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Cultura Pop

Jô Soares zoando impiedosamente É O Tchan no “Onze e meia”

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É O Tchan no Jô Soares em 1997

É o Tchan do Brasil, CD lançado em 1997No ano de 1997, o É O Tchan estava fazendo bastante sucesso. E vinha com algumas novidades. A primeira delas deixou muita gente de nariz torcido na época, mas fez a alegria de muitos. O grupo liderado por Cumpadre Washington e Beto Jamaica levou seu pagode baiano para o festival de jazz de Montreux.

Logo ao voltarem de lá, a partir de um concurso realizado no Domingão do Faustão, admitiram na formação uma nova morena do Tchan, a mineira Scheila Carvalho. O novo disco É o Tchan do Brasil (1997) tinha sido lançado em mais de 20 países – é o disco da inesquecível Ralando o Tchan (Dança do ventre). O grupo vinha também com uma má nova: o excesso de shows tinha causado males físicos às duas meninas do grupo. Scheila dera um mau passo e torcera o tornozelo durante um show. Carla Perez, apoiada na mão na hora da coreografia da música Malhação, abriu o pulso.

Para divulgar o disco, mesmo com o dodói das duas garotas, havia uma entrevista no Jô Soares Onze e Meia na agenda. E lá foi toda a banda para aquele que possivelmente foi o bate-papo mais, digamos, inesquecível da história do Tchan na TV.

Jô Soares passou toda a entrevista zoando cruelmente Cumpadre Washington e Beto Jamaica. Acusou os dois de explorarem as duas garotas (já que tanto eles quanto o dançarino Jacaré não estavam com nenhuma contusão de palco) e, ao ouvir dos dois a justificativa de que como eles eram os cantores, não estavam sujeitos a acidentes no palco, respondeu: “Vocês então acreditam piamente que cantam, né?” (clique abaixo para conferir esse momento do papo).

https://www.youtube.com/watch?v=FHAPTMfdbn0&t=120

Jô pergunta quanto o disco já vendeu e escuta que É o Tchan do Brasil estava sendo ouvido em mais de dois milhões de lares. “Dois milhões e meio de cópias graças aos gogós de vocês, né? As meninas não contribuíram em nada!”, brincou. “Tô vendo aqui o Frank Sinatra, o Tony Bennett…” – Beto Jamaica entra no clima e responde que prefere ser Gilberto Gil (clique abaixo e vá logo nessa).

https://www.youtube.com/watch?v=FHAPTMfdbn0&t=180

Jô pergunta se a dupla de frente está bem de grana depois de vender alguns milhões de discos, já que desde o primeiro álbum É O Tchan vendia muito. Cumpadre Washington diz que tem seis filhos e que tem que dar de comer a todos. “E depois de cinco milhões de discos vendidos não dá para dar de comer ainda, não?”, pergunta Jô Soares. “Não, tem que trabalhar mais ainda”, responde o cantor, rindo. “Além de tudo eles são de um cinismo!”, completa o apresentador.

https://www.youtube.com/watch?v=FHAPTMfdbn0&t=300

Depois o papo sobre grana, discos vendidos e cachê cresce mais um pouquinho. Jô Soares brinca que a dupla obriga Carla e Scheila a fazer “trabalho escravo”. Beto Jamaica diz que O Tchan faz muito show beneficente. Carla Perez, digamos assim, diverte-se bastante com a pergunta “quanto tá custando esse show beneficente de vocês?” e o apresentador ouve que são “uns dez” shows desses por ano. “Bom, são 300 show por ano, uns dez beneficentes… Não dá pra recolher dinheiro nenhum assim”.

https://www.youtube.com/watch?v=FHAPTMfdbn0&t=350

Veja a foto abaixo. Carla Perez fez essa cara enquanto Jamaica e Washington explicavam a Jô Soares sobre a folha de pagamento do É O Tchan – cuja empresa Bicho da Cara Preta tinha uma série de funcionários. E também abrigava novos artistas (“esses só dão prejuízo”, completou Jô).

