Connect with us

Lançamentos

Beastie Boys: “Hello nasty” volta em vinil quádruplo

Published

on

Beastie Boys: "Hello nasty" volta em vinil quádruplo

Se alguém dissesse a um fã dos Beastie Boys em 1985 que, em uma década, aqueles três moleques descerebrados de Nova York estariam inovando o hip hop, mesclando toda a cultura do gênero musical-cultural com elementos de jazz, reggae, psicodelia e até música brasileira… Bom, provavelmente ninguém nem sequer imaginaria. Com discos bastante espaçados, Michael “Mike D” Diamond, Adam “MCA” Yauch e Adam “Ad-Rock” Horovitz tiveram uma evolução que foi assustando fãs das antigas, foi chamando a atenção de uma turma mais ligada a sons e LPs antigos e foi transformando o grupo num universo particular dentro do hip hop e da cultura pop.

Um dos maiores símbolos dessa mudança nos Beastie Boys foi o quinto disco da banda, Hello nasty, lançado em 14 de julho de 1998. Era o disco de Body movin, Intergalactic, Three MCs and one DJ, músicas que você podia tocar em qualquer festa que o impacto seria extremamente positivo. Mas era o disco de I don’t know, um sambinha psicodélico e meditativo, gravado com Miho Hatori, da banda japonesa Cibo Matto. Era o disco que aproximava os Beastie Boys do Pink Floyd da era Syd Barrett, em faixas como Song for the man (feita ao lado da cantora Brooke Williams, amiga de Ad-Rock). E tinha o lado latino – comparado por críticos musicais a bandas como Traffic – de Song for Junior.

E essa introdução toda é só pra explicar que Hello nasty tá de volta. Em 8 de setembro a Universal repõe a edição de luxo em vinil, lançada originalmente em 2009. São 4 LPs com 21 faixas bônus, incluindo raridades, remixes e lados B, em um set embalado como um livro de mesa de centro de capa dura. Dependendo da versão que você comprar (opa, aceitamos presentes), pode vir um moletom ou uma camiseta. Veja tudo aqui.

E essa é a lista de faixas.

Disco 1, lado A
“Super Disco Breakin’”
“The Move”
“Remote Control”
“Song For The Man”
“Just A Test”
“Body Movin’”

Disco 1, lado B
“Intergalactic”
“Sneakin’ Out The Hospital”
“Putting Shame In Your Game”
“Flowin’ Prose”
“And Me”
“Three MCs And One DJ”

Disco 2, lado A
“The Grasshopper Unit (Keep Movin’)”
“Song For Junior”
“I Don’t Know”
“The Negotiation Limerick File”
“Electrify”

Disco 2, lado B
“Picture This”
“Unite”
“Dedication”
“Dr. Lee, PhD”
“Instant Death”

Disco 3, lado A
“Description Of A Strange Man”
“Dirt Dog”
“Intergalactic (Colleone Webb Remix)”
“DR. Lee Version Dub”
“Switched On”

Disco 3, lado B
“Body Movin’ (Fatboy Slim Remix)”
“Auntie Jackie Poom Poom Delicious”
“Putting Shame In Your Game (Prunes Remix)”
“Stink Bug”

Disco 4, lado A
“Peanut Butter & Jelly”
“Piano Jam”
“Happy To Be In That Perfect Headspace”
“The Negotiation Limerick File (The 41 Small Stars Remix)”
“The Drone”
“20 Questions Version”

Disco 4, lado B
“The Bizz Grasshopper Experiment”
“Hail Sagan (Special K)”
“Body Movin’ (Kut Masta Kurt Remix)”
“Creepin’”
“Learning Remote Control”
“Oh My Goodness This Record’s Incredible””

Crítica

Ouvimos: The Mars Volta, “Lucro sucio; Los ojos del vacio”.

Published

on

Ouvimos: The Mars Volta, “Lucro sucio; Los ojos del vacio”.

Você pode até pensar: “pô, o disco novo do The Mars Volta dura 50 minutos, vou ouvir só vinte minutos e depois escuto o resto…” ou “que legal, saiu disco novo do Mars Volta, vou ouvir enquanto lavo a louça”. Eu acho, francamente, que ninguém faria isso, mas se for o seu caso, pode tirar o cavalinho da chuva: Lucro sucio; Los ojos del vacio, nono álbum da banda texana, vai te sugar para um vórtice auditivo de alta profundidade – e você só vai conseguir voltar à realidade quando escutar tudo.

A Kerrang!, QG jornalístico do metal, classificou Lucro sucio como um disco feito para testar os limites da paciência do/da ouvinte, e ainda disparou que “há uma linha tênue entre a genialidade e a insanidade”. Mas talvez a questão aqui nem seja o quanto o Mars Volta, uma banda progressiva bastante peculiar, é genial. Isso porque Lucro sucio é um disco tão bom, e tão repleto de detalhes para serem descobertos, que ele se presta mais a discussões intermináveis do que a conversas fechadas. Parece que ninguém ali está muito preocupado em parecer “genial”, e muita coisa do álbum soa como diversão musical levada a sério – por sinal, como acontecia em discos de bandas como Gong e Can.

  • Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.

Lucro sucio não começa: ele decola, com os vocais harmonizados e a ambientação de igreja de Fin, o batidão ambient e dance de Reina tormenta, e a vibe de Sympathy for the devil pós-punk de Enlazan las tinieblas – que lá pelas tantas se parece mais com um Radiohead novobaiano. Até que chega um momento no álbum em que fica claro que o melhor de Lucro sucio é a união de elementos pop e progressivos. É o que surge em faixas como Mictlán e The iron rose, por exemplo. Ou no som latino e calmo, entre Djavan e James Taylor, do soft rock jazzístico Voice in my knives – levado adiante com voz, percussão, violão e piano Rhodes.

Quem é fã radical de climas prog vai curtir a primeira parte de Cue the sun, lembrando o começo do álbum Obscured by clouds (1972), do Pink Floyd. Além do jazz destruidor de Alba del Orate, a lisergia sombria de Celaje, e a balada enevoada Maullidos. E já que o Pink Floyd foi citado, vale citar que o Mars Volta, em vários momentos do disco – e de sua história – parece querer juntar a frieza do progressivo britânico ao soul do Earth, Wind and Fire, como acontece em Morgana e Cue the sun 2. No final, o progressivo latino e espacial da faixa Lucro sucio, que dá parte do título do disco.

Resumindo: Lucro sucio; Los ojos del vacio é uma experiência, mais até do que um álbum.

Nota: 10
Gravadora: Clouds Hill
Lançamento: 11 de abril de 2025

Continue Reading

Crítica

Ouvimos: Doce Creolina, “Debaixo do chapéu de um cogumelo” (EP)

Published

on

Ouvimos: Doce Creolina, “Debaixo do chapéu de um cogumelo”

O mais fácil é comparar o Doce Creolina, dupla de Passo Fundo (RS) formada por Julia Manfroi e Mattos Rodrigues, com Júpiter Maçã ou Mutantes – temas doidões são muito comuns no EP de estreia deles, que por acaso se chama Debaixo do chapéu de um cogumelo. Tem muito mais ali: Beach Boys, Rita Lee (a ironia de várias letras e o clima tranquilo de algumas melodias descende direto da Rita de 1980) e até a psicodelia com cara latinesca dos Doors, além de estilos musicais cubanos.

Debaixo… começa com Micelios: sininhos, teclados, percussão abolerada, até que o clima vira para um rock sixties, com guitarra psicodélica. Vanuza tem violão cigano e percussão, com letra cheia de promessas de amor e melodia lembrando uma versão lisérgica dos Gipsy Kings – uma musicalidade que bate também no folk gauchesco e invernal de O vento e o tempo, que encerra o disco.

O lado brega-psicodélico do grupo surge no bolero de Para onde foram os morcegos da Vila Indiana?. E também em Tema de marcação, chacundum com cara de Kinks e de Who, mas também ligado a Roberto Carlos e Júpiter Maçã – e que na verdade é releitura de uma canção de teor altamente guerrilheiro, lançada em 1975 pelo cantor gaúcho Leopoldo Rassier.

O EP do Doce Creolina tem ainda um subtexto punk, de protesto, exposto nos textos de lançamento do disco – um manifesto que fala sobre exploração dos recursos da natureza e os destroços do progresso e da civilização. A vibe da dupla é também uma proposta de amor à liberdade, pessoal e musical, seguindo rumo ao último volume.

Nota: 9
Gravadora: Independente
Lançamento: 9 de abril de 2025

  • Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.

Continue Reading

Crítica

Ouvimos: Roberta Lips, “En plein coeur” (EP)

Published

on

Ouvimos: Roberta Lips, “En plein coeur”

Quarteto francês formado por mulheres, o Roberta Lips parece um desvio punk-garage rock das riot grrls, com referências óbvias tanto de Bikini Kill quanto de Blondie e Runaways – e até The Damned e Ramones. O EP En plein coeur tem energia próxima da new wave em vários momentos, cabendo punk rocks com órgão e promessas de dancinhas malucas. É o som que brota de faixas como Roberta Lips (a banda tem uma música com seu próprio nome), Cafard e 9 meses.

No final a faixa-título consiste numa guitarra wah-wah que vai crescendo e se sobressaindo na faixa, ao lado de baixo, bateria e vocais. O clima confessional do disco já começa pela capa, com um telefone fora do gancho – En plein coeur, por sinal, abre com um ruído de ligação, e encerra com um telefone ocupado.

Nota: 7,5
Gravadora: Le Cepe Records/Modulor
Lançamento: 28 de março de 2025.

  • Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.

Continue Reading
Advertisement

Trending