Lembra do They Might Be Giants? O grupo alternativo novaiorquino de John Flansburgh e John Linnell lançou seu vigésimo (!) disco em janeiro, I like fun. E retornou com uma de suas melhores ideias: o serviço Dial-A-Song, criado em 1985, quando a dupla ficou impedida de se apresentar ao vivo por uns tempos. Linnell sofreu um acidente de bicicleta meio sério e Flansburgh tinha tido seu apartamento assaltado.

Sem poder investir em novos shows por problemas de grana e saúde, criaram uma secretária eletrônica – número (718) 387-6962 – em que o fã ligava e ouvia músicas inteiras, demos, ideias não concluídas e até jingles falsos, à moda de The Who sell out, disco do Who (1967). Em meados dos anos 1980, era complicado de ligar, porque se tratava de uma ideia absolutamente nova e a tecnologia disponível ainda não era nenhuma maravilha.

“O Dial-A-Song sempre foi um convite aberto para escrever mais músicas e isso nos liberou para criar maneiras novas de trabalhar. Foi também uma maneira fantástica de as pessoas descobrirem sobre a banda sem a intromissão de chefes das companhias de rádio ou gravadoras”, contiu John Flansburgh numa entrevista ao site Noise Trade.

Em 2002 chegou a sair uma coletânea da banda chamada 20 years of Dial-a-Song. Não era uma celebração do serviço (que chegou a lançar tantas músicas que não caberiam num disco só, e estava fazendo 17 anos naquela ocasião). Era uma – excelente, por sinal – compilação do grupo, trazendo clássicos como Ana Ng, We’re the replacements e outros. Teve até comercial de TV.

Com o tempo, o serviço se estabilizou, mas a banda foi paralelamente se estabilizando com discos e shows, e deixou o Dial-A-Song de lado. Em 2015, as redes sociais animaram a banda a retornar com o serviço, agora pelo YouTube, com uma música por semana. O número 387-6962 também retornou (com código 844 agora) e os fãs têm acesso sempre a sons novos do They Might Be Giants. Tem rádios que também transmitem as músicas do Dial-A-Song e participam do projeto da banda. A lista está no site deles.

E esse aí é o criativíssimo clipe de Lake monsters, uma das músicas do disco mais recente da banda, e canção da semana 33 do retorno do Dial-A-Song. A direção foi feita por um artista chamado Hine Mizushima, que trabalha com artes manuais. Tudo foi feito a partir de bordados animados.