Sabe quando sua música preferida ganha um clipe horroroso? Digamos que essa sensação mal acontece quando se dá uma olhada no clipe da melhor (opinião do POP FANTASMA) música dos Pixies, Velouria. Até porque o que a banda com a canção fez mal pode ser chamado de clipe. Saca só.

Presente no repertório do disco Bossanova, de 1990, Velouria foi o primeiro single do álbum. Fez sucesso na Inglaterra, onde chegou ao Top 40. Se você nunca tinha visto esse clipe (passou, segundo testemunhas, em programas apresentados pelo mestre Kid Vinil na MTV) é só isso aí mesmo: Black Francis, Kim Deal, David Lovering e Joey Santiago correndo – e tentando manter-se de pé – numa pedreira em câmera lentíssima. Não havia mais nada.

A postura dos Pixies, diga-se de passagem, tinha BASTANTE a ver com o que se esperava da banda. Líder do grupo, Black Francis não era nada favorável a dublar músicas e o grupo não amava loucamente fazer clipes.

Para Dig for fire, outra canção de Bossanova, produziram uma espécie de road movie surrealista, que mostrava o grupo se dirigindo a um estádio em Amsterdã para gravar ao vivo outro clipe: o da curtíssima Allison.

Essa maluquice que a banda fez com Velouria teve uma, aham, explicação. Com o sucesso do single, a banda foi convidada a ir ao Top of the pops, paradão britânico televisivo capaz de mudar a vida de qualquer grupo, desde os anos 1970. Só que o programa tinha uma regra: qualquer música que fosse executada ao vivo lá teria que ter um clipe.

A banda resolveu o problema GRAVANDO A SI PRÓPRIA descendo uma pedreira em Manchester. A filmagem que você vê no vídeo durou 23 segundos (tempo suficiente para a banda alcançar a câmera ligada no automático). Depois o grupo pôs tudo em extremo slow motion para que durasse todo o tempo da canção.

“Nós não gostamos desse negócio de dublar, sincronizar. Essa é a única regra que realmente tivemos. E sim, eles queriam um vídeo. Para Velouria eles queriam um maldito vídeo, então fizemos um vídeo. E nós não tivemos filmagens suficientes, então diminuímos a velocidade. Foi isso”, resumiu o guitarrista Joey Santiago em um papo com o site Versopolis.

Claro que alguém resolveu subir o clipe em tempo real. Pega aí.

E olha que legal os Pixies tocando a música ao vivo no estúdio da MTV, em 1990.

Ah, sim, os Pixies nunca apresentaram Velouria no Top of the pops.

Mais Pixies no POP FANTASMA aqui.