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Vai ter musical das Go-Go’s na Broadway

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Vai ter musical das Go-Go's na Broadway

Lembra das Go-Go’s? A banda feminina new wave dos anos 1980, marcada por hits como Our lips are sealed e We got the beat (e que era uma das grandes novidades do Rock In Rio de 1985) vai ganhar um musical na Broadway, Head over heels. E a produtora vai ser Gwyneth Paltrow, que estreia na função.

A peça já está sendo comentada por aí desde 2015, mas agora vai. Uma versão revisada do show estreia em São Francisco em abril, antes de uma mudança para a Broadway para a temporada de 2018-19. Apesar das Go-Go’s terem, digamos, um monte de histórias bizarras de bastidores, os fãs que estão atrás de fofocas sobre o grupo podem esperar um musical baseado apenas em suas músicas. O roteiro será baseadíssimo no romance The Old Arcadia, de Sir Philip Sidney.

Uma texto no site da banda descreveu a história como “uma tentadora odisseia forjada com identidades equivocadas, amantes ciumentos, romance e escândalo”. E já rolou uma versão inicial da peça no Festival de Shakespeare do Oregon em 2015. Na época, teve gente que amou e odiou.

Aliás, se você não sabia, as Go-Go’s ainda existem. Olha elas aí no palco recentemente.

Lançamentos

Urgente!: Primeira demo dos Pixies volta às lojas em vinil, CD e K7

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A Purple tape, primeira demo dos Pixies, gravada em março de 1987 e feita para ser entregue a gravadoras, já foi lançada na íntegra algumas vezes – e desapareceu em seguida.

A Purple tape, primeira demo dos Pixies, gravada em março de 1987, já foi lançada na íntegra algumas vezes – e desapareceu em seguida. Oito daquelas músicas se tornaram o primeiro disco dos Pixies, Come on pilgrim (1987). O restante saiu no EP Pixies, lançado em 2002 pelo selo independente SpinART – e depois tudo foi saindo na íntegra em reedições da fitinha.

Pois bem, em comemoração ao National Album Day (dia 18 de outubro) todo o material da Purple tape vai voltar às prateleiras. O LP Demos – The purple tape ‘87 retorna em vinil, K7 e CD, com nova capa, além de liner notes explicando toda a origem da banda – tudo pelo selo Cooking Vinyl.

Quem quiser correr atrás de um exemplar, manda bala porque já está em pré-venda. Preço, claro, nem está em discussão (imagina o frete disso pro Brasil!). Além das músicas do Come on pilgrim, versões iniciais de Subbacultcha, Here comes your man e Down to the well estão lá, assim como o tema do filme Eraserhead, de David Lynch, In heaven (Lady in the radiator song).

A história da Purple tape é cheia de detalhes pitorescos. Os Pixies (Black Francis, voz, guitarra; Kim Deal, voz e baixo; Joey Santiago, guitarra; David Lovering, bateria) eram uma banda louca a ponto de Kim Deal, a única a se candidatar ao cargo de baixista, nunca nem sequer ter pegado no instrumento antes do teste. O grupo já andava fazendo alguns shows por bares de Boston, quando foi notado por um produtor-olheiro chamado Gary Smith, que decidiu levar a banda pro estúdio.

O tal estúdio era o Fort Apache, administrado por músicos ligados a uma banda chamada Sex Execs – um deles, Paul Kolderie, foi técnico de gravação da Purple tape. O nome do estúdio foi inspirado no filme Fort Apache, The Bronx, um policial protagonizado por Paul Newman, que no Brasil se chamou Inferno no Bronx. Não era só uma brincadeirinha à toa: o estúdio tinha sido montado numa área barra-pesada de Boston, daí a referência (o Fort Apache ainda existe, mas funciona em New Hampshire, um dos seis estados da chamada Nova Inglaterra, nos EUA).

Apesar do local ter só uma máquina de oito canais, a turma do estúdio resolveu arrumar um gravador de 16 canais. Problemas: todo mundo teve que aprender a mexer no aparelho rapidamente, e o aluguel era caríssimo. Para baratear os custos, a Purple tape foi gravada durante seis dias e seis noites, com técnicos e musicos morrendo de sono e… de frio. Isso porque os aquecedores do estúdio eram tão barulhentos, que a solução era desligá-los durante as sessões. Se você sempre achou que os vocais de Black Francis eram desesperados demais em músicas como Levitate me, a explicação é essa.

