Lançamentos
Radar: Your 33 Black Angels, BBSC e outros nomes que conhecemos no Groover

O Pop Fantasma agora também tá no Groover! Por lá, artistas independentes mandam seus sons pra uma rede de curadores – e a gente faz parte desse time. O que tem chegado até nós? De tudo um pouco, mas, curiosamente (ou nem tanto), uma leva forte de bandas e projetos mergulhados no pós-punk, darkwave, eletrônico, punk, experimental, no wave e afins. Aqui embaixo, separamos alguns nomes que já passaram pelo nosso filtro e ganharam espaço no site. Dá o play, adiciona na sua playlist e vem descobrir coisa nova! (na foto, o Your 33 Black Angels).
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YOUR 33 BLACK ANGELS, “SHAGGY & JOE”. Olha só que interessante: essa banda novaiorquina acaba de lançar single, prepara um álbum, Eternities II, para o dia 15 de abril e… está prestes a fazer uma turnê na América do Sul, indo do Sul ao Sudeste, entre abril e maio. Os Black Angels, ou Y33BA, como preferem ser conhecidos, faz rock eletrônico com tendências a soar dark e até um tantinho psicodélico, já que o maior investimento da turma na música nova é em paisagens sonoras futuristas e dançantes, às vezes lembrando um Justice mais analógico. Vá sem medo à delicadeza dark pop de Shaggy & Joe.
BBSC, “GEOMETRIC GARDEN”. Imagine um filme sci-fi dos anos 1970, com letreiros em neon e sintetizadores analógicos reverberando no fundo. Geometric garden poderia ser a trilha sonora. O projeto solo desse multi-instrumentista parisiense mistura pós-punk, electro e um quê de surrealismo pop, ecoando Gorillaz, La Femme e MGMT. Beats precisos, vocais carregados de sotaque, atmosfera densa e misteriosa. Tudo gravado no home studio, onde ele desconstrói e reconstrói o som como um engenheiro de um futuro retrô.
HORSE, “BLIGHT”. “Essa música é sobre perceber que você não precisa colocar alguém em um pedestal e fazer com que suas opiniões reflitam as daqueles ao seu redor”, comenta essa banda pós-punk da Austrália. Blight, o primeiro single, tem peso nas guitarras, vocais entre o melódico e o sombrio, e um uso de eco que deixaria Martin Hannett (produtor do Joy Division, orgulhoso): a canção parece que foi gravada numa sala enorme ou numa igreja antiga.
AWAKE & DREAMING, “HIT ME”. Somando influências de nomes como Radiohead, Muse, The Cranberries, Nine Inch Nails e LCD Soundsystem, esse trio canadense pende mais para a mistura de folk, pós-punk e tristeza pop em seu grudentíssimo novo hit. O piano é simples, mas hipnótico, a guitarra faz riffs mecânicos e robóticos, enquanto os vocais de Sasha Kristoff conduzem tudo com uma delicadeza cortante. Pop (e rock), mas nada óbvio.
JONAS & THE JAGUAR MOON, “BELIEVER”. Rock radiofônico, intenso. Jonas & The Jaguar Moon chegam com Believer, uma explosão de riffs enérgicos e um vocal que passeia entre o blues, o punk e a fúria pós-grunge. Eles são canadenses e têm tudo para se tornar o próximo grande nome da cena rock de lá. O clipe, dirigido por Dave Schiffman (Red Hot Chili Peppers, Audioslave, Adele, Chris Cornell), reforça o peso e a pegada visceral do som.
CRISTIAN DUJMOVIC, “SIN CUERPO”. Esse cantor e compositor argentino já teve um álbum resenhado aqui no site, e volta com single novo. Sin cuerpo traz aquele pós-punk gélido, carregado de teclados etéreos e guitarras minimalistas, mas certeiras – daquelas que se infiltram na melodia principal e criam camadas inesperadas. Som econômico, sem excessos, mas cheio de belezas.
