São bem antigas as controvérsias que ligam My hero, canção do segundo disco dos Foo Fighters, The colour and the shape (1997), a Kurt Cobain. A começar porque, no lançamento da faixa, circulou por aí uma declaração do próprio ex-baterista do Nirvana chegou a dizer que “havia um elemento” do falecido vocalista do grupo na música.

Ao New Musical Express, em 1997, Grohl escapava um pouco do assunto Kurt Cobain afirmando que a música “é sobre ter amigos que você considera seus heróis e eles são apenas pessoas comuns”, contou, dizendo que sua percepção era a de que seres humanos “normais” poderiam ser bem mais do que muita gente famosa.

Agora, dois anos depois, dando uma entrevista ao programa de Howard Stern, o tempo chegou a dar uma ligeira fechada quando o apresentador (ao lado de sua co-apresentadora Robin Quivers) insistiu na relação de My hero com Cobain. Grohl negou, pareceu não ter levado as observações tão na brincadeira assim e interrompeu para cantar a música.

Num papo com o Toronto Sun, na mesma época, Grohl disse que a música era sobre heróis que são pessoas comuns. “Quando eu era jovem, não tinha heróis do esporte, não tinha heróis do rock. Meus heróis eram amigos da família, pessoas que eu conhecia. Ainda conheço a maioria dos meus heróis. Essa música é sobre ter respeito pelo comum pessoa em vez da estrela”, afirmou (tem uma porrada de matérias sobre os Foo Fighters da época de The colour and the shape aqui).]

Por outro lado, Bradley Cook, engenheiro de som do Foo Fighters, deu uma entrevista recentemente e afirmou que, sim My hero foi feita para Kurt Cobain. E aí?

“É sim sobre Kurt. Foi o que Grohl me disse”, explicou, mas sem dar mais detalhes e cortando logo para dar detalhes da gravação da canção. “Dave queria baterias em dobro. Então gravamos primeiro em um estúdio e depois em uma garagem”, contou.

Enquanto você decide aí sobre de Grohl está falando ou não a verdade, pega aí o clipe original de My hero, que mostra um cidadão comum resgatando pessoas num incêndio (e passou bastante na TV do Brasil na época).