Antes da gravadora britânica 4AD ouvir os Pixies e decidir lançar parte do material, houve algumas tentativas com outros selos. Kim Deal, usando o sistema de correio do escritório onde trabalhava, mandou a fitinha pra SST Records (Minutemen, Hüsker Dü) mas a gravadora não curtiu o som. Detalhe: Ivo Watts-Russell, dono da 4AD, adorou os Pixies mas relutou em contratá-los. Isso porque a gravadora já tinha no elenco os Throwing Muses – também de Boston, por sinal – e ele achou o som dos Pixies “roquenrol” demais para um selo que cujo catálogo tinha Dead Can Dance e Cocteau Twins.

Quem salvou os Pixies foi a namorada de Ivo, que era secretária do selo e convenceu o executivo. Ivo topou, mas lançou somente oito canções da Purple tape, por achar que o resto do material ainda era muito amador – e mandou remixar tudo. Nasceu então o EP Come on pilgrim e o resto é história (uma história aliás, que você conhece no episódio do nosso podcast Pop Fantasma Documento sobre os Pixies – ouça no Deezer, no Castbox e no Mixcloud).

Para satisfazer os fãs menos endinheirados dos Pixies, as músicas da Purple tape que não foram parar em Pilgrim estão nas plataformas. Não ajuda muito, mas…

Texto: Ricardo Schott – Foto: Reprodução

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Lançamentos

Radar: Christine Valença, John, Budang, Flor ET, Cleozinhu, SAMO, João Ramos

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Christine Valença, na foto

Tem mudanças vindo por aí no Radar para tornar a seção mais dinâmica – um negócio que ainda estamos desenvolvendo. Nossa playlist não só não vai parar, como ainda por cima vai ficar um pouco mais próxima dos lançamentos. Dessa vez, vamos do samba experimental da carioca Christine Valença ao pop do brasiliense João Ramos, numa viagem pelos novos sons.

Texto: Ricardo Schott – Foto (Christine Valença): Divulgação

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CHRISTINE VALENÇA, “BUBBLEGUM STADIUM”. Christine Valença volta diferente e mais audaciosa em seu novo single: Bubblegum stadium é um samba torto, experimental, ou um “samba-rock alternativo”, como ela mesma conta. O clipe, dirigido por Juliana Colina, traz uma versão em vídeo da letra da faixa.

“Escrevi a música durante um longo período de experimentos, tentativas e erros, em torno da voz e do violão ritmado, ainda quando fechava as músicas que entraram no meu primeiro álbum autoral. Gostei dessa possibilidade que foi surgindo e me inspirei um pouco no jeito de cantar do Jorge Ben Jor, e do Gil, sempre grandes referências para mim”, diz.

JOHN, “PRECISO MUDAR”. John, não: Dr. Adael Jhonatan. Irmão de Jackson Pinheiro, um dos fundadores da banda Supercombo, John é advogado e chegou a exercer a profissão – trocada hoje definitivamente pela música. Seu álbum Na trave une indie pop e vibes brasileiras em faixas abertas e solares, que falam de relacionamentos amorosos como quem fala da vida lá fora. Preciso mudar, uma das faixas, já ganhou ate visualizer – aliás John está disponibilizando semanalmente um vídeo de cada uma das nove faixas.

BUDANG, “MAGIA/BUDANGÓL”. Preparando um primeiro álbum – a sair pela Deck – essa banda de hardcore de Floripa volta unindo som pesado, pressão, vocais guturais, um balanço próximo do funk e micropontos de psicodelia em seu novo single, Magia/Budangól. Na verdade, é um single meio duplo. “Budangól é como se fosse uma continuação de Magia e sempre são tocadas juntas, têm a mesma vibe. Ela fala sobre nós, tipo uma música de apresentação da gente e do rolê”, diz o guitarrista Vinicius Lunardi.

FLOR ET, “CANSADA”. “Tô cansada de provar o meu valor (…) / e lá vou eu levantar e encarar a batalha diária / peleiar na praça, mostrar que de onde eu vim a terra é fértil pra plantar”. Com a vigorosa Ada Bellatrix nos vocais, essa banda de Porto Alegre une protesto feminista e anti-capitalista, punk, ska, psicodelia e beats brasileiros em seu novo single, que anuncia o álbum Brazapunk – previsto para chegar às plataformas no dia 19 de setembro. O álbum foi produzido entre Rio Grande do Sul (por Alexandre Birck) e Minas Gerais (por Barral Lima) e é definido pela banda como “uma celebração à liberdade artística e uma provocação ao mercado.

