O desenhista de quadrinhos e ilustrador americano Overton Loyd é quase tão importante para a história do Parliament (grupo de funk e soul liderado pelo mago George Clinton) quanto os próprios músicos da banda. Nascido em 1954 em Detroit, Overton começou pintando murais lá, até que em 1976 mudou-se para Nova York. Conheceu Clinton por intermédio de um colega de quando trabalhava como artista residente de um hotel em sua cidade natal.

Com sua chegada na turma do Parliament e do Funkadelic, as duas bandas de Clinton, a trupe passou a contar com dois artistas plásticos, já que Pedro Bell era o responsável pelos visuais do segundo grupo. Overton passou a bolar as capas futuristas do Parliament, um grupo um tantinho mais formal que o Funkadelic.

Ficaram na memória dos fãs capas como a do conceitual Funkentelechy vs. the Placebo Syndrome (1977), inspirada por um desenho que Overton havia feito de Clinton com um nariz de palhaço. Ou a de GloryHallaStoopid (Pin the tale on the funky) (1979), que Loyd fez uma HQ em formato de botão de flor (!), que ocupou uma das artes do álbum. Pelas mãos dele, o grupo passou a adquirir outras formas de comunicação e a falar com outros tipos de público.

Overton Loyd: Parliament em desenho animado

 

Overton teve oportunidade de mostrar outros tipos de talentos no trabalho com Clinton: fez figurinos de turnês, clipes, capas de livros ligados ao universo do músico e até mesmo animações para propagandas de discos. Olha aí os comerciais do álbum Motor booty affair, de 1979.

O desenhista ainda fez comerciais para outros álbuns do Parliament, entre eles Funkentelechy Vs. The Placebo Syndrome (1977) e GloryHallaStoopid (Pin the tale on the funky) (1979). O canal Reelblack, que postou os dois comerciais, conta que foram baseados em animações que eram usadas nos shows do grupo.

A história de Overton com a turma de Clinton ainda vem durando. Em 2018, Clinton disse que o desenhista ainda morava bem pertinho do músico, dentro de sua propriedade na Flórida. Na época, o Parliament lançava seu (já perdi a conta)º disco, Medicaid Fraud Dogg, com capa de Overton.

Via Lambier Comiclopedia