada punk-power pop que seria lançado no Natal de 1979 – e que acabou virando uma espécie de esboço inicial do disco duplo The river, de 1980. Pelo menos saiu uma caixa em 2015 chamada The ties that bind: The River collection, com todo o material dessa época, inclusive o tal disco descartado (além de um material que formava quase um suposto disco de punk + power pop que teria sido abandonado).
Um texto publicado na newsletter do músico Giancarlo Rufatto recorda que Bruce infelizmente deixou de fora do novo box alguns álbuns que realmente mereciam ver a luz do dia. Um deles é um álbum solo (sem a E Street Band, enfim), com uma sonoridade country ’n soul, que foi gravado em 1981. Esse disco teria sido abandonado durante um período de depressão, que resultou em isolamento e na elaboração do disco cru Nebraska (1982), feito em casa com um gravador de quatro canais, só voz e violão.
Bruce até parece fazer referência a esse álbum perdido na entrevista da Variety. “Esse disco é influenciado pela música pop da Califórnia dos anos 70”, contou. “Glen Campbell, Jimmy Webb, Burt Bacharach, esse tipo de som. Não sei se as pessoas vão ouvir essas influências, mas era isso que eu tinha em mente. Isso me deu uma base pra criar, uma inspiração pra escrever. E também é um disco de cantor e compositor. Ele se conecta aos meus discos solo em termos de composição, mais Tunnel of love e Devils and dust, mas não é como eles. São apenas personagens diferentes vivendo suas vidas.”
Outro material bastante esperado pelos fãs – e que também não está na caixa – é o Electric Nebraska, a tentativa de Bruce de gravar com a E Street Band as músicas que acabaram no Nebraska. Nem ele, nem o empresário Jon Landau, nem os co-produtores Steven Van Zandt e Chuck Plotkin gostaram do resultado, e as gravações foram trancadas a sete chaves. Nem em bootlegs esse material apareceu até hoje. Pra você ter ideia, Glory days, que só sairia no Born in the USA (1984), chegou a ser ensaiada e gravada junto.
Quase todo mundo próximo a Bruce acredita que ele nunca vai lançar oficialmente essas gravações elétricas do Nebraska. Max Weinberg, baterista da E Street Band desde 1974 (com algumas pausas), confirmou a existência desse material em 2010, numa entrevista à Rolling Stone, e disse que adoraria ver tudo lançado.
“A E Street Band realmente gravou todo o Nebraska, e foi matador. Era tudo muito pesado. Por melhor que fosse, não era o que Bruce queria lançar. Existe um álbum completo do Nebraska, todas essas músicas estão prontas em algum lugar”, revelou. Bruce pode até guardar discos inteiros na gaveta, mas esse é um daqueles casos em que o silêncio guarda várias histórias – que podem render surpresas bem legais.
E ese aí é o lyric video de Rain in the river, uma das faixas programadas para Tracks II (a faixa sai num disco montado durante a elaboração do box, Perfect world).
Cultura Pop
Urgente!: Supergrass, Spielberg e um atalho recusado

Coisas que você descobre por acaso: numa conversa de WhatsApp com o amigo DJ Renato Lima, fiquei sabendo que, nos anos 1990, Steven Spielberg teve uma ideia bem louca. Ele queria reviver o espírito dos Monkees – não com uma nova versão da banda, como uma turma havia tentado sem sucesso nos anos 1980, mas com uma nova série de TV inspirada neles. E os escolhidos para isso? O Supergrass.
O trio britânico, que fez sucesso a reboque do britpop, estava em alta em 1995, quando lançou seu primeiro álbum, I should coco. Hits como Alright grudavam na mente, os vídeos eram cheios de energia, e Gaz Coombes, o vocalista, tinha cara de quem poderia muito bem ser um monkee da sua geração. Spielberg ouviu a banda por intermédio dos filhos, gostou e fez o convite.
Os ingleses foram até a Universal Studios para uma reunião com o diretor – com direito a recepção no rancho dele e papo sobre fase bem antigas da série televisiva Além da imaginação. O papo sobre a série, diz Coombes, foi proposital, porque a banda sacou logo onde aquilo poderia dar. “Talvez eu estivesse tentando antecipar a abordagem cafona que seria sugerida, tipo a banda morando junta como os Monkees”, contou Coombes à Louder, que publicou um texto sobre o assunto.
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A proposta era tentadora. Mas eles disseram não. “Foi lisonjeiro e muito legal, mas ficou óbvio para nós que não queríamos pegar esse atalho”, explicou o vocalista, afirmando ter pensado que aquilo poderia significar o fim do grupo. “Você pode acabar morrendo em um quarto de hotel ou algo assim, ou então a produção quer apenas um de nós para a próxima temporada. Foi muito engraçado, respeitosamente muito engraçado”.
