Lembra do clássico Physical graffiti, do Led Zeppelin, do qual falamos em nossa seção de “várias coisas que você já sabia sobre…” em 28 de fevereiro do ano passado (opa, faz um ano amanhã)? Pouco antes do disco duplo do Led, lançado em 1975, chegar às lojas, começou a acontecer um monte de cagadas com a banda.

Dois anos antes do disco, no meio da tour de Houses of the holy (1973), o Led Zeppelin estava bastante abalado. Depois de uma minitemporada de três dias no Madison Square Garden, em Nova York, em julho (que deu origem ao filme e LP duplo The song remains the same, de 1976), sumiram 200 mil dólares do hotel em que a banda estava hospedada.

O cara quieto do Led, o baixista John Paul Jones, sentiu bastante o baque da turnê tensa de Houses, a ponto de pedir para sair. John, casado e com filhos, estava meio puto com o desregramento da banda no que dizia respeito a groupies e drogas. Peter Grant, empresário do grupo, manteve o baixista após decretar que as turnês seriam avisadas com mais antecedência e não pegariam a época de férias escolares.

Jones, por sinal, chegou nessa época a fazer participações em discos da estrela do glam rock Jobriath e da cantora Madeline Bell – com ela, chegou a aparecer na TV. Teve coisa pior: Robert Plant pensou em dar uma de Rod Stewart e fazer carreira solo paralela. Teve que ser delicadamente convencido a não fazer isso por Peter Grant, que estava negociando grana com a Atlantic, gravadora da banda, e não podia nem pensar na hipótese de a empresa desconfiar que a banda poderia fazer água.

O único integrante do Led que fez coisas sozinho nessa época foi justamente Jimmy Page que, você deve saber, passou anos trabalhando na trilha de Lucifer rising, filme de Kenneth Anger (já até falamos disso algumas vezes). O diretor queria 40 minutos de música e o guitarrista do Led entregou só vinte. O dois brigaram e Anger já declarou publicamente que jogou uma praga no músico. Muitos anos depois, Page lançou sua trilha do filme em disco.

A temporada de “várias coisas que você sabia sobre…” recomeça semana que vem. Por enquanto você ouve Physical graffiti aí.