Você esperava ver um dia uma discussão entre comentaristas esportivos sobre a morte de um grande astro do rock? Se o teu sonho era encarar um troço desses na TV ou no YouTube, tá aí o que o Sports Writers on TV, programa do canal a cabo SportsChannel, de Chicago, apresentou num certo dia de 1994: uma discussão inflamada sobre a morte de Kurt Cobain.

É em inglês, com legendas em inglês (automáticas).

O leque de assuntos do Sports Writers on TV devia ser bem amplo mesmo. O programa – que veio do rádio – costumava trazer uma turma de repórteres esportivos, que faziam mesa redonda sobre esportes, mas volta e meia falavam sobre todo e qualquer assunto. Bill Jauss, Bill Gleason, Ben Bentley, Joe Mooshill, Lester Munson e Rick Telander eram os mais assíduos. Bentley, que foi relações-públicas do Chicago Bulls, costumava servir de moderador. Como bem pedia a dinâmica da época, a mesa-redonda ficava abarrotada de jornais e revistas, que eram manuseados pela turma.

No papo acima, vá lá que dá pra dizer que a turma tenta entender Kurt Cobain e as motivações dos astros do rock do jeito deles, inclusive dando umas boas viajadas. Um dos debatedores diz que Cobain veio de Aberdeen (Washington) e que viveu um dilema entre “ou se adaptar ao que esperavam dele ou se sentir fora” (de certa forma é verdade). Lá pelas tantas falam que “astros do rock amam astros do esporte e vice-versa” (hum… não exatamente). O mais bizarro é ver Bentley e Gleason fumando charutos (!) em meio ao debate esportivo. O papo depois vai para temas como o preço da fama, e para o índice de esportistas que tiravam a própria vida, além de observações meio duvidosas sobre o quanto estar num time de atletas serve como medida de redução de danos.

O Sport Writers on TV passou depois para a Fox Sports, que comprou a emissora, e ficou sendo transmitido até o ano 2000. Segundo o texto do vídeo acima, a turma devia ter alguma paixão recolhida pelo rock dos anos 1990: até Billy Corgan (Smashing Pumpkins) participou do programa.