O tempo passou. E agora, em 2025, I should coco completa 30 anos (mas já?). O Supergrass, que se separou no fim dos anos 2000, voltou para tocar o disco na íntegra e alguns hits em festivais como Glastonbury e Ilha de Wight.
Aqui, o trio no Glastonbury de 2022.
Foro: Keira Vallejo/Wikipedia
Crítica
Ouvimos: Lady Gaga, “Mayhem”

Tudo que é mais difícil de explicar, é mais complicado de entender – mesmo que as intenções sejam as melhores possíveis e haja um verniz cultural-intelectual robusto por trás. Isso vale até para desfiles de escolas de samba, quando a agremiação mais armada de referências bacanas e pesquisas exaustivas não vence, e ninguém entende o que aconteceu.
Carnaval, injustiças e polêmicas à parte, o novo Mayhem foi prometido desde o início como um retorno à fase “grêmio recreativo” de Lady Gaga. E sim, ele entrega o que promete: Gaga revisita sua era inicial, piscando para os fãs das antigas, trazendo clima de sortilégio no refrão do single Abracadabra (que remete ao começo do icônico hit Bad romance), e mergulhando de cabeça em synthpop, house music, boogie, ítalo-disco, pós-disco, rock, punk (por que não?) e outros estilos. Todas essas coisas juntas formam a Lady Gaga de 2025.
Algo vinha se perdendo ou sendo deixado de lado na carreira de Lady Gaga há algum tempo, e algo que sempre foi essencial nela: a capacidade de usar sua música e sua persona para comentar o próprio pop. David Bowie fazia isso o tempo todo – e ele, que praticamente paira como um santo padroeiro sobre Mayhem, é uma influência evidente em Vanish into you, uma das faixas que melhor representam o disco. Aqui, Gaga entrega dance music com alma roqueira, um baixo irresistível e um batidão que evoca tanto a fase noventista de Bowie quanto o synthpop dos anos 1980.
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Mais coisas foram sendo deixadas de lado na carreira dela que… Bom, sao coisas quase tão difíceis de explicar quanto as razões que levaram Gaga a criar um álbum considerado “difícil” como Artpop (2013), enquanto simultaneamente mergulhava no jazz com Tony Bennett e preparava-se para abraçar o soft rock no formidável Joanne (2016), um disco autorreferente que talvez tenha deixado os fãs da primeira fase perdidos. Em outro tempo, Madonna parecia autorizada a mudar como quisesse, mas quando Gaga fazia o mesmo, deixava no ar notas de desencontro e confusionismo. O pop mudou, as décadas passaram, o público mudou – e todas as certezas evaporaram.
É nesse cenário que Mayhem equilibra as coisas, entregando um pop dançante, consciente e orgulhoso de sua essência, mas ao mesmo tempo sombrio e marginal. Há momentos de caos organizado, como em Disease e Perfect celebrity – esta última começa soando como Nine Inch Nails, mas, se você mexer daqui e dali, pode até enxergar um nu-metal na estrutura. Killah traz uma eletrônica suja, um refrão meio soul, meio rock que caberia num disco do Aerosmith, enquanto Zombieboy aposta no pós-disco punk, evocando terror e êxtase na pista (por acaso, Gaga chegou a dizer que o disco tem influências de Radiohead, e confirmou o NiN como referência).
Na reta final, o álbum se aventura por outros terrenos: How bad do U want me e Don’t call tonight flertam com o pop dinamarquês dos anos 90 (e são, por sinal, as únicas faixas pouco inspiradas do disco); The beast tem cara de trilha sonora de comercial de cerveja; e Lovedrug mergulha na indefectível tendência soft rock que surge hoje em dia em dez entre dez discos pop. Essa faixa soa como um híbrido entre Fleetwood Mac e Roxette – como se Gaga estivesse pensando também na programação das rádios adultas de 2035.
O desfecho de Mayhem chega como um presente para o ouvinte: Blade of grass é uma balada melancólica de violão e piano, que ecoa tanto a tristeza folk dos anos 70 quanto a melancolia do ABBA, crescendo em inquietação à medida que avança. E então, como quem perde um pouco o tom, o álbum termina com… Die with a smile, a já conhecida balada country-soul gravada em parceria com Bruno Mars, lançada há tempos como single. Dentro do contexto do disco, ela soa mais como um apêndice do que como um encerramento – uma nota de rodapé onde se esperava um ponto final. Nada que chegue a atrapalhar a certeza de que Lady Gaga conseguiu, mais do que retornar ao passado, unir quase todos os seus fãs em Mayhem.
Nota: 8,5
Gravadora: Interscope
Lançamento: 7 de março de 2025.
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