O esquema conhecido de vários jogos televisivos aqui do Brasil (pegar gente desconhecida, levá-la a vivenciar situações inusitadas e botar alguns cidadãos para passar vergonha) foi testado à exaustão pelas emissoras norte-americanas dos anos 1970 – CBS, NBC, etc. Um dos clássicos dessa época era um programa foi ao ar entre 27 de março e 23 de junho de 1972. Era o The amateur’s guide to love, da CBS.

Amateur's Guide to Love: em busca do amor nas ruas

O programa botava uma van para rodar pelo Sul da Califórnia, em busca de casais e pessoas apaixonadas, e completamente desconhecidas, que estavam andando pelas ruas. A atração começava com um áudio que diz que “nossa van vai para praias, supermercados, lojas de departamentos, onde quer que haja pessoas. Estacionamos, escondemos nossa câmera e observamos criaturas lutando para fazer o melhor em situações românticas”. Enquanto a turma procurava vítimas, uma bancada de celebridades atuava como conselheiros dos casais e votava nas escolhas dos participantes achados na rua – que concorriam a prêmios.

Se você quiser achar alguma recordação de The amateur’s guide to love – uma atração que poderia fazer parte do Programa Silvio Santos – vai suar. Só tem mesmo um vídeo no YouTube, com a abertura da atração e uma trilha sonora feita por ninguém menos que Mort Garson, autor de clássicos como a versão eletrônico-lounge de Hair, e Plantasia, um disco de músicas para plantas – você já leu sobre ele aqui no POP FANTASMA. O que se comenta é que quase tudo da atração foi apagado. Olha aí o que sobrou.