Certa vez (mais aproximadamente no dia 4 de setembro de 2020), falamos de New York, clássico de 1989 de Lou Reed, em nossa seção de “várias coisas que você já sabia sobre”. Considerado um dos melhores álbuns do cantor por muita gente séria, ele não teve uma produção tão tranquila assim.

A começar porque, pouco antes de Lou entrar no estúdio, o fantasma do Velvet Underground veio lhe puxar os dois pés. Andy Warhol, ex-mentor da banda, morreu em 22 de fevereiro de 1987. No velório, ele conversou pela primeira vez com seu ex-colega de banda, John Cale. Surgiu um convite para os os dois homenagearem o amigo num disco e num concerto em dupla, que acabaria virando Songs for Drella.

A dupla começou animada, mas a animação foi embora. Reed, que chegava no estúdio com listas de coisas pra fazer (preparadas por sua mulher), reclamava do jeito dispersivo de Cale, que lia jornais, dava telefonemas e fazia mil coisas antes de começar a escrever. No fim, reclamou que o parceiro não lhe dava atenção e que tudo teria fluído melhor sem estresse. No fim, Songs for Drella só saiu em 1990 e os dois brigaram como sempre. Já em 18 de julho de 1988, no meio dos preparos de New York, a ex chanteuse do Velvet, Nico, sofreu um acidente de bicicleta e morreu.

Por fim, New York saiu e o caminho até lá, você lê no texto que a gente fez ano passado mesmo. Mas quando chegou às lojas teve um caminho bem acidentado. A crítica se dividiu bastante em relação ao disco. Houve quem o considerasse muito barulho por nada, e muita gente não engoliu aquela história de “disco para ser ouvido como um livro”. Mais: no fim de 1989, divulgando o disco, Lou tomou uma queda feia no palco durante a passagem de som e precisou ficar seis semanas engessado.

Nem tudo foram problemas. Durante o período em que estava no estaleiro, Reed foi abordado pela Hyperion, editora ligada à Disney (!), que estava interessada em reunir suas letras num livro. Deu trabalho: Between thoughts and expression só ficou pronto em 1991. Hoje pode ser lido inteiro na internet.

E nossa série de “várias coisas que você já sabia sobre” volta essa semana.