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Cultura Pop

O mistério de Catherine Ribeiro

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O mistério de Catherine Ribeiro

A primeira comparação que qualquer pessoa faz quando ouve o som de Catherine Ribeiro, cantora de família portuguesa, nascida na França em 1941, é com (adivinhe só) Nico. Tem mais pontos em comum aí, além da voz e da musicalidade de Catherine e do clima de mistério de sua gravações: assim como a chanteuse do Velvet Underground, ela também começou fazendo trabalhos como atriz (em Tempo de guerra, filme de 1964 de Jean Luc Godard). Nas filmagens, conheceu um dos atores, o compositor e cantor parisiense Patrick Moullet, com quem passou a escrever música.

Tem quem compare a relação dos dois com a de Nico e Lou Reed, muito embora Catherine e Patrick tenham tido um casamento que durou até o começo dos anos 1970 e uma parceria musical sólida que continuou mesmo com o fim da união marital. Os dois tiveram uma filha, Ioana, a quem Catherine dedicou várias músicas. Mas a artista também teve momentos de barra pesada parecidos com o da cantora de All tomorrow’s parties: uma tentativa de suicídio em 1968, uma estupro poucos anos antes, momentos de fracasso e sumiço dos palcos após vários anos de carreira.

YEYÉ

Entre 1964 e 1966, quando os Beatles faziam sucesso no mundo todo, a França tinha sua reprodução do que acontecia no rock anglo-saxão a partir de um movimento apelidado de yeyé. Era, você pode imaginar, algo meio parecido com o “iê iê iê” aqui do Brasil. O nome foi dado pelo sociólogo Edgar Morin, veio (claro) de She loves you, dos Beatles e podia servir tanto para designar um movimento musical quanto para sacanear a galera que cantava rock na França – igualzinho como acontecia por aqui, por sinal.

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Uma turma enorme costuma ser associada a esse tipo de música: Johnny Halliday, Françoise Hardy, Hervé Vilard e vários outros nomes. Em 1966, o fotógrafo Jean-Marie Périer junta vários desses artistas e produz “a foto do século” para a revista pop Salut Les Copains. Catherine é uma das que aparecem na imagem, que vira padrão para várias fotos de movimentos musicais tiradas pelo mundo afora, inclusive no Brasil: uma turma enorme vesida no rigor da moda jovem, uma ambiente descontraido (tinha até uma escada!) e todo mundo parecendo que estava ali por acaso. Catherie está entre as letras C e O de “copains” (veja aqui).

ALPES

Nos anos 1960, Catherine gravou vários discos com releituras de sucessos (incluindo músicas de Bob Dylan em versão francesa). Aparecia na TV, tocava no rádio e estava nas capas das revistas. Bem diferente do papel autoral que passou a desempenhar no fim da década, como cantora do grupo 2bis – que depois passou a se chamar Alpes.

Afirmando coisas como “a voz tem que ser mais um instrumento”, ela passou a se dedicar à música experimental, a fazer concertos em lugares improváveis como a catedral de Sainte Gudule, em Bruxelas, e a ser chamada de “a passionária vermelha”, pelo apoio dado a imigrantes e fugitivos de ditaduras. O som dela passa a ser definido como “rock progressivo”, apesar de dar vários passos além disso.

A música de discos como Catherine Ribeiro + 2bis (1969) e Nº2 (já creditado a ela e Alpes, 1970) pode impressionar bastante os fãs do Velvet Underground, dos discos solo de Nico e John Cale, e de bandas de krautrock. Por acaso, Catherine migrou para a Alemanha em 2010 quando se casou pela terceira vez, e está lá até hoje.

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Em 1972, saiu Paix, com uma música de 25 minutos no lado B, Un jour… la mort. O som do grupo era marcado por instrumentos inventados por Patrick Moullet, como o cosmophone e o percuphone.

PIAF E IOANA

Apesar da eterna comparação com Nico, Catherine Ribeiro gostava mesmo era de Edith Piaf – tanto que gravou um disco com repertório dela em 1977, Le blues de Piaf. Em 1986, após vários anos na Philips francesa, montou o selo Ioana Melodies (uma homenagem à filha). Apesar de nunca ter sido um sucesso massivo – e de ter lutado com a depressão por vários anos – ela continuou gravando até o início dos anos 2000, inclusive discos ao vivo.

