Um músico sabe o quanto é importante estudar acompanhamento – aprender a tocar junto de outros instrumentos. Com essa prática, o instrumentista melhora seu senso rítmico, entende melhor seu papel dentro de uma música e desenvolve sua criatividade.

Uma forma prática de treinar acompanhamento (sem precisar de uma banda) é através das backing tracks – faixas em que um dos instrumentos é retirado para que o instrumentista possa tocá-lo junto da música. Hoje é possível encontrar esse tipo de gravação com facilidade pela internet. Mas… E há 70 anos?

Em 1950, aos 24 anos, o universitário Irv Kratka fundou a Music Minus One, gravadora que se especializou em lançar LPs com backing tracks para músicos. Junto com os discos, a empresa encartava partituras para o instrumento excluído da gravação. No lugar de pôsteres e letras das músicas, livretos indicando nota por nota o que o músico deveria tocar.

Focando principalmente em música erudita e jazz, a MMO contou com astros da música internacional como Stan Getz e Stanley Drucker e orquestras de diversos países, principalmente da Europa.

Aqui tem uma entrevista com o fundador do selo, em quatro partes.

Um disquinho da gravadora

Desde 2016 a gravadora pertence a empresa Hal Leonard Corporation, uma das principais vendedoras dos álbuns da MMO – hoje lançados em CD. O motivo da venda, segundo Irv, foi sua aposentadoria: “Estou com 90 anos e depois de 66 anos nesse negócio senti que é minha hora de parar. Estou confiante que Keith (CEO da empresa) e a equipe da Hal Leonard cuidarão bem do nosso catálogo e trarão novos frutos, ainda mais modernos, para as próximas gerações de músicos”, contou o fundador a MMR Magazine.

Atualmente o catálogo da MMO/Hal Leonard conta com mais de 1.100 títulos que, com a nova gestão, passou a ter um preço mais baixo – cada volume, que inclui CD e livreto com informações e partituras, sai com um preço próximo de R$45 no site oficial. Criadora de um novo conceito de aprender e tocar músicas, A Music Minus One teve a importância do legado reconhecida pela MMR Magazine. Pela primeira vez mesmo músicos que tocam por hobby puderam solar com uma orquestra profissional, graças à alta qualidade das gravações que acompanham os livretos.

Para mostrar que nem só de jazz e música erudita vive o legado da MMO, fizemos uma lista com os quatro títulos mais curiosos disponíveis no site da empresa. Confira:

DISNEY PRINCESS SONGBOOK – SINGER’S EDITION. Trabalha com animação de festas? Quer fazer o cosplay perfeito da Cinderella? Seus problemas acabaram!! Agora você pode aprimorar suas habilidades vocais enquanto aprende a viver como metade mulher metade peixe! Melhore o seu desempenho e se torne a intérprete mais completa das diversas princesas Disney! Rabo de sereia, carruagem de abóbora e tigre de estimação não inclusos!

THE BEATLES FOR ACCORDION. Então quer dizer que você não toca no cover de Beatles dos seus colegas porque eles dizem que o som não combina com acordeon? Seus problemas acabaram! Agora você pode tocar 17 canções do quarteto de Liverpool na sua sanfona – e o que é melhor: você não precisa da banda e nem dos seus amigos! Chegou a hora de mostrar com quantos baixos se faz uma Hey Jude!

COVER BAND HITS – DRUM PLAY ALONG VOL. 9. Um disco de acompanhamento para você fazer cover de uma banda cover? Mas… Se são uma banda cover como eles têm canções próprias que você pode aprender a fazer cover com essas backing tracks? Olha, dessa vez seus problemas não acabaram não…

IT’S EASY TO FAKE ROCK GUITAR. Quer parecer um grande guitarrista sem ser um grande guitarrista? Seus problemas acabaram! Que tal aprender… A fingir que você sabe tocar? Sim! Você não precisa se tornar um grande músico de rock, apenas aprender o suficiente para impressionar as pessoas e fazê-las pensarem que você é um guitarrista da pesada!! Tudo isso através das firulas de Jimi Hendrix, Van Halen e grande elenco!