Se em algum momento você se divertiu com seu filho ouvindo a trilha do desenho Rugrats, agradeça à existência de Muzik for insomniaks, par de discos lançados em 1985 por Mark Mothersbaugh (Devo). Ambos foram jogados recentemente no YouTube, por sinal.

Gravado em 1985 no estúdio da banda, com Mark fazendo todos os teclados e arranjos, o par de discos saiu primeiro em K7  e, três anos depois, em CD pela Rykodisc. E acabou chegando aos ouvidos de Gabor Csupo, criador da série. Ele ligou para Mark e pediu autorização para usar as músicas. Mothersbaugh se reuniu com Csupo e fez uma contra-proposta: a de fazer uma trilha original para a série. Daí veio a ligação duradoura do músico com os Rugrats.

Mothersbaugh, naquela época, chegou a receber os criadores da série em seu estúdio, e ia compondo enquanto eles desenhavam e lhe mostravam os personagens. Daí foram surgindo músicas como o tema de abertura da série, além dos efeitos sonoros usados na produção.

Num papo com o site Splitsider, Mothersbaugh lembra que a composição de todas as canções foi bem rápida – algumas delas foram feitas com teclados de 8-bits como o Fairlight II. E algumas composições foram inspiradas pelo trabalho em dupla de Gershon Kingsley e Jean-Jacques Perrey (você já leu sobre eles no POP FANTASMA).