Led Zeppelin II, Small Faces e o plágio do plágio do plágio

Em 1969, o Led Zeppelin, você deve saber, lançou dois discos: o primeiro, epônimo, em 12 de janeiro. E o Led Zeppelin II, segundo disco, há exatos 50 anos (22 de outubro de 1969). Vamos por partes: o primeiro tinha o hit Dazed and confused. E, você também deve saber, essa música creditada apenas ao guitarrista Jimmy Page foi escrita na verdade por um sujeito chamado Jake Holmes.

Page, segundo testemunhas, conferiu Jake (um cara que recém-havia gravado seu primeiro disco), conseguiu seu LP, ficou maluco pela canção e pôs Dazed no repertório do Led. Mas resolveu se apropriar da faixa e a colocou sob sua assinatura. Holmes, que nunca entendeu direito a atitude do roqueiro, nem conseguiu constituir um advogado agressivo o suficiente para brigar por seus direitos, tentou fazer contato com Page por cartas durante vários anos. Nunca conseguiu resposta.

O Led Zeppelin tem sua história repleta de casos de apropriações musicais – especialmente de antigos blues que viravam sons pesados e turbinados. Um caso que costuma ser pouco lembrado pelos fãs, no entanto, envolve uma (hum) referência dupla. Whole lotta love, sucesso do Led Zeppelin II, conseguiu se inspirar tanto em You need love, blues de Willie Dixon gravado por Muddy Waters, quanto em um outro plágio da mesma música. Os Small Faces, em seu primeiro disco, de 1966, pegaram You need love, transformaram em You need loving e cortaram Dixon da autoria: a música aparece composta apenas pelo baixista Ronnie Lane e pelo guitarrista e cantor Steve Marriot.

Agora, o que importa mesmo é: o Led Zeppelin deu uma bela chupada no arranjo dos Small Faces para You need loving para compor Whole lotta love. E Robert Plant conseguiu chupar até mesmo os vocais de Marriot. Olha as duas músicas aí.

Os Small Faces tinham um, er, enorme telhado de vidro. Em entrevistas, o tecladista Ian McLagan admitiu que aquilo tinha sido um plágio descarado, mas passou a responsabilidade para Marriot. Que anos depois, na biografia Small Faces: The young mods’ forgotten story, de Paolo Hewitt, contou que Plant não só assistia a vários shows dos Small Faces como, quando ouviu You need loving, ficou maluco e queria saber que música era aquela. “Eu disse que era coisa do Muddy Waters”, contou Marriot ao colega.

E se você chegou até aqui, pega aqui o aniversariante Led Zeppelin II inteiro.

Veja também no POP FANTASMA:
– O Led Zeppelin deixa você escrever o que quiser usando a logomarca deles.
– Lembra quando o Kingdom Come imitava o Led Zeppelin?
Terry Reid, o cara que poderia ter sido vocalista do Led Zeppelin.
Blonde On Blonde e a versão disco de Whole lotta love, do Led Zeppelin