“O que vocês foram fazer no Festival de Montreux? Era festival de jazz, agora é qualquer coisa então”, espeta Jô Soares. Aparentemente Washington e Beto fingem que não escutam.

https://www.youtube.com/watch?v=FHAPTMfdbn0&t=465

Na plateia de Jô Soares naquela noite, estava o então presidente do Inmetro, que falou a respeito de uma matéria do jornal carioca O Dia sobre as “formas e as dimensões” de Carla Perez e Scheila Carvalho. O presidente disse que não poderia fazer a medição porque estava sem o aparelho que usava para isso. Jô pega uma fita métrica e decide fazer ele mesmo a medição da bunda e das coxas das garotas. Agora imagina isso hoje.

https://www.youtube.com/watch?v=FHAPTMfdbn0&t=490

Jô chama as meninas (visivelmente constrangidas) e pergunta se os líderes do grupo pagam direitinho as duas. “Se vocês largarem eles, eles tão fritos… Eles não têm salvação. Vocês têm que exigir o dobro e eles ainda vão ficar no lucro”, falou para elas.

https://www.youtube.com/watch?v=FHAPTMfdbn0&t=680

Na época, Scheila Carvalho e Carla Perez apresentavam um número com bambolê no palco, na música Bambolê. Mesmo contundidas, elas atendem a um pedido de Jô Soares e dão uma canja do número.

https://www.youtube.com/watch?v=FHAPTMfdbn0&t=800

Diga-se de passagem, três coisas só aconteceram por causa da entrada do bambolê no aparato de palco do É O Tchan: 1) a Glasslite lançou um bambolê da Carla Perez, o popular Bambotchan, que vendeu horrores e virou presente de Natal de muitas meninas; 2) o fato de Carla, num show, ter atirado um bambolê para a plateia – por causa disso, teria rolado uma agressão física de Cumpadre Washington, que deu em briga violenta dos dois colegas de grupo; 3) uma menina chamada Tatiana Rocha viu Carla Perez rebolando no bambolê, começou a treinar com o brinquedo e passou a fazer números em que usava até oito bambolês simultaneamente. A habilidade levou a garota, com apenas oito anos, a ser uma das atrações do Pequenos brilhantes, apresentado por Moacyr Franco no SBT (lembra disso?).

No final rola É O Tchan no palco do Jô Soares Onze e Meia cantando Bambolê, um dos hits deles da época. Boa viagem!

https://www.youtube.com/watch?v=FHAPTMfdbn0&t=1080

4 discos

4 discos: Ace Frehley

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Dizem por aí que muita gente só vai recordar de Gene Simmons e Paul Stanley, os chefões do Kiss, quando o assunto for negócios e empreendedorismo no rock – ao contrário das recordações musicais trazidas pelo nome de Ace Frehley, primeiro guitarrista do grupo, morto no dia 16 de outubro, aos 74 anos.

Maldade com os criadores de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, claro – mas quando Frehley deixou o grupo em 1982, muita coisa morreu no quarteto mascarado. Paul Daniel Frehley, nome verdadeiro do cara, podia não ser o melhor guitarrista do mundo – mas conseguia ser um dos campeões no mesmo jogo de nomes como Bill Nelson (Be Bop De Luxe), Brian May (Queen) e Mick Ronson (David Bowie). Ou seja: guitarra agressiva e melódica, solos mágicos e sonoridade quase voadora, tão própria do rock pesado quanto da era do glam rock.

Ace não foi apenas o melhor guitarrista da história do Kiss: levando em conta que o grupo de Gene e Paul sempre foi uma empresa muito bem sucedida, o “spaceman” (figura pela qual se tornou conhecido no grupo) sempre foi um funcionário bastante útil, que lutou para se sentir prestigiado em seu trabalho, e que abandonou a banda quando viu suas funções sendo cada vez mais congeladas lá dentro. Deixou pra trás um contrato milionário e levou adiante uma carreira ligada ao hard rock e a uma “onda metaleira” voltada para o começo do heavy metal, com peso obedecendo à melodia, e não o contrário.

Como fazia tempo que não rolava um 4 Discos aqui no Pop Fantasma, agora vai rolar: se for começar por quatro álbuns de Ace, comece por esses quatro.