NAIVE MEN LEADING THE BLIND, “TWO STARS WITH THE CIRCUS IN TOWN”. O duo sueco formado por Martin Korpi e Niclas Jonsson traz um power pop cheio de personalidade neste novo single. Two stars with the circus in town pulsa com guitarras sujas, melodias grudentas e um quê de nostalgia alternativa. Tem ecos de Guided By Voices, Dinosaur Jr. e uma energia crua de garagem – a gaita no final dá um toque inesperado, quase folk. E vem mais por aí: o EP foi gravado no porão de Korpi, onde a mágica sonora acontece.
DESU TAEM, “THAT!”. “Eu estava assistindo ao YouTube recentemente, e havia um vídeo de um cara que foi atingido por um carro na rodovia. E ele subiu no ar e caiu no trânsito do outro lado e caiu direto no para-brisa de um caminhão enquanto ele estava a 70. Ele quicou como uma bola de bilhar. É assim que eu escrevo música”, avisa a turma do Desu Taem, uma banda que já andou aparecendo aqui no Pop Fantasma, e que sofre de incontinência criativa – são singles, álbuns, EPs, soltados com pouco tempo de diferença um do outro. That!, o mais recente, é indie pop metálico e garageiro de primeira, com riff podre e poderoso.
ZORIN MORRIS, “ONLY WHEN”. O som desse norte-americano parece pop adulto oitentista, ou aquelas músicas que a gente lembra que foram trilha de algum clássico do cinema lá por 1985, 1986. Os vocais, os teclados e o uso econômico da guitarra dão exatamente esse design musical para o single novo dele, Only when, uma música que ele diz ter sido feita para “transportar os ouvintes para um espaço de reflexão pacífica e otimismo”. Para dar o play e sonhar.
Foto Your 33 Black Angels: Divulgação.
Lançamentos
Radar: Melody’s Echo Chamber, Dry Cleaning, Jay Feelbender, Dust, Tortoise

Tem muitas bandas e artistas que deixam uma cordilheira de fãs saudosos – seja porque deram um tempinho, seja porque seus discos se parecem com aquelas novelas que todo mundo quer acompanhar, com evoluções, mistérios e plot twists. O Dry Cleaning é uma dessas bandas, o Melody’s Echo Chamber é outra, e o Tortoise, mais uma delas. E olha só que máximo, todas estão no Radar internacional de hoje com sons novos. Ouça e aproveite.
Texto: Ricardo Schott – Foto (Melody’s Echo Chamber): Diane Sagnier/Divulgação
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MELODY’S ECHO CHAMBER, “IN THE STARS”. Seus problemas acabaram: a francesa Melody Prochet, criadora do projeto musical Melody’s Echo Chamber, vai lançar um álbum novo sob o codinome. Unclouded está previsto para sair dia 5 de dezembro pelo selo Domino. Mais pop etéreo e influenciado pelos anos 1960 a caminho, então – ainda mais se levarmos em conta o single In the stars, que acaba de sair e já ganhou clipe, dirigido por Diane Sagnier e repleto de cenas enevoadas.
O disco que vem aí tem coprodução de Sven Wunder (Danny Brown) e participações de Reine Fiske (Dungen), além de Daniel Ögen e Love Orsa (Dina Ögon). Melody, falando sobre o disco, conta que sua música “habita, de forma incomum, a zona liminar entre o realismo e as fábulas. Mas quanto mais experiência de vida tenho, mais profundamente amo a vida e menos preciso escapar”, filosofa.
DRY CLEANING, “HIT MY HEAD ALL DAY”. Pelo jeito, a banda londrina vem disposta a mudar muita coisa em seu som no terceiro disco, Secret love, previsto para dia 9 de janeiro de 2026, com produção de Cate Le Bon. Florence Shaw (vocal), Tom Dowse (guitarra), Nick Buxton (bateria) e Lewis Maynard (baixo) voltam num clima que mistura Talking Heads e Rolling Stones no novo single, Hit my head all day. Sly & The Family Stone e seu sucesso There’s a riot going on também foram grandes inspirações para a faixa, como diz Florence.
