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Cultura Pop

O programa de TV “espacial” dos Carpenters

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O programa de TV "espacial" dos Carpenters

O sucesso mundial de Star wars, de George Lucas, em 1977, abriu espaço para uma verdadeira era espacial no cinema. Que gerou blockbusters como Contatos imediatos de terceiro grau, de Steve Spielberg (1977), o terror espacial de Alien – o 8º passageiro, de Ridley Scott (1979) e muitos outros. E essa onda acabou, quem diria, pegando uma das duplas de maior sucesso na música pop na época, os Carpenters.

Richard e Karen Carpenter fizeram um especial de TV em clima de ficção científica, que foi ao ar pela emissora americana ABC em 17 de maio de 1978. Space encounters, que entra e sai do YouTube há vários anos (está lá ainda, no momento, mas sem legendas), abria com a dupla cantando o hit Sweet sweet smile num estúdio, tendo o comediante Charlie Callas como técnico de gravação. Logo no começo do programa aparecem várias referências aos filmes espaciais da época – entre elas os créditos subindo à maneira do texto inicial de Star wars.

O trio é observado à distância pelos atores John Davidson e Suzanne Somers, que interpretam tripulantes de uma nave espacial (cujo cenário provavelmente inspirou o do infantil Plunct plact zummm, da Globo, de 1983). Davidson se teletransporta para o estúdio, impressiona o trio por já vir do espaço falando inglês e pede a ajuda de Karen e Richard numa missão aparentemente complicada: os habitantes de seu planeta não sabem fazer música. Na sequência, surgem cenas em que os Carpenters tocam Fun, fun fun e Dancing in the street numa festinha cheia de bolas de gás penduradas, e John, já transformado em popstar, tenta cantar Just the way you are.

Depois, acompanhados por uma orquestra (que toca até o tema de Star wars) Richard e Karen apresentam o seu grande hit de 1977, Calling occupants of interplanetary craft. Bom, “grande”, no caso, não é apelido: a música, que tinha participação de mais de 160 músicos, durava mais de sete minutos. E trazia na letra uma mensagem que convidava naves extraterrestres a visitar a Terra. No programa, os Carpenters aparecem cantando a versão lançada em single, com pouco mais de três minutos.

Essa viagem interestelar não era de autoria de Richard Carpenter. Tinha sido composta por uma banda canadense chamada Klaatu, cujo grande feito foi deixar todo mundo achando que eram os Beatles voltando com pseudônimo. O grupo tinha tirado seu nome do extraterrestre do filme O dia em que a Terra parou, e tinha mania por climas pós-progressivos e assuntos “ocultos”. E, para fazer os fãs embarcarem mais ainda na lorota de que eram os Beatles com outro nome, não posavam para fotos, não apareciam na TV nem davam shows.

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Uns tempos depois, um radialista descobriu a verdadeira identidade dos integrantes e revelou tudo. O Klaatu disse que “não sabia de nada” e que só descobriu a confusão ao gravar o segundo disco. Fizemos um resuminho da história do Klaatu aqui. Abaixo, o o batera Terry Draper conta toda a história de Calling occupants of interplanetary craft.

O especial de TV dos Carpenters mostrava a dupla bem alegrinha, mas, nos bastidores, o clima era tenso para os dois irmãos. Richard Carpenter estava em processo de desintoxicação – tinha se viciado em quaaludes, droga que virou moda na onda do Mandrix, nos anos 1970. Karen, como sempre, lutava contra a anorexia nervosa (perdeu a batalha em 1983, como é público e notório) e volta e meia ficava internada.

O sucesso já não batia na porta dos dois como antes. A dupla não estourava tanto quanto o começo dos anos 1970 e mesmo Calling não chegou a fazer muito barulho. Ganhou o 32º lugar da parada da Billboard. Já na Inglaterra, fez sucesso a ponto de conquistar o nono lugar no chart de singles. De qualquer jeito, a dupla faria um especial de Natal ainda naquele ano, Christmas portrait, e voltaria às paradas por outras mídias.

Pega aí Space encounters, antes que saia do ar de novo.

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Olha aí a gravação de Calling feita pelos Carpenters, em todo o esplendor de seus mais de sete minutos.

