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Crítica

Ouvimos: Waterboarding School, “The little sports mirror”

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Ouvimos: Waterboarding School, “The little sports mirror”

O Waterboarding School, essa banda sueca de nome sarcástico (“escola do afogamento simulado”?) mostra um certo lado surfístico em seu terceiro álbum, The little sports mirror. Mas o principal é que se trata de um legítimo grupo de garagem, com pretensões musicais que vão do bubblegum ao pré-punk. Long gone, na abertura, é grudenta e sessentista, e dissonante como se tudo fosse se desfazer a qualquer momento – a guitarra dá um andamento quase samba-rock, quase bossa para a faixa.

O disco prossegue com rock garageiro de alma folk (Waving), punk anos 1970 influenciado pela coletânea Nuggets (Bye now, com um órgão maravilhoso de tão sujo, e referências que unem Ramones, The Who e Damned) e canções ágeis de filiação beatle (In the morning e You got to go). No final, Pool of blood remete à faceta do pós-punk que se deixava influenciar pelos anos 1960. Meadows vai na mesma linha, mas com tom sombrio. E Smiling faces encerra tudo unindo Beatles, Rolling Stones e Kinks, só que tudo com alma punk. Conheça correndo.

Nota: 8
Gravadora: Independente
Lançamento: 29 de novembro de 2024

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Crítica

Ouvimos: Samia, “Bloodless”

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Ouvimos: Samia, “Bloodless”

A poesia de Samia é bastante crua, chegando a lembrar Kurt Cobain, ou algo bem punk, em alguns momentos. Seu terceiro álbum não se chama Bloodless à toa – a chave de compreensão para o álbum é a chamada mutilação do gado com drenagem total de sangue (se você não se recorda, era o que diziam que o lendário Chupacabra fazia em animais como ovelhas, bois e cavalos. Tanto que, após uma vinheta em que se ouvem passos e ruídos indistinguíveis, surge a verdadeira primeira faixa do álbum, Bovine excision, rock noventista com alma folk, que usa a imagem da drenagem sanguínea para falar de sentimentos que se esvaziam.

Essa sensação de vazio perpassa vários momentos de Bloodless, basicamente um disco variando entre os anos 1970 e 1990, entre o soft rock e uma vibe pesada – ou entre o som de quarto e as gravações em estúdios-resort, que estavam na moda lá por 1977, 1978. Hole in a frame é basicamente uma fábula sobre ausência (soft rock com guitarra, violão e bateria abafada, setentista). Lizard é pop adulto dançante e ruidoso que usa imagens mórbidas para falar sobre tesão. Fair game investe em tons agridoces e em folk-rock, e em versos inconclusivos e bem estranhos (“você pode sair numa noite quente e bater palmas / mas você não terá seu sangue de volta”).

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Até mesmo numa música bem curta, o bittersweet de quarto Craziest person, de pouco mais de 1 minuto, Samia trata de meter um pouco de ausência e sarcasmo na história – afinal, o papo é sobre alguém que procura sempre estar ao lado da pessoa mais louca da sala, porque prefere ouvir os problemas dela “do que me preocupar com o que devo fazer”. Um conceito que aproxima Bloodless de um pop ligado ao punk, e de um folk ligado à estranheza – como em Carousel, que tem algo de Breeders e Mazzy Star, e ainda termina de forma bem ruidosa.

Mesmo quando parece dançante, como em North poles, Samia dá um jeito de dificultar um pouco as coisas. Mas para facilitar, o folk climático de Proof e o rock gostosinho de Sacred são o tipo de música feita para as rádios de perfil adulto. No geral, Bloodless traz uma música pop bem desbravadora, e que vale conhecer.

Nota: 8,5
Gravadora: Grand Jury Music
Lançamento: 25 de abril de 2025.

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Ouvimos: Car Seat Headrest, “The scholars”

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Ouvimos: Car Seat Headrest, “The scholars”

Existe um componente autobiográfico no novo disco do Car Seat Headrest, a ópera-rock The scholars. Will Toledo, o homem por trás do conceito do grupo, passou a ter vários problemas de saúde após pegar covid longa – se a falta de shows da pandemia já inviabilizava a banda, começou a ficar difícil para Will levantar da cama. O quarto álbum da banda, o experimental, eletrônico e sarcástico Making a door less open (2020), foi prejudicado pelo isolamento. Uma das armas que o CSH levou adiante nessa época foi um Patreon pelo qual liberava gravações inéditas e live sessions para assinantes.

Dando uma de psicólogo de botequim, dá até para imaginar que as experiências ruins vividas por ele nos últimos cinco anos levaram Will a se dedicar a uma ópera-rock com subtexto espiritualista (“uma narrativa solta de vida, morte e renascimento”), que passa por tags como religião, espiritismo, poderes de cura, vida queer, textos bíblicos e o dia a dia numa universidade fictícia (a Parnassus). Num papo com a Exclaim!, Will revelou que ter tido covid mudou bastante sua vida, e que o abalo em todas as suas estruturas foi inevitável – como se ter fé ou acreditar na ciência não demarcassem muito território daí para a frente.

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Essas experiências todas juntas rondam The scholars, um disco que funciona mais como um álbum conceitual do que como uma ópera-rock com começo, meio e fim – o próprio Will disse que preferiu valorizar canções do que manter tudo obedecendo a uma história completa. Os personagens do disco, alunos e professores da faculdade, vão aparecendo aos poucos, e assumindo diferentes papéis na história. Uma delas é Rosa, a personagem do single Gethsemane (de 11 minutos). Ela estuda medicina, tem poderes sobrenaturais e já trouxe um paciente morto de volta à vida. Um outro detalhe: pela primeira vez na história do Car Seat Headrest, todos os integrantes da banda contribuíram com ideias para as músicas – e todas as faixas são creditadas à banda.