Texto: Ricardo Schott – Foto: Reprodução

“KISS: ACE FREHLEY” (Casablanca, 1978). Brigas dentro do Kiss fizeram com que Gene, Paul, Ace e o baterista Peter Criss lançassem discos solo padronizados em 1978 – adaptando uma ideia que o trio folk Peter, Paul and Mary havia tido em 1971, quando saíram álbuns solo dos três cujas capas e logotipos faziam referência ao grupo. Ace lembra de ter ouvido uma oferta disfarçada de provocação numa reunião do Kiss, quando ficou definido que cada integrante lançaria um disco solo: “Eles disseram: ‘Ah, Ace, a propósito, se precisar de ajuda com o seu disco, não hesite em nos ligar ‘. No fundo, eu dizia: ‘Não preciso da ajuda deles’”, contou.

Além de dizer um “que se foda” para os patrões, Ace conseguiu fazer o melhor disco da série – um total encontro entre hard rock e glam rock, destacando a mágica de sua guitarra em ótimas faixas autorais como Ozone e What’s on your mind? (essa, uma espécie de versão punk do som do próprio Kiss) além do instrumental Fractured mirror. Foi também o único disco dos quatro a estourar um hit: a regravação de New York Groove, composta por Russ Ballard e gravada originalmente em 1971 pela banda glam britânica Hello. Acompanhando Frehley, entre outros, o futuro batera da banda do programa de David Letterman, Anton Fig, que se tornaria seu parceiro também em…

“FREHLEY’S COMET” (Atlantic/Megaforce, 1987). Seguindo a onda de bandas-com-dono-guitarrista (como Richie Blackmore’s Rainbow e Yngwie Malmsteen’s Rising Force), lá vinha Frehley com seu próprio projeto, co-produzido por ele, pelo lendário técnico de som Eddie Kramer (Jimi Hendrix, Beatles, Led Zeppelin) e Jon Zazula (saudoso fundador da Megaforce). Frehley vinha acompanhado por Fig (bateria), John Regan (baixo, backing vocal) e Tod Howarth (guitarras, backing vocal e voz solo em três faixas).

O resultado se localizou entre o metal, o hard rock e o rock das antigas: Frehley escreveu músicas com o experiente Chip Taylor (Rock soldiers), com o ex-colega de Kiss Eric Carr (Breakout) e com John Regan (o instrumental Fractured too). Howarth contribuiu com Something moved (uma das faixas cantadas pelo guitarrista). Russ Ballard, autor de New York groove, reaparece com Into the night, gravada originalmente pelo autor em 1984 em um disco solo. Típico disco pesado dos anos 1980 feito para escutar no volume máximo.

“TROUBLE WALKING” (Atlantic/Megaforce, 1989). Na prática, Trouble walking foi o segundo disco solo de Ace, já que os dois anteriores saíram com a nomenclatura Frehley’s Comet. A formação era quase a mesma do primeiro álbum da banda de Frehley – a diferença era a presença de Richie Scarlet na guitarra. O som era bem mais repleto de recordações sonoras ligadas ao Kiss do que os álbuns do Comet, em músicas como Shot full of rock, 2 young 2 die e a faixa-título – além da versão de Do ya, do The Move. Peter Criss, baterista da primeira formação do Kiss, participava fazendo backing vocals. Três integrantes do então iniciante Skid Row (Sebastian Bach, Dave Sabo, Rachel Bolan), também.

“10.000 VOLTS” (MNRK, 2024). Acabou sendo o último álbum da vida de Frehley: 10.000 volts trouxe o ex-guitarrista do Kiss atuando até como “diretor criativo” e designer da capa. Ace compôs e produziu tudo ao lado de Steve Brown (Trixter), tocou guitarra em todas as faixas – ao lado de músicos como David Julian e o próprio Brown – e convocou o velho brother Anton Fig para tocar bateria em três faixas. A tradicional faixa instrumental do final era a bela Stratosphere, e o spaceman posou ao lado de extraterrestres no clipe da ótima Walkin’ on the moon. Discão.

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Cultura Pop

Urgente!: E não é que o Radiohead voltou mesmo?

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O Radiohead (Foto: Tom Sheehan/Divulgação).

