Na programação da tarde dos Estados Unidos, durante os anos 1970 e 1980, não tinha nada de “altas aventuras” e de “essa turminha muito louca vai provocar altas confusões”. Era porrada nos cornos. Em estações como ABC e CBS, era a hora de pegar os colegiais que estavam acabando de chegar em casa, e tratar de exibir filmes com histórias BEM dramáticas e de caráter amedrontador e, hum, educativo.

A ABC, para acompanhar uma série chamada O que os pais devem saber sobre drogas – que passava no Good Morning America – exibiu em 12 de novembro de 1980 uma atração chamada Stoned. Se você precisa de uma historinha triste de adolescência para assistir hoje lá vai: Jack Melon (Scott Baio, do elenco da série Happy days) era um dos primeiros estudantes da classe, mas era impopular, não fazia amigos nem conseguia falar com meninas. Até que passa a fumar maconha, achando que isso vai ajudá-lo a vencer a timidez. O anúncio publicado em jornais foi esse aí.

Jogaram o filme no YouTube.

Francesca, Baby era uma história, também exibida pela ABC, que pintava um cotidiano nada cor-de-rosa: falava de uma menina de 14 anos que tinha mãe alcoólatra e pai ausente. Uma das cenas mais tristes era a de quando a mãe da garota aparecia chapada na festa de Halloween.

Em 1987, a CBS exibiu no seu Schoolbreak Special o telefilme An enemy among us, sobre um garoto que se torna portador do HIV após uma transfusão de sangue. O tema, vale dizer, estava nos jornais. Era a realidade de muitos hemofílicos e de pessoas que precisavam passar por intervenções cirúrgicas arriscadas.

Duas horas de sofrimento: The boy who drank too much contava a história de dois garotos “normais” que amavam esportes e garotas, não necessariamente nessa ordem. Só que um deles bebia, e muito. Sobrou para o amigo a função de ajudá-lo a sair dessa. Passou em 1980.

E lá vai The day my kid went punk, da programação da ABC em 1987. Era a história de um adolescente que tocava música clássica, não conseguia conquistar nem mesmo as garotas da orquestra (logo no começo, tenta a sorte com uma lourinha que o deixa de lado em prol de um garotão descolado) e… resolver chocar família e colegas adotando cabelos espigados e passando a tocar rock.


Via Flashbak