The scholars não é um disco de conceito fácil. Aliás, vale dizer que nos últimos tempos o CSH tem conseguido fazer sucesso na salada de músicas curtas do Tik Tok, e mesmo assim o grupo não se animou a compor pensando na rede de vídeos. O que importa é que a banda se cercou de referências musicais brilhantes e entrega um disco que realmente é trilhado no corredor das óperas-rock, cabendo uma mistura pouco usual de Peter Gabriel e Hüsker Dü no punk com alma folk CCF (I’m gonna stay with you), por exemplo. Ou a mescla de acordes poderosos na linha do The Who e de grandiloquências na onda do Queen em Gethsemane.

O som do The scholars pende mais para o pós-punk do que para o progressivo. Em Devereaux, surgem ecos de The Cars e The Police, enquanto The catastrophe (Good luck with that, man) evoca uma energia de bardo punk à la New Model Army. Já Equals traz distorções que remetem a Iggy Pop e David Bowie. Com seus onze minutos, Reality se aproxima mais de uma canção longa do que de uma suíte cheia de movimentos. Ainda assim, é um caldeirão de referências: começa com um violão que remete a Wish you were here, do Pink Floyd, passa por um clima de balada indie-shoegaze à la Radiohead e termina com um arranjo de metais.

Um verdadeiro corpo estranho em The scholars é Planet desperation, faixa de 18 minutos que parece mais um storytelling musicado do que uma música propriamente dita — e que talvez funcionasse melhor dividida em duas ou três partes. A narrativa, mais presente que a música, fala da invasão de uma faculdade de palhaços ao campo da Parnassus, culminando no envenenamento de um dos reitores. É aquele tipo de momento criado para sinalizar que a história está se encaminhando para o desfecho, como The trial em The wall (Pink Floyd) ou We’re not gonna take it em Tommy (The Who) — e também um ponto de risco: se algo sai do trilho, tudo pode ruir. Não ruiu, mas são dezoito minutos irregulares, com passagens musicalmente interessantes (como a introdução com clima marcial) e outras que beiram o tédio.

The scholars encerra com um noise-rock 60’s, True/false lover, que tem algo de The Cars e algo dos Beatles de Taxman, e cuja letra (não vou contar o fim) mostra que havia algo de bem estranho e obscuro em toda a história do disco. Na real, nos dias de hoje, é até um alívio que um disco deixe mais dúvidas do que certezas – já que todas as certezas podem cair por terra, como rolou em 2020. E essa incerteza sempre foi o combustível do Car Seat Headrest.

Nota: 8,5
Gravadora: Matador Records
Lançamento: 2 de maio de 2025

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Ouvimos: Sunflower Bean, “Mortal primetime”

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Ouvimos: Sunflower Bean, “Mortal primetime”

Existem bandas que são mais lembradas pelos cavalos de pau que deram ao longo de suas carreiras. Os Mutantes foram do tropicalismo ao rock pauleira (e depois ao progressivo) em seis discos. O Ultravox foi do punk e do glam rock ao tecnopop em poucos anos. O Depeche Mode começou alegrinho e virou um grupo eletrônico e sombrio. O Sunflower Bean, em sua curta discografia, passou por glam rock, soft rock, indie pop, indie rock britânico oitentista e metal.

Nem sempre as mudanças davam tão certo. O EP Shake, lançado no ano passado, por exemplo, dava uma baita saudade dos tempos do hit I was a fool – aquele, que lembrava Fleetwood Mac. No caso do novo disco, o bom Mortal primetime, parece que o Sunflower Bean descobriu uma maneira de juntar todas as facetas de sua discografia. E achou uma maneira de fazer um álbum funcionar como um relato pessoal de tudo que a banda viveu até agora.

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O lado safadinho de Julia Cummings (baixo e voz), Olive Faber (bateria) e Nick Kivien (guitarra) manda bala na abertura, com o glam rock Champagne taste, cheio de sacanagem e sensualidade na letra, e evocando Iggy Pop, Hole e Fleetwood Mac na melodia. Nothing romantic bate fundo no lado trevas da banda (exposto também na capa), parecendo uma mistura dos já citados Hole e Fleetwood Mac com nada menos que o Heart. There’s a part I can’t get back tem clima baladeiro de anos 1970 e peso de anos 1990.

Encerrando o disco, a surpresa é a presença de um shoegaze, Sunshine, com parede de guitarras e vocal enevoado dos melhores. E várias canções mostram que rock pauleira no estilo do Slade, do Sweet e do Mötley Crüe estão na playlist do grupo. Só que entre uma faixa e outra, Mortal é um disco basicamente setentista e, na maior parte do tempo, californiano. E essa talvez seja de verdade a cara que vai marcar a banda daqui pra frente, como condiz a um grupo que, mesmo pesando nas guitarras, sempre esteve mais para o bastante citado Fleetwood Mac do que para Ramones ou grunge.

Essa equação surge acrescida de outros detalhes, como as evocações a Bee Gees e Supertramp em Waiting for the rain, e as lembranças de Carole King, Joni Mitchell e James Taylor em Shooting star e Take out your insides. Além de canções delicadas e tristonhas que dão a entender que algum amigo brasileiro deu as trilhas internacionais das novelas Coração alado e Os gigantes pro trio, como rola em Please rewind e I knew love. No geral, qualquer disco do Sunflower Bean parece ser de transição para alguma outra fase – mas Mortal primetime, de todos os álbuns do trio até o momento, é o mais fixado no chão.

Nota: 8,5
Gravadora: Lucky Number Music Limited
Lançamento: 25 de abril de 2025.

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