O POP FANTASMA relembra diariamente alguns discos que estão fazendo aniversário. Os textos serão escritos e postados com total desrespeito ao velho apetite do jornalismo por datas redondas, clássicos indiscutíveis (opa, alguns dos que vamos colocar são clássicos sim) e efemérides de meter medo. Veja (e ouça também!) discos que sopram velinhas em 23 de março.

Em 23 de março de 1968, Dionne Warwick, que canta neste fim de semana aqui no Rio, lançava o disco “Dionne Warwick in Valley of The Dolls” (o nome era esse porque tinha a música-tema do filme “O vale das bonecas”, sucesso na época).

O primeiro LP do saudoso Leon Russell, que levava apenas seu nome no título, saiu em 23 de março de 1970.

O segundo (e excelente) disco do Roxy Music, “For your pleasure”, saiu em 23 de março de 1973.

E adivinha que outro clássico saía no mesmo dia? “Larks’ tongues in aspic”, quinto LP do King Crimson.

Um classicão do Judas Priest saiu em 23 de março de 1976: “Sad wings of destiny”, segundo disco da banda.

Ontem, o Planet Hemp anunciou sua entrada definitiva nas plataformas digitais, com os três discos de estúdio finalmente disponibilizados lá. Coincidência ou não, olha só que clássico do reggae faz aniversário hoje: “Kaya”, disco de Bob Marley And The Wailers, de 23 de março de 1978.

E no ano seguinte, o Van Halen soltaria seu segundo disco, “Van Halen II”.

E em 23 de março de 1983, o ZZ Top soltava seu oitavo disco, o controverso “Eliminator”. Muitos fãs das antigas ficaram meio putos com os sintetizadores e o glacê new wave-hard rock de FM que o grupo passou em seu som, mas a banda virou atração da MTV e conquistou público novo. E ainda tinha o clipe de “Gimme all your lovin'”, que você vê abaixo.