Nos anos 1990, já casada novamente com Claude Demoulin, que havia sido prefeito da comuna francesa de Sedan, passou por um problema familiar: sua filha Ioana estava passando maus bocados por causa do abuso de drogas. A cantora afastou-se dos palcos por alguns anos para ajudar a filha, que morreu em 2013, de complicações causadas pela aids.

Depois disso, Catherine Ribeiro sumiu de vez, completando um processo de desaparecimento e notícias entrecruzadas que já acontecia há anos. Na década passada, houve anúncio de planos como o de reformar o Alpes ou de lançar uma autobiografia, que não aconteceram. Recentemente, surgiu a notícia de que Catherine teve um derrame na Alemanha, e está hospitalizada.

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O France Dimanche explica um pouco da história e diz que surgiram notícias bem sensacionalistas sobre ela nas redes sociais e em outros sites. Que Catherine fique bem e que obra dela – por sinal bastante incompleta nas plataformas digitais – seja logo redescoberta. Recentemente o selo Mexican Summer lançou uma caixa de LPs dela e do Alpes, por sinal.

VEJA TAMBÉM NO POP FANTASMA:

– O mistério de Judee Sill
– Peraí, quem é Celso Zambel?
– Mas quem são Tony Lopes & Os Sobreviventes?

Tem conteúdo extra desta e de outras matérias do POP FANTASMA em nosso Instagram.

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Cultura Pop

Raridade: recuperaram papo de Ian MacKaye para a revista Panacea, em 1994

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Auto-intitulada “a revista brasileira de quadrinhos (e outros bichos)” a revista Panacea fez muitas cabeças nos anos 1990 – na verdade, foi um zine transformado em revista, pela jornalista Gabriela Dias. hoje colunista da Revista Caju. E foi ela quem conduziu um papo com Ian MacKaye (Fugazi, Minor Threat) em 1994, quando o grupo se apresentou no desbravador festival Belo Horizonte Rock Independente Fest (o popular BHRIF).

Encontrar algum número da Panacea dando sopa é complicado – volta e meia aparece algum à venda no Mercado Livre. Em compensação, pegaram a tal entrevista de Ian MacKaye, bateram tudo e subiram no site Issuu. “Em 2003 copiei o texto, diagramei, imprimi e distribui entre alguns amigos. Na época eu não revisei, também não sabia diagramar e muito menos o que era leiturabilidade”, diz a pessoa, que passou horas batendo a conversa.

Na abertura do papo, Gabriela explica que Ian é “obsessivo, gentil, atencioso”, mas “simples, direto e ríspido”. Os dois lados do músico, conhecido pelo mergulho total na atitude punk e pelo “não se vender” levado à máxima potência, ficam bem claros no papo.

>>> Veja também no POP FANTASMA: Quando Guy Picciotto (Fugazi) cantou enfiado numa cesta de basquete

MacKaye recusa-se a dar conselhos aos repórteres sobre como fazer a cena independente funcionar no Brasil (“vocês não precisam de um americano para dizer como fazer as coisas”, esbraveja) e foge de fazer comentários sobre colegas, mesmo que positivos. Mas diz que Henry Rollins, quando foi cantor do Black Flag, foi roubado pelos donos da gravadora SST. E reclama que as majors, uma tentação a qual o Fugazi nunca cedeu, são ambiciosas demais. “A especialidade delas é pegar um pedaço de merda, dar uma polida e fazer um disco”, diz ele, por sinal amigo de Rollins desde a infância.

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“Não é interessante ser parte de uma major. É chato. Às vezes eu penso: ‘Deus, todos os meus amigos são milionários e famosos, e eu sou este carinha que é fiel ao próprio mundo. As pessoas pensam que uma banda como Rage Against The Machine é que é radical. Como se pode ter raiva da máquina quando se é parte dela?”, prega Ian.

Tá aqui a conversa toda. Leia antes que suma.

