Connect with us

Cultura Pop

Podcast: Frank Black (foto) na edição mais recente do ACORDE

Published

on

Como quase todo mundo que entra neste site sabe, eu, Ricardo Schott (que até o momento edito o POP FANTASMA) apresento todo sábado às 16h na Rádio Roquette-Pinto FM (94.1) o ACORDE, que é um programa de rock.

Muita gente diz que é um programa de rock clássico, mas eu evito a definição – de modo geral é um programa que mistura na mesma edição novidades, monumentos como Yes, Emerson, Lake & Palmer e Led Zeppelin, mais indie rock, música eletrônica, punk, metal, shoegaze, obscuridades do rock que nunca ninguém tocou etc. Entregando o ouro, a grande referência do ACORDE são os (excelentes) programas apresentados pelo Steve Lamacq na BBC 6.

No Rio, atualmente, talvez meu programa seja a única chance de ouvir uma hora de rock, direto, em rádio aberto. Descontando-se, claro,  a Kiss FM, que é transmitida direto de São Paulo e até o momento, pode também ser escutada no dial carioca – e, bom, no ACORDE rolam coisas que eu não imagino que a Kiss FM vá se interessar em tocar, pelo menos não na programação normal.

A ideia é que, a qualquer momento, o POP FANTASMA tenha um podcast. Como eu tô meio sem tempo de fazer (ok, a ideia é começar essa semana, mas a ideia também era começar semana passada e na anterior), a partir de hoje rola o linkzinho do ACORDE por aqui, toda segunda-feira – vai pra web sempre a edição mais recente. Na edição do dia 04/03 teve Frank Black, Peter Hammill, u2, Blue Cheer, Deep Purple (uma antiga e uma nova), Paul McCartney, novidades como Strand Of Oaks, Poliça e AFI etc. Ouve aí.

01 Polica – “Melting block” (2:58)
02 Deep Purple – “Anyone’s daughter” (4:43)
03 Sweet Apple feat Mark Lanegan – “I wish you could stay (A little longer)” (3:39)
04 AFI – “Aurelia” (2:54)
05 Peter Hammill – “Birthday special” (3:36)
06 Radiohead – “Pop is dead” (2:06)
07 The Lemon Twigs – “I wanna prove to you” (3:41)
08 Groovie Ghoulies – “(She’s my) Vampire girl” (2:15)
09 U2 – “Another time, another place” (4:33)
10 Blue Cheer – “Hello L.A., bye bye Birmingham” (3:27)
11 Deep Purple – “Time for Bedlam” (4:35)
12 Strand of Oaks – “Radio kids” (4:27)
13 Frank Black – “Big red” (2:43)
14 The Courtneys – “Minnesota” (3:40)
15 Paul McCartney & Wings – “Junior’s farm” (4:24)

Cultura Pop

No nosso podcast, os erros e acertos dos Foo Fighters

Published

on

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. No terceiro e último episódio, o papo é o começo dos Foo Fighters, e o pedaço de história que vai de Foo Fighters (1995, o primeiro disco) até There’s nothing left to lose (o terceirão, de 1999), esticando um pouco até a chegada de Dave Grohl e seus cometas no ano 2000.

Uma história e tanto: você vai conferir a metamorfose de Grohl – de baterista do Nirvana a rockstar e líder de banda -, o entra e sai de integrantes, os grandes acertos e as monumentais cagadas cometidas por uma das maiores bandas da história do rock. Bora conferir mais essa?

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: encarte do álbum Foo Fighters). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

(a parte do FF no ano 2000 foi feita com base na pesquisa feita pelo jornalista Renan Guerra, e publicada originalmente por ele neste link)

Ouça a gente preferencialmente no Castbox. Mas estamos também no Mixcloud, no Deezer e no Spotify.

Mais Pop Fantasma Documento aqui.

Continue Reading

Cultura Pop

No nosso podcast, Alanis Morissette da pré-história a “Jagged little pill”

Published

on

No nosso podcast, Alanis Morissette da pré-história a "Jagged little pill"

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. No segundo e penúltimo episódio desse ano, o papo é um dos maiores sucessos dos anos 1990. Sucesso, aliás, é pouco: há uns 30 anos, pra onde quer que você fosse, jamais escaparia de Alanis Morissette e do seu extremamente popular terceiro disco, Jagged little pill (1995).

Peraí, “terceiro” disco? Sim, porque Jagged era só o segundo ato da carreira de Alanis Morissette. E ainda havia uma pré-história dela, em seu país de origem, o Canadá – em que ela fazia um som beeeem diferente do que a consagrou. Bora conferir essa história?

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: Capa de Jagged little pill). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

Ouça a gente preferencialmente no Castbox. Mas estamos também no Mixcloud, no Deezer e no Spotify.

Mais Pop Fantasma Documento aqui.

Continue Reading

Cultura Pop

No nosso podcast, Radiohead do começo até “OK computer”

Published

on

Radiohead no nosso podcast, o Pop Fantasma Documento

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. Para abrir essa pequena série, escolhemos falar de uma banda que definiu muita coisa nos anos 1990 – aliás, pra uma turma enorme, uma banda que definiu tudo na década. Enfim, de técnicas de gravação a relacionamento com o mercado, nada foi o mesmo depois que o Radiohead apareceu.

E hoje a gente recorda tudo que andava rolando pelo caminho de Thom Yorke, Jonny Greenwood, Colin Greenwood, Ed O’Brien e Phil Selway, do comecinho do Radiohead até a era do definidor terceiro disco do quinteto, OK computer (1997).

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: reprodução internet). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

Ouça a gente preferencialmente no Castbox. Mas estamos também no Mixcloud, no Deezer e no Spotify.

Mais Pop Fantasma Documento aqui.

Continue Reading
Advertisement