Viralizações de Tik Tok são bem misteriosas e duvidosas. Diria, inclusive, que bem mais misteriosas do que as festas regadas a cocaína, prostitutas de Los Angeles e malas de dólares que embalavam os nada dourados tempos da payola (jabá) nos Estados Unidos. Mas o fato é que o Radiohead – que, você deve saber, acaba de anunciar a primeira turnê em sete anos – conseguiu há alguns dias seu primeiro sucesso no Billboard Hot 100 em mais de uma década por causa da plataforma de vídeos. Let down, faixa do mitológico disco Ok computer (1997), viralizou por lá, e chegou ao 91º lugar da parada

A canção, de uma tristeza abissal, já tinha “voltado” em 2022 ao aparecer no episódio final da primeira temporada da série The bear – mas como o Tik Tok é “a” plataforma hoje para um número bem grande de pessoas, esse foi o estouro definitivo. Como turnês de grandes proporções nunca são marcadas de uma hora pra outra, nada deve ter acontecido por acaso. E tá aí o grupo de Thom Yorke anunciando a nova tour, que até o momento só incluirá vinte shows em cinco cidades europeias (Madri, Bolonha, Londres, Copenhague e Berlim) em novembro e dezembro.

O batera Phillip Selway reforçou que, por enquanto, são esses aí os shows marcados e pronto. “Mas quem sabe aonde tudo isso vai dar?”, diz o músico. Phillip revela também que a vontade de rever os fãs veio dos ensaios que a banda fez no ano passado – e que já haviam sido revelados em uma entrevista pelo baixista Colin Greenwood.

“Depois de uma pausa de sete anos, foi muito bom tocar as músicas novamente e nos reconectar com uma identidade musical que se arraigou profundamente em nós cinco. Também nos deu vontade de fazer alguns shows juntos, então esperamos que vocês possam comparecer a um dos próximos shows”, disse candidamente (esperamos é a palavra certa – a briga de faca pelos ingressos, que serão vendidos a partir do dia 12 para os fãs que se inscreverem no site radiohead.com entre sexta, dia 5, e domingo, dia 7, promete derramar litros de sangue).

Enfim, o que não falta por trás desse retorno aí são meandros, reentrâncias e cavidades. O Radiohead, por sua vez, investiu no lado “quando eu voltar não direi nada, mas haverá sinais”. Em 13 de março, dia do trigésimo aniversário do segundo disco da banda, The bends, o site Pitchfork noticiou que a banda havia montado uma empresa de responsabilidade limitada, chamada RHEUK25 LLP. – sinal de que provavelmente alguma novidade estava a caminho. Poucos dias depois, um leilão beneficente em Los Angeles sorteou quatro tíquetes para “um show do Radiohead a sua escolha”. Muita gente levou na brincadeira, mas algumas fontes confirmaram que o grupo tinha reservado datas em casa de shows da Europa.

Depois disso – você provavelmente viu – surgiram panfletos anunciando supostos shows do grupo em Londres, Copenhague, Berlim e Madri, ainda sem nada oficialmente confirmado, até que tudo virou “oficial”. Pouco antes disso, dia 13 de agosto, saiu um disco ao vivo do Radiohead, Hail to the thief – Live recordings 2003-2009 (resenhado pela gente aqui). Com isso, possivelmente, os fãs até esqueceram a antipatia que Thom Yorke causou em 2024, ao abandonar o palco na Austrália, quando foi perguntado por um fã sobre a guerra entre Israel e Palestina.

O site Stereogum não se fez de rogado e, quando a turnê ainda não estava oficialmente anunciada (mas havia sinais) chegou a perguntar num texto: “E aí, será que eles vão tocar Let down?”. No último show da banda, em 1º de agosto de 2018 (dado no Wells Fargo Center, Filadélfia), ela era a nona música, logo antes da hipnotizante Everything in its right place. Seja como for, já que bandas como Talking Heads e R.E.M. não parecem interessadas em retornos, a volta do Radiohead era o quentinho no coração que o mercado de shows, sempre interessado em turnês nostálgicas, andava precisando. Que vão ser vários showzaços e que muitas caixas de lenços serão usadas, ninguém duvida.

Texto: Ricardo Schott – Foto: Tom Sheehan/Divulgação

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Urgente!: E agora sem o Ozzy?

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Todo mundo que um dia se sentiu meio estranho e ouviu Ozzy Osbourne na hora certa, foi levado para um universo bem melhor, e para sempre.