“A música fala sobre a manipulação do corpo e da mente. A letra foi inicialmente inspirada pelo uso de desinformação nas redes sociais pela extrema direita. Existem pessoas poderosas que buscam influenciar nosso comportamento em benefício próprio: para comprar certas coisas, para votar de determinada forma. Tenho dificuldade em ler as intenções das pessoas e decidir em quem confiar, até no dia a dia. É fácil cair sob a influência de um estranho sinistro que parece um amigo”, conta ela.
JAY FEELBENDER, “BENNY’S SLEEPOVER”. Voltado para uma mescla de power pop, folk e sons ruidosos que aparecem de repente, o músico canadense Jacob Switzer montou o projeto musical Jay Feelbender e acaba de lançar o EP Benny’s sleepover – um daqueles lançamentos que basicamente tratam de temas agridoces em meio a sons melódicos e barulhentos. A faixa-título fala de uma situação estilo Garotinha Ruiva do Charlie Brown: aquele momento em que a garota que você ama vai parar no radar sentimental do seu melhor amigo. O som é formado por três minutos de catarse emocional.
DUST, “RESTLESS”. “Uma figura proeminente vagueia vagarosamente como um espectador das atrocidades de um mundo pós-capitalista”, afirma o release desse single novo do grupo pós-punk australiano Dust – e que adianta o lançamento da estreia Sky is falling, prevista para o dia 10 de outubro. Restless é uma faixa tensa, depressiva, cheia de saxofones que operam na mesma atmosfera maníaca das primeiras canções dos Psychedelic Furs – mas que vão sendo trilhados num corredor melódico bacana. Os vocais são o mais puro desespero controlado, com versos como “preciso do seu ombro / só quero ser livre”, e diálogos poéticos que parecem confortar o/a ouvinte lá pelas tantas.
TORTOISE, “WORKS AND DAYS”. Lá vem de volta um dos maiores nomes do post-rock: o Tortoise lança Touch, seu primeiro álbum em nove anos, no dia 24 de outubro. Oganesson e Layered presence já sairam em single, e agora é a vez de Works and days sair em single e também em clipe. Uma música de psicodelia leve e estileira fina, em que rock, ambient e climas eletrônicos vão se alternando – já o vídeo mostra várias cenas urbanas por um viés bem louco e despersonalizado, em que pessoas caminham pelas ruas à procura de seus próprios destinos, mas os rostos delas não são mostrados.
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Crítica
Ouvimos: Nova Twins – “Parasites & butterflies”

RESENHA: No terceiro álbum Parasites & butterflies, Nova Twins misturam rap-metal, r&b e peso noventista em faixas cheias de atitude.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 9
Gravadora: Marshall Records
Lançamento: 29 de agosto de 2025.
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Tem quem já tenha falado que Nova Twins é a mistura perfeita de Spice Girls e Rage Against The Machine – até faz sentido, mas o lance ali é mais assustador que essa combinação, em termos de norte atitudinal e peso musical. No terceiro álbum, Parasites & butterflies, há uma combinação de beleza e susto no título, e uma receita sonora própria do metalcore em faixas como Glory, Piranha e Parallel universe, além do jungle de Drip.
- Ouvimos: The New Eves – The New Eve is rising
Aliás, quase todo o disco é baseado numa receita certeira de rap-metal para rodas de pogo. Que rende também proximidades com o r&b nas ótimas Soprano (pop do mal, pesado e distorcido, que lembra o peso dos anos 1990), Monster e Sandman. Ou em Hide & seek, um dos raros momentos não tão interessantes do álbum, marcada pelo empoderamento e pelos versos espertos na letra (“você não pode me pegar / eu corro, você me segue”).
