O retorno triunfal dos Stone Roses na década passada rendeu alguns shows mas não rendeu o tão esperado álbum novo da banda. O grupo voltou em abril de 2013 para shows no Coachella. Aliás, trata-se de um segundo ato que daqui a pouco faz dez anos e se torna tão histórico quanto o primeiro disco da banda, de 1989.

O retorno do grupo britânico era tão importante – e fazia as vontades de tantos fãs – que saiu no mesmo ano de 2013 até um documentário, Made of stone, sobre a turnê. O filme trazia o dia a dia de Ian Brown, John Squire e cia, tanto no palco quanto fora dele. Era dirigido por Shane Meadows, o cara do filme cult This is England (2006). E o doc era um excelente retrato do que havia no dia a dia do grupo anos após serem considerados a banda do “maior disco britânico de todos os tempos” (havia críticos que falavam isso do debute da banda).

A volta dos Stone Roses, mesmo sem o tão sonhado terceiro disco, rendeu dois singles em 2016, All for one e Beautiful thing. Em 2017, no palco em Glasgow, na Escócia, Ian Brown disse apenas à plateia algo como “não fiquem tristes que acabou, fiquem felizes porque aconteceu”. E em 2019, numa entrevista do The Guardian, John Squire confirmou que a banda se separara em definitivo (até voltar…). Mas fez mistério sobre o que havia acontecido para levar o grupo até o fim.

CADÊ O DVD?

Teve muito fã que reclamou de outra coisa básica: os Stone Roses não fizeram nem um mísero DVD ao vivo no retorno. Nem mesmo do elogiado show do Madison Square Garden, em 30 de junho de 2016. Que, aliás, era a primeira apresentação da banda em Nova York em 21 anos.

OK, um fã com muita paciência e muito tempo livre decidiu fazer seu próprio DVD não-oficial da apresentação, unindo várias imagens do YouTube doadas por quem esteve lá. Editou tudo pacientemente e soltou no próprio YouTube. A tracklist tem hits como I wanna be adored, Elephant stone, Fool’s gold, I am the ressurection e as músicas novas. Ficou como presente de ano novo (o vídeo saiu no dia 31 de dezembro) para os fãs do grupo britânico.

Tem conteúdo extra desta e de outras matérias do POP FANTASMA em nosso Instagram.