Todo mundo que um dia se sentiu meio estranho e ouviu Ozzy Osbourne na hora certa, foi levado para um universo bem melhor, e para sempre. Tudo começou com uma banda, o Black Sabbath, que já era um verdadeiro errado que deu certo – um ET musical que fazia som pesado quando mal havia o termo “heavy metal” e que falava de terror na ressaca do sonho hippie. E prosseguiu com a lenda de um sujeito que gravou álbuns clássicos como Blizzard of Ozz (1980), Diary of a madman (1981) e No more tears (1991) – eram quase como filmes.

Ozzy pode ser definido como um cara de sorte – e também como um cara que abusou MUITO da sorte, mas pula essa parte. A depender daqueles progressivos anos 1970, não havia muito o que explicasse o futuro de Ozzy Osbourne na música. Em várias entrevistas, Ozzy já disse que não sabia tocar nenhum instrumento quando começou – na verdade nunca nem chegou a aprender a tocar nada. Tinha a seu favor uma baita voz (mesmo não ganhando reconhecimento algum da crítica por isso, Ozzy sempre foi um grande cantor), um baita carisma, ouvido musical e a disposição para encarnar o estranho e o inesperado no palco em todos os shows que fazia.

Imortalizada em livros como a autobiografia Eu sou Ozzy, a história de Ozzy Osbourne é um daqueles momentos em que a realidade pode ser mais desafiadora que a ficção. Afinal, quem poderia imaginar que um garoto da classe trabalhadora britânica se tornaria o que se tornou? Talvez tenha sido até por causa das dificuldades, que também moveram vários futuros rockstars ingleses da época – ou pelo fato de que o rock e a música pop do fim dos anos 1960 ainda eram quase mato, universos a serem desbravados, com poucos parâmetros. Seja como for, se hoje há artistas de rock que se dedicam a discos e a projetos que parecem ter saído da cabeça de algum roteirista bastante criativo, Ozzy teve muita culpa nisso.

Fora as vezes que o vi no palco, estive frente a frente com Ozzy apenas uma vez, numa coletiva de imprensa do Black Sabbath – da qual Tony Iommi não participou, por estar se recuperando de uma cirurgia (havia tido um câncer). Seja lá o que Ozzy pensasse da vida ou de si próprio, me chamou a atenção o clima de quase aconchego da sala de entrevistas (acho que era no hotel Fasano): um lugar pequeno, com ele e Geezer Butler (baixista) bem próximos dos repórteres. Que por sinal não eram inúmeros.

Já havia feito entrevistas internacionais antes mas nunca imaginei estar tão perto de uma lenda do rock que eu ouvia desde os doze anos. Fiz uma pergunta, ele respondeu, e eu, que sempre fiquei nervoso em entrevistas (imagina numa coletiva com o Black Sabbath!) voltei pra casa como se tivesse ido cobrir um buraco que apareceu numa rua no Centro. Não que não tenha me dedicado à pauta, mas era o Ozzy e eu estava… numa tranquilidade inimaginável.

Ozzy também já me deu uma entrevista por e-mail, em 2008, em que reafirmou sua adoração por Max Cavalera, disse que não tinha ideia se a série The Osbournes havia levado seu nome a um novo público, e reclamou da MTV, “que virou uma versão adulta da Nickelodeon”. Também disse que nunca diria nunca a seus então ex-companheiros do Black Sabbath (“nos falamos por telefone e quando as agendas permitem, nos encontramos”).

Nesse papo, Ozzy só se irritou quando fiz uma pergunta que envolvia o Iron Maiden, que tinha passado recentemente pelo Brasil, ou estaria vindo – não lembro mais. “Bom, não sei te responder, pergunta pro Iron Maiden!”, disse, em letras garrafais (todas as respostas foram em caixa alta). Lembro que ri sozinho e fui bater a matéria.

Até hoje só acredito que isso tudo aí aconteceu (e não é nada perto do que uns colegas viveram com Ozzy e o Black Sabbath) porque vi as matérias impressas. Mas acho que antes de tudo, consegui humanizar na minha mente um cara que eu ouvia desde criança. Ozzy era de carne e osso, respondia perguntas, tinha lá seus momentos de irritação e, enfim, mesmo tendo o fim que todo mundo vai ter, viveu bem mais do que muita gente. E mudou vidas.

Texto: Ricardo Schott – Foto: Divulgação

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