Cinema

No podcast do POP FANTASMA, a redescoberta de Jim Morrison em 1991

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No podcast do POP FANTASMA, a redescoberta de Jim Morrison em 1991

Indo na onda do documentário Val, sobre o ator Val Kilmer, e recordando os 50 anos da morte de Jim Morrison, lembramos no nosso podcast, o POP FANTASMA DOCUMENTO, aquela época em que Val virou Jim. O ator de filmes como Top Secret interpretou o cantor no filme The Doors (1991), dirigido por Oliver Stone. E, de uma hora para outra, mais uma vez (e vinte anos após a partida de Jim Morrison), uma geração nova descobria canções como Light my fire, Break on through e L.A. woman.

No podcast do POP FANTASMA, a redescoberta de Jim Morrison em 1991

O Pop Fantasma Documento é o podcast semanal do site Pop Fantasma. Episódios novos todas as sextas-feiras. Roteiro, apresentação, edição, produção: Ricardo Schott. Músicas do BG tiradas do disco Jurassic rock, de Leandro Souto Maior. Arte: Aline Haluch. Estamos no SpotifyDeezerCastbox Mixcloud: escute, siga e compartilhe! Ah, apoia a gente aí: catarse.me/popfantasma.

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Cultura Pop

Quando pegaram Gary Cherone (Extreme) para Cristo

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Em 1994, pouco antes de gravar o quarto disco com sua banda Extreme (o pseudo-conceitual Waiting for the punchline, de 1995) e de fazer uma tentativa de virar o vocalista do Van Halen (que deu no disco Van Halen III, de 1998, e numa turnê), o cantor Gary Cherone encontrou Jesus. Bom, mais que isso: ele se tornou Jesus, como ator da ópera-rock Jesus Christ Superstar, mas apenas nas montagens da peça em Boston, em 1994, 1996 e 2003.

O papel de Gary incluiu a crucificação e tudo, e o cantor chegou a declarar que a peça era uma antiga obsessão sua. “Sempre adorei a música dessa peça”, contou. O musical foi uma produção da Boston Rock Opera, trazia ainda Kay Hanley (Letters To Cleo) como Maria Madalena, e participação de vários roqueiros locais. Gary realmente curtia Jesus Christ Superstar: segundo uma matéria do The Boston Globe, a equipe que fazia o musical estava pensando em não apresentar nada na páscoa de 1994. Só que Gary não deixou: tinha visto uma encenação em Boston em 1993, gostou do que viu, passou a mão no telefone e ligou pessoalmente para a turma oferecendo-se para o papel.

A equipe ouviu o pedido do vocalista do Extreme, achou que ser maluquice não aproveitar a oferta do cantor e partiu para os ensaios. Detalhe que Gary, depois de três temporadas sendo crucificado, se preparava para outro desafio na mesma peça: iria interpretar Judas, o amigo da onça de Jesus. “Gosto do papel de Jesus, mas Judas tem músicas mais pesadas”, chegou a dizer.

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Isso de Gary resolver interpretar Judas e gostar do lado meio pesado da história (e ele fez mesmo o papel em 2000) reacendeu uma velha polêmica em relação a Jesus Christ Superstar. Criada por Andrew Lloyd Webber e Tim Rice inicialmente como uma ópera-rock lançada apenas em disco (ninguém tinha grana para levar aquilo tudo ao palco e não surgiam produtores interessados), a história discutia os papéis de Jesus Cristo e de seus apóstolos durante sua última semana de vida. E quando a peça foi à Broadway, com Jeff Fenholt como Jesus e Ben Vereen como Judas, não faltou gente reclamando que Judas parecia bastante simpático na peça.

Interpretando Jesus, por sinal, Gary encarou um papel que já foi vivido por outro vocalista de rock. Ninguém menos que Ian Gillan, que foi Jesus no LP da ópera-rock, feito quando ainda não havia planos para levá-la aos palcos. Mas Gillan não quis subir ao palco quando a montagem começou a ser feita, alegando que não queria virar ator. Um tempo depois, o papel de Jesus passou a ser tão cobiçado por roqueiros que até Sebastian Bach (o próprio) interpretou o papel.

Se você mal pode esperar para ver o ex-Skid Row interpretando o papel (bom, vai demorar pro POP FANTASMA fazer outra matéria sobre o mesmo assunto…) tá aí.

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Cultura Pop

Tem aniversário de Controversy, do Prince, vindo aí!

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Tem aniversário de Controversy, do Prince, vindo aí!