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Cultura Pop

Bob Dylan elogiando Madonna

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Bob Dylan elogiando Madonna

Em 1991, Bob Dylan afirmava à American Songwriter que desprezava o pop. O cantor, que tinha lançado um ano antes o disco Under the red sky, elogiou compositores como Brian Wilson e Randy Newman, e disse que ninguém deve se guiar pelas canções de um arista pop. Mas falou bem de ninguém menos que Madonna.

“O entretenimento pop não significa nada para mim. Nenhuma coisa. Você sabe, Madonna é boa. Madonna é boa, ela é talentosa, ela une todos os tipos de coisas, ela aprendeu suas coisas … Mas é o tipo de coisa que leva anos e anos da sua vida para você ser capaz de fazer. Você tem que se sacrificar muito para fazer isso. Sacrifício. Se você quer se tornar grande, você tem que sacrificar muito. É tudo igual, é tudo igual”, disse, rindo.

Bob também fez um comentário bem interessante sobre Jim Morrison quando ouviu que o hoje negacionista militante Van Morrison o considerava o maior poeta vivo. “Os poetas costumam ter finais muito infelizes. Veja a vida de Keats. Olhe para Jim Morrison, se você quiser chamá-lo de poeta. Olhe para ele. Embora algumas pessoas digam que ele está realmente nos Andes”, afirmou.

O repórter da revista perguntou se ele achava que isso era verdade e Dylan saiu fora da resposta. “Bom, nunca passou pela minha cabeça pensar de uma forma ou de outra sobre isso, mas você ouve isso por aí. Pegando carona nos Andes. Montando um burro”, disse.

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Uma revelação que Bob fez no papo é a de que ele prefere, no piano, as teclas pretas para trabalhar. “E elas soam melhor na guitarra também. Às vezes, quando uma música tem uma tonalidade bemol, digamos Si bemol, leve para o violão, você pode querer colocá-la em Lá”, diz. “Quando você pega uma música de tecla preta e a coloca no violão, o que significa que você está tocando em lá bemol, muitas pessoas não gostam de tocar nessas teclas. Para mim não importa”.

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Cultura Pop

Quando Syd Barrett fez resenha de David Bowie

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Quando Syd Barrett fez resenha de David Bowie

A Melody Maker, publicação britânica de música, tinha o hábito de pedir a artistas conhecidos que comentassem lançamentos da época. Em 1967, Paul McCartney chegou a fazer uma resenha (falando bem) de Purple haze, single do Jimi Hendrix Experience. E caiu para ninguém menos que o novato (na época) Syd Barrett analisar um single de um cantor mais novato ainda: Love you till tuesday, de David Bowie.

Segundo a Far Out Magazine, algum emissário da revista visitou o Pink Floyd durante a gravação do single Bike, levou a canção para Syd ouvir e extraiu dele várias opiniões sobre o disco. “Sim, é um número de piada. Piadas são boas. Todo mundo gosta de piadas. O Pink Floyd gosta de piadas”, escreveu/falou o cantor da banda. “É muito casual. Se você tocar uma segunda vez, pode ser ainda mais uma piada”.

A animação de Barrett terminou aí. O cantor ainda disse que as pessoas iriam gostar da letra e de suas brincadeiras com os dias da semana. Mas… “Muito alegre, mas não acho que meus dedos do pé estavam batendo”, afirmou. Ironicamente, Barrett era uma das maiores referências de Bowie em sua primeira fase de carreira, e continuaria sendo uma sombra enorme no trabalho dele por vários anos. Olha Bowie nos anos 1970 cantando See Emily play, do Pink Floyd.

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“Syd foi uma grande inspiração para mim Ele era tão carismático e um compositor surpreendentemente original”, afirmou Bowie em 2006, quando Barrett morreu. “Além disso, junto com Anthony Newley, ele foi o primeiro cara que ouvi cantar pop ou rock com sotaque britânico. Seu impacto em meu pensamento foi enorme. Um grande pesar é que nunca o conheci. Um diamante, de fato”.

Seja como for, nem Love you till tuesday nem o primeiro disco de Bowie, The world of David Bowie (1967) fizeram sucesso algum. E olha que o cantor e seu empresário tentaram, já que saiu até um filme com pequenos clipes do disco. A gente falou disso aqui.

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