Você provavelmente nunca ouviu falar de um cantor chamado Cristiano. Pois além de ter gravado dois discos obscuros na onda da pós-Jovem Guarda (só com versões feitas por Fred Jorge), ele ainda foi possivelmente o primeiro brasileiro a gravar uma música do T. Rex.

Olha a capinha do disco dele aí, lançado em 1971.

Cristiano: aquele cara que gravou T. Rex em português em 1971

Olha aí o som que Cristiano gravou: nada menos que Hot love, vertida para o português por Fred Jorge como… A casquinha. Não se trata de uma casquinha de sorvete, claro.


Vai entender o motivo, a música saiu na contracapa do disco do Cristiano como A casquinha (Hot cone).

Cristiano: aquele cara que gravou T. Rex em português em 1971

Olha o T. Rex mandando bala em Hot love aí. Essa música saiu só como single, em 1971.

Sim, a versão do Cristiano deu uma certa embregada nas cordas, nos vocais e na guitarra. Ficou legal mesmo assim, mas o original é melhor.

Cristiano também gravou If not for you, de Bob Dylan, com o nome de Foi por você. Ficou bacana.

Ih, rapaz, ele gravou Jesus Cristo, de Roberto e Erasmo Carlos, em inglês. Essa música não saiu neste LP. Foi lançada com o pseudônimo de Cris McClayton.

Tem mais um disco dele, de 1972.

O blog Sintonia Musikal publicou o link para o primeiro disco do Cristiano e correu atrás de mais algumas infos.

Pedro Luis Schoemberger, nome de batismo do cantor, é natural de Curitiba, no Paraná, e desenvolveu carreira influenciado pela Jovem Guarda. Boa parte do seu repertório é constituída de versões de sucessos da época. Este LP, por exemplo, é 100% de versões do Fred Jorge, algumas até interessantes, como Um novo amanhecer (Another day), hit do Paul McCartney, Meu Senhor (My sweet Lord), do George Harrison, Vou pulando (Baby jump), do Mungo Jerry, e outras. Cristiano morreu em 15 de maio de 2012.

Via Mauricio Gouveia (Baratos da Ribeiro)