CLEOZINHU, “DIAS FRIOS”. Integrante de bandas como Guandu, Manobra Feroz e Duo Chipa, Cleozinhu prepara novo álbum para 11 de setembro, Fragmentos de estrela, e adianta os trabalhos com Dias frios, single que une referências que vão do emo (na construção da melodia) ao trap (nos beats e na voz tratada eletronicamente). A instrumentação da faixa brinca com a noção de “instrumentos fake”: guitarra, baixo e bateria são simulações de instrumentos reais, tudo criado com midi. Já a letra é bem humana e real, falando de inseguranças pessoais e de perdas.

SAMO feat LAURA PADARATZ, “BEM VINDO À GANGSTA PARTY”. Vinda de Santa Catarina, a banda SAMO decidiu fazer de sua nova música – e de seu novo clipe – um manifesto ao humor ácido. Bem vindo à gangsta party mexe com os símbolos do gangsta rap dos anos 1990 e tem influências de nomes como Dr. Dre, Snoop Dogg e Tupac. A ideia da música é também contar um pouco da história do grupo, de maneira descontraída, sempre falando do lado festeiro da turma. Laura surge contribuindo nos vocais e também participa do clipe, feito de forma bem independente – Felipe Reis, o Dip, um dos integrantes da banda, dirigiu e roteirizou.

JOÃO RAMOS, “ONDA BOA”. Integrante de bandas como Caos Lúdico e Paranoia Bomb, João cai dentro do pop nacional e das misturas musicais em seu primeiro single solo. Onda boa, afirma João, “comemora a liberdade de sentir sem pressa, sem traumas, sem clichês, seguindo seu ritmo e confiando no tempo”. Rodrigo Txotxa (Natiruts, e ex-Plebe Rude e Maskavo Roots) toca bateria na faixa, que ainda traz Fellipe Souljah nos violões, Jorge Zulim Bittar nos teclados e na produçao, e Malu Cascardo nos backing vocals.

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Lançamentos

Urgente!: Pronto, os 17 singles de Hayley Williams agora formam um álbum

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Capa de "Ego death at a bachelorette party", de Hayley Williams

Lembra quando Hayley Williams, há algumas semanas, lançou 17 singles de uma vez só, e o pacote ganhou, dado pelos fãs, o nome de Ego? Pois bem: Hayley decidiu lançar hoje tudo de uma vez no formato álbum, e deu ao disco o nome das melhores músicas do conjunto de faixas lançadas em separado por ela no dia 1º de agosto: Ego death at a bachelorette party. A capa é a foto acima.

Ao número original de faixas, foi acrescentada mais uma, Parachute. Um outro detalhe: no anúncio oficial de lançamento do disco no Instagram, Hayley avisa que o disco terá oficialmente 20 músicas – e que mais duas canções serão adicionadas ao projeto oficial.

O lançamento do disco em formato álbum (ainda sem data definida), bem como a entrada de Parachute, já haviam sido feitos por Hayley há alguns dias. A cantora também disse que a tracklist seria feita por um fã (em seu site oficial havia uma área para os fãs montarem sua própria tracklist, depois trancada). Na verdade nem foi bem assim: o site paramore.com.br revela que “a tracklist escolhida é uma mistura entre algumas playlists de fãs e a playlist de Daniel James, produtor do álbum”.

O disco é o primeiro lançamento de Hayley desde 2023 – em dezembro desse ano, o Paramore, banda da qual ela é vocalista, anunciou o término de seu contrato com a Atlantic. Ego death at a bachelorette party sai pelo selo próprio dela, Post Atlantic (note o nome), com distribuição da Secretly Distribution.

Para quem não ouviu, vale a pena conhecer de novo a ordem das faixas na maneira como Hayley as dispôs – por acaso, a ruidosa Parachute é a 18ª música da pacoteira (confira aí embaixo). Cópias físicas do disco já estão em pré-venda e chegam “a todos os lugares” (ela que garante) no dia 17 de novembro.

(e a gente resenhou as músicas novas de Hayley aqui).

Aliás, Parachute já tem um visualizer. Confira aí.


Texto: Ricardo Schott – Foto: Reprodução

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