O conto Os músicos de Bremen, dos irmãos Grimm, deu origem a uma série de adaptações no mundo todo. A mais conhecida no Brasil é a tradução da versão italiana, I musicanti (de Sergio Bardotti e Luis Enríquez Bacalov) feita por Chico Buarque e que ganhou o nome de Os Saltimbancos. A história dos quatro animais explorados numa fazenda já teve versões bem mais malucas. Inclusive uma versão de ficção científica feita no Japão em 1981, Bremen 4: Angels in Hell, que conta a história de um alienígena que visita Bremen e encontra o galo, o burro, o cachorro e o gato, e dá a eles um dispositivo para transformá-los em humanos.

E ainda teve a versão dos Muppets, que saiu em 26 de abril de 1972, foi exibida na TV e se chamou The Muppet Musicians of Bremen. Só que o programa tinha algumas diferenças da história original. Pra começar, o enredo todo se passa bem longe de Bremen, na Alemanha, e vai até duas fazendas lamacentas no interior de Lousiana, onde os donos são dois pobres desgraçados que maltratam dois animais em vias de serem sacrificados, um burro e um galo. Os dois fogem das fazendas enquanto é possível.

Muppets em clima de Os Saltimbancos

Os encontros com a gata e o cachorro rolam da maneira mais, er, deprê possível, com a gata numa lápide (!!) esperando a morte e o cachorro reclamando que foi jogado pela janela pelo seu dono. Os instrumentos musicais aparecem na história após terem sido roubados pelo burro junto de seu dono, o tal fazendeiro que o maltratava. E a história tem um narrador muito especial que às vezes até participa e interage com os animais: ninguém menos que Caco, O Sapo, que abre mostrando como os bichos estão desanimados com o dia a dia sulista e com o comportamento abusivo dos donos das fazendas.

O resultado sai bem mais sarcástico do que se esperaria de uma versão de Os Saltimbancos, por sinal, e bem legal. Um detalhe interessante é que a gata, o cachorro e o galo acabaram agradando tanto que apareceram em alguns episódios dos Muppets. E todos ressurgiram em revistas em quadrinhos da série. Um tempo depois Muppets Musiciais of Bremen saiu em VHS e DVD com o nome de Tales from MuppetLand: The Muppet Musicians of Bremen