Todo mundo entra em estado de tensão quando começa a vinheta do Plantão da Globo. Os plantões da emissora têm sido desde 1992 acompanhados por uma vinheta em que aparecem microfones em torno de um globo (sacaram?). A música foi composta por João Nabuco, que ganhou um concurso dentro da emissora.

Basta essa imagem do Plantão da Globo aparecer para todo mundo ficar BEM nervoso. O que aliás é justificado, já que acontecimentos como o 11 de setembro, a liberação das vacinas contra o coronavírus no Brasil e o depoimento do presidente Luís Inácio Lula da Silva à Operação Lava-Jato chegaram a público justamente quando essa vinheta apareceu. Aliás, muita gente não se recorda, mas o plantão até 1991 era anunciado apenas com o slide do jornal que estivesse para ser apresentado mais próximo da tal “notícia extra”. Honestamente era um tantinho mais assustador.

>>> Veja também no POP FANTASMA: O remake em espanhol de Vale Tudo, da Globo

Olha aí uma cronologia dessas vinhetas, desde os anos 1980.

Tem uma notícia, digamos, mais impressionante em relação ao plantão da Globo. Se você não sabe, existe uma maneira de descobrir sobre o que falava CADA INTERRRUPÇÃO DA PROGRAMAÇÃO DA GLOBO para que entrasse a vinheta. Isso porque uma turma ligada a um site de fandom da emissora está fazendo essa pesquisa. E vai em cada vinheta para descobrir qual a razão de cada uma delas.

Até o momento, diz o site, a primeira vinheta catalogada foi no dia 26 de abril de 1991. Mas foi a última no padrão slide, exibida durante o Globo Repórter e mostrava a prisão de Diego Maradona por porte de cocaína. Tá no YouTube.

>>> Veja também no POP FANTASMA: Aquele fim de noite da Globo que dava medo