A capa do quarto disco de Prince, Controversy (lançado em 14 de outubro de 1981 e prestes a fazer 40 anos) já era (hum, ok) controversa. Transformado em escândalo público por causa do disco anterior, Dirty mind (1980, e do qual já falamos aqui), Prince estava nas manchetes. E elas estavam, de brincadeira, na capa do novo álbum.

Dirty mind tinha dado uma bela crescida musical – do pós disco dos álbuns anteriores, a uma mistura de soul, rock, um tantinho de psicodelia e até folk urbano herdado de Joni Mitchell. A crítica não deixou de prestar atenção nas letras beem safadas do álbum – que se chamava “mente poluída” e trazia Prince em frente às molas de uma cama, na capa. Robert Christgau comparou Prince a Jim Morrison e John Lennon, e ainda arrematou com uma frase lapidar: “Mick Jagger deveria recolher seu pau e ir para casa”. Na Rolling Stone, Ken Tucker dizia que Prince era um romântico ingênuo nos dois primeiros discos, mas finalmente estava à solta nas sacanagens e na música.

Controversy foi lançado doze meses após Dirty mind, e foi feito numa época de bastante trabalho para Prince – que pouco antes tinha produzido, assinando o trabalho como Jamie Starr, o disco de estreia do The Time, banda liderada pelo seu vocalista Morris Day. Como na época vários colunistas de jornal já faziam comentários sobre a sexualidade do cantor, não tinha como o assunto ficar de fora do álbum, a faixa-título (que abre o disco) já abre com vários questionamentos: “Sou preto ou branco? Eu sou hetero ou gay?/ Controvérsia / Eu acredito em Deus?/Eu acredito em mim?/Controvérsia”, perguntava Prince.

>>> Mais Prince no POP FANTASMA aqui.

Não era só nos jornais que Prince passava por esse tipo de situação. Abrindo para os Rolling Stones em 9 de outubro de 1981, o cantor (usando a roupa da época da turnê Dirty mind, que incluía uma tanguinha preta) foi vaiado e ouviu xingamentos homofóbicos da plateia, no Memorial Coliseum, em Los Angeles.

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Não só vaias: Prince e seus músicos foram atingidos por comida, latas, garrafas e tudo o que estivesse ao alcance do público. Prince ia desistindo de fazer o show do dia 11 de outubro, ate que Mick Jagger ligou para ele para encorajá-lo. “Eu disse a ele: se você chega a ser uma atração principal realmente grande, você tem que estar preparado para as pessoas jogarem garrafas em você à noite. Preparado para morrer!”, brincou Jagger.

Em Controversy, mais uma vez Prince tocou tudo “sozinho” – enfim, mais ou menos, porque em Jack U off, a última faixa, aparecem Bobby Z. (bateria), Lisa Coleman (teclados e vocais de fundo) e Dr. Fink (teclados). Andre Cymone, baixista de turnê de Prince, compôs a safadíssima Do me baby. Mas como estava sendo cada vez mais comum no universo de Prince naquela época, não recebeu crédito pela faixa, que apareceu assinada pelo patrão nas primeiras edições.

Não era o único momento de safadeza no disco, claro. Private joy era pura sacanagem, com versos como “todos os outros garotos amariam transar com você, mas você é meu brinquedo privativo” e “você pertence a Prince”. Mas Sexuality inovava por misturar sexo, política e futurismo (“precisamos de uma nova raça, líderes, levante-se, organize-se/não deixe seus filhos assistirem televisão até que saibam ler”).

Anne Christian era a resposta de Prince ao levante pós-punk, com peso, intensidade e uma letra que fala sobre uma prostituta que “matou John Lennon, atirou nele a sangue frio” e “tentou matar Reagan”. Ronnie, talk to Russia mostrava que Prince vinha acompanhando as tensões entre Ronald Reagan, então presidente dos EUA, e o governo da União Soviética, mas que estava do lado do seu país, enfim (“você pode ir ao zoológico, mas não alimente guerrilheiros de esquerda”).

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Para os fãs brasileiros, Controversy trazia uma novidade: Dirty mind não tinha saído aqui em tempo real (só foi lançado no Brasil em 1990!), mas o quarto disco de Prince saiu aqui imediatamente. Com um aviso na capa: “inclui Sexuality e Controversy“. Incluía mesmo.

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