Das experimentações realizadas por Amy Love e Georgia South, as que mais chamam a atenção são a vibe Body Count de N.O.V.A., o metal-gospel de Hummingbird (a melhor do disco) e a auto-homenagem do funk-house-metal Black roses. Tudo é feito com tanta personalidade que em vários momentos de Parasites & butterflies, as duas poderiam descambar para o nu-metal ou algo parecido. Acaba não rolando porque, no rolé das Nova Twins, só vale peso quando tem memória e balanço. Felizmente.
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Crítica
Ouvimos: David Byrne – “Who is the sky?”

RESENHA: David Byrne lança Who is the sky?, disco irregular mas envolvente, entre boas histórias, ecos de XTC e Beatles e momentos de otimismo.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 7,5
Gravadora: Matador
Lançamento: 5 de setembro de 2025
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Falando em primeira pessoa: tive sentimentos conflitantes ouvindo este Who is the sky?, novo disco de David Byrne gravado ao lado da Ghost Train Orchestra. Vi isso consultando minhas anotações (sim, eu ouço discos anotando, à mão). Por exemplo: não pude deixar de exclamar um animado “caralho, que foda isso!” ao lado de I met the Buddah at a downtown party, uma canção bonitinha que Byrne fez contando a história de um sujeito que viu Buda cometendo excessos numa festa.
David Byrne sempre foi bom contando histórias, desde o comecinho dos Talking Heads – e sempre foi bom em achar o melhor caminho para fazer com que elas chegassem ao público. Só que lá pelas tantas bateu um certo ranço: será que Who is the the sky? é tudo isso aí mesmo? E o “pensa bem” veio acompanhado de algumas constatações. Uma delas é a de que mesmo o que há de bom em Who is the sky? soa meio repetido: Byrne parece ter se inspirado MUITO em Day in, day out, do XTC, para fazer When we are singing, e juntou elementos de She’s leaving home, dos Beatles, em A door called no. O tipo de coisa que você talvez desculparia no Oasis, mas aqui não rola.
Tem as letras: Who is the sky?, na real, varia entre o otimismo e o papo de coach. Isso rola quando Byrne fala sobre as portas fechadas da vida (A door called no), sobre como a criatividade das pessoas vai sendo podada (Don’t be like that) e até sobre como as paredes de um apartamento podem contar histórias (My apartment is my friend). Na real, fica até a expectativa de que Byrne aprofunde o discurso de boa parte dessas letras em algum outro canto – numa entrevista, numa newsletter, ou sei lá o quê – porque são histórias que, ao jogarem a bola para o/a ouvinte concluir, soam incompletas. Aliás, essa incompletude é comum a vários discos de Byrne, com boas ideias que atiram para vários lados.
- Ouvimos: The Who – Live at The Oval 1971
Como artista solo, Byrne nunca perdeu a vibe maníaca que ele desenvolveu na época dos Talking Heads – uma coisa de brincar com os próprios sentimentos, sensações e constrangimentos, e jogar tudo nas músicas. É o que surge na vibe comemorativa de Everybody laughs, e também nas lembranças de Beatles e Wings de When we are singing e The avant garde. O ragga The truth mexe numa ferida aberta universal (“a verdade é a última coisa que um homem quer ouvir”, diz a letra) e acaba deixando o otimismo de lado para bater forte. Tem ainda o folk beatle-beachboy She explain things to me e a latinesca What’s the reason for it? (com Hayley Williams), que mantêm o astral do disco – e funcionam bem.
Byrne é sempre um bom encantador de serpentes: você passa até por cima das falhas de Who is the sky?, e de um certo ranço pessoal com a figura proeminente-àààà-beça dele, porque fica bem difícil resistir a um disco que, em 2025, tem evocações do XTC. Ou porque o clima pastoril de algumas músicas acaba ganhando. E isso tudo, ainda que você estivesse esperando ver alguma estrutura sendo abalada com um disco novo dele – aliás, vale citar que o próprio Byrne, no release de lançamento, explica que o principal assunto de Who is the sky?, é ele próprio, suas circunstâncias e trabalhos colaborativos.
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