Já ouviu falar de Jonathan Coulton? Bom, primeiro, vamos à introdução. Se você curte rock e música pop de alguma forma, já deve ter pelo menos dado uma escutada distraída no The teal album, disco novo do Weezer, no qual eles releem várias músicas de sucesso. E cujo repertório foi puxado por uma regravação de Africa, do Toto, que fez com que o Weezer voltasse ao Hot 100 da Billboard.


Se regravar, especialmente canções que já foram de rádio, está na moda, Jonathan Coulton entendeu o chamado. O cantor e compositor novaiorquino é conhecido por suas músicas que falam da cultura geek, como Code monkey e Re: Your brains. Começou a gravar discos em 2003 – rapidamente passou a usar a internet para chegar mais próximo dos fãs – e teve um longo hiato de gravação entre 2011 e 2017. Agora, iniciou crowdfunding para o próximo disco, Some guys, que vai trazer “covers do soft rock dos anos 70 que vão soar exatamente como os originais”.

“Eu comecei a tocar violão quando era criança, e passei muito tempo aprendendo a tocar essas músicas desses artistas, gentil e silenciosamente, no meu quarto. Havia algo sobre esse tipo de música que realmente me viciou. Olhando para trás, tenho que admitir que esses artistas são uma enorme influência. Por um longo tempo, nunca mencionei isso porque eu ficava com vergonha”, admite Jonathan Coulton, que nasceu em 1970.

Olha a capa aí, zoando o disco dos Rolling Stones, Some girls.

Aqui, você fica sabendo das condições do crowdfunding.

E olha o repertório aí. Vai investir?

Sister Golden Hair – America
On and on – Stephen Bishop
Alone again (Naturally) – Gilbert O’Sullivan
The things we do for love – 10cc
Make it with you – Bread
New kid in town – Eagles
Baker Street – Gerry Rafferty
How deep is your love – Bee Gees
Easy – Commodores
Wildfire – Michael Murphey
Everybody’s talkin’ – Harry Nilsson
If you could read my mind – Gordon Lightfoot
Crazy love – Poco
Same old lang syne – Dan Fogelberg