Em 1959, Andy Warhol era responsável por uma gama de trabalhos que incluía, entre outras coisas, capas de discos (você já leu sobre isso no POP FANTASMA). E nessa época, bem antes das latas de sopa Campbell e do envolvimento com a rapaziada do Velvet Underground, ele lançou um livro de receitas satírico chamado Wild raspberries. E que agora está sendo leiloado numa venda online pela Bonhams de Nova York.

O livro foi uma autopublicação de Warhol, e foi desenvolvido junto com a designer Suzie Frankfurt, que escreveu os textos de receitas, e com a própria mãe do esteta pop, Julia Warhola, que ajudou com algumas caligrafias. O livro tem receitas como as do “ometele Greta Garbo” (que deve ser comido “numa sala à luz de velas”) ou a da carne de corça tostada, que avisa que “a corça caçada em uma emboscada é infinitamente melhor do que acorça morta após uma perseguição”.

Só 34 edições foram produzidas em cores, e a maioria delas foi dada a amigos ou a clientes de Warhol – alguns poucos exemplares foram vendidos no Serendipity III, o restaurante que ele frequentava. A tal cópia à venda está autografada por Warhol, é dedicada à editora de moda D.D. Ryan e pode ser sua pela módica quantia localizada entre US$ 30.000 e US$ 50.000.

Via Dazed.