Aberto desde 1970 (e construído num antigo terminal de ônibus, uma edificação que data de 80 anos atrás), o First Avenue fica no centro de Minneapolis e se divulga como “sua danceteria no Centro desde 1970”. A nomenclatura “First Avenue” (é a rua onde ele fica localizado) começou a rolar de 1981 para cá, e antes disso a casa passou por diversas mudanças. Ao abrir portas em 1970, no rescaldo da psicodelia, se chamava The Depot. Em 1972, caiu de cabeça na onda do soul e da pré-disco music, e adotou o nome de uma franquia de clubes, Uncle Sam’s. Já transformado em First Avenue, o local chegou a aparecer em algumas cenas do filme Purple rain, do orgulho local Prince.

Quando o First Avenue comemorou quarenta anos em 2010, rolou uma vasculhada no arquivo de vídeos da casa, e eles subiram algumas imagens de bandas locais se apresentando por lá. Olha só alguns minutinhos dos punks do God’s Favorite Band no palco da casa.

O Husker Du, num ano especialmente produtivo (1985, quando lançaram dois discos e começaram a dar passos entre o punk e a elaboração musical), também foram outra atração local importantíssima a caminhar pelo palco da casa.

O Soul Asylum passou por lá e aparece aqui em 1990 (com direito, nos comentários, ao depoimento de um fã que diz ter pedido um autógrafo ao vocalista Dave Pirner e deixado o músico tão envergonhado na frente dos amigos que ele lhe ofereceu seu drinque).

Mighty Mofos, outra banda punk histórica de lá, aparecem tocando o single Mindreader no ano de seu lançamento, 1988.

Outro clássico da região, o Urban Guerrillas, esteve lá em 1985.

E essa barulheira é o Run Westy Run, capturado por lá em 1990 – o grupo se reuniu em 2013 e tocou por lá em março, aliás.

Quer saber mais sobre a casa? Confira o site e o Instagram do First Avenue.