A jornalista, escritora e compositora Chris Fuscaldo (que já escreveu um texto para o POP FANTASMA) lembrou que hoje, 26 de julho, é o dia da avó. Inspirada numa música que ela própria fez e gravou em seu primeiro disco como cantora, Mundo ficção, e que é uma homenagem à sua avó, ela decidiu criar uma playlist em homenagem à data. Só que acrescentando que hoje deveria ser o dia da avó e também do avô.

“O dia da avó, 26 de julho, deveria ser o dia dos avós. Para celebrar o amor de vários cantores e compositores por seus avós, criei a primeira playlist do Spotify dedicada a eles. Músicas para avó e avô reúne clássicos do cancioneiro nacional e algumas pérolas em inglês, espanhol, italiano e francês que encontrei em minha pesquisa. A ideia partiu de minha própria inspiração: do meu repertório do álbum Mundo ficção, incluí De que tens medo, uma canção que escrevi para minha avó quando ela começou a apresentar sinais de demência (leia a história), e Se essa rua fosse minha / Pombinha branca, que ouvi de minha outra avó quando era criança e gravei em homenagem a ela. De que tens medo ganhou um clipe recentemente, registrado na casa de Moema Fuscaldo, minha avó materna:

Percebi que não havia uma playlist sequer sobre avós no Spotify e decidi montar uma, afinal, não são poucas as músicas no Brasil e no mundo que homenageiam esses entes tão queridos de todos nós. A ideia partiu de minha própria canção, De que tens medo, que compus em homenagem a minha avó. Nela, eu falo desta mulher que sempre se mostrou tão forte, mas, com a fragilidade do corpo e o início do alheamento da mente, seu empoderamento foi murchando pouco a pouco. No clipe, eu desnudo as memórias de Moema Fuscaldo em sua própria casa”.

O repertório é de MPB, rock e música pop. Além das músicas de Chris, destacamos Dicró (O neto), Raul Seixas (Como vovó já dizia), Noel Rosa (Prato fundo), The Beatles (When I’m 64), Pearl Jam (Elderly woman behind the counter in a small town), Jorge Ben (Quem foi que roubou a sopeira de porcelana chinesa que a vovó ganhou da baronesa?), Diane Reeves (Better days -The grandma song).

Via Chris Fuscaldo