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Crítica

Ouvimos: Julie, “My anti-aircraft friend”

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Ouvimos: Julie, “My anti-aircraft friend”
  • My anti-aircraft friend é o primeiro álbum da banda norte-americana Julie. O grupo existe desde 2019, vem de Orange County (Califórnia) e é formado por Keyan Pourzand (voz, guitarra), Alexandria Elizabeth (voz, baixo) e Dillon Lee (bateria).
  • Traduzido para o português, o nome do disco do Julie dá um ótimo trocadilho: “meu amigo anti-aéreo”.
  • Além da música, os três são artistas visuais e responsabilizam-se pela arte do grupo – inclusive a capa do álbum, feita em trio. “Qualquer coisa criativa que tenha a ver com a banda é criada por nós três. Então já parece que estamos fazendo arte metade do tempo de qualquer maneira”, contaram ao site Dork.
  • “Eu nunca penso realmente sobre o que faz um ótimo álbum de ‘estreia’, apenas sobre o que faz um ótimo álbum. Então não tenho tanta certeza. A maioria dos meus álbuns favoritos não são estreias”, diz Alexandria, quando perguntada sobre qual a receita por trás da estreia do grupo.

Considerados uma novíssima banda de shoegaze (resenhas apontam influências de Sonic Youth, My Bloody Valentine e Swervedrive no som deles), os norte-americanos do Julie são bem mais do que isso. Revelado pelos fãs (e para os fãs) em redes como tik tok e Instagram, o trio volta com classe às noções antigas de rock alternativo e trilha seu álbum de estreia, My anti-aircraft friend, no corredor dos “novos Nirvanas” que eram contratados pelas grandes gravadoras lá por 1992.

Muita coisa do álbum tem o mesmo senso de música-feita-com-microfonias de álbuns como Daydream nation e Goo, do Sonic Youth – a abertura com Catalogue, por exemplo. E certas coisas lembram bastante o lado mais sinistro do grunge – faixas como Tenebrist e Clairbourne practice soam como uma releitura mais adocicada de bandas como Tad e Melvins.

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Já em outros momentos, fica claro que sem a audição de discos como Bleach (1989) e In utero (1993), do próprio Nirvana, muita coisa ali não teria sido feita. Em especial no caso das faixas Knob, I’ll cook my own meals, Piano instrumental e Thread, stitch, que soam como reviradas particulares no lado mais sinistro e quase stoner do grupo de Seattle – o de músicas lado-Z como Sifting e Paper cuts, do Bleach. O tom nu e cru de várias letras do ábum lembra também bastante o estilo de Kurt Cobain – por acaso, dois integrantes do grupo, Alexandria Elizabeth (voz e baixo) e Dillon Lee (bateria) são ilustradores, profissão na qual Kurt se metia às vezes.

Lendo esse texto, fica a impressão de que o Julie é uma banda sem identidade. De jeito nenhum: My anti-aircraft friend é um dos álbuns mais animadores do ano, o disco que muita gente precisa ouvir para voltar a acreditar no rock, numa época em que álbuns do estilo são recebidos com bem menos paciência por vários jornalistas do que lançamentos de hip hop ou música pop. Até para unir influências (coisa que a geração anos 1990 do rock cresceu fazendo com a turma dos anos 1970 e 1980), você tem que ter sua marca pessoal, para não entrar para o cordão dos imitadores. O Julie faz essa fusão de referências direitinho.

Para citar mais um nome importante da onda de Seattle, o Julie faz em 2024 com os anos 1990 o que o Soundgarden fazia em 1994 com os anos 1970. E no primeiro álbum. Vale muito ouvir.

Nota: 10
Gravadora: Atlantic

Crítica

Ouvimos: John Fogerty – “Legacy: The Creedence Clearwater Revival years (John’s version)”

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John Fogerty, aos 80 anos, recupera direitos das músicas de sua ex-banda Creedence Clearwater Revival e relança vinte clássicos em versões idênticas às originais.

RESENHA: John Fogerty, aos 80 anos, recupera direitos das músicas de sua ex-banda Creedence Clearwater Revival e relança vinte clássicos em versões idênticas às originais.

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Aos 80 anos, John Fogerty, ex-vocalista, guitarrista, compositor e déspota do Creedence Clearwater Revival, conseguiu ganhar finalmente todos os direitos sobre suas composições da época do grupo – sim, porque todos os hits autorais da banda foram compostos por ele. Para comemorar, o músico decidiu regravar 20 canções do CCR na base da “versão do John”.

Na prática, são substituições, e não versões. Em Legacy: The Creedence Clearwater Revival years (John’s version) Fogerty revisitou canções como Have you ever seen the rain, Born on the bayou, Proud Mary, Lodi, Who’ll stop the rain, Green river e Fortunate son em leituras quase 100% iguais aos originais – em timbres, arranjos, detalhes e até gritos e uivos. Facilita o fato da voz de John estar igualzinha a antigamente. Detalhe: até no Bandcamp as músicas novas estão – visão, o cara tem.

  • Ouvimos: The Doobie Brothers – Walk this road
  • Ouvimos: Faces – Faces at the BBC: Complete BBC concert and session recordings 1970-1973

Alguma diferença do original? Bom, Long as I can see the light teve uma pequena mudança de tom, Have you ever seen the rain teve mudanças discretas nas linhas vocais do refrão, e de modo geral todas as músicas ganharam mais peso na bateria e nas guitarras – mas praticamente tudo soa como os originais dos anos 1960 e 1970 remixados ou remasterizados.

De modo geral, não é um lançamento dos mais úteis para fãs antigos – serve mais como um demarcador de independência, já que John oferece aos fãs as versões gravadas por ele. O complicado é entender como se comportar diante de um lançamento que reembala o material oldies e apenas isso. Acaba tendo mais graça ouvir os antigos álbuns do Creedence.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 7
Gravadora: Concord
Lançamento: 22 de agosto de 2025

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Crítica

Ouvimos: Thistle. – “It’s nice to see you, stranger” (EP)

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Thistle., da Inglaterra, une grunge e shoegaze em It’s nice to see you, stranger, EP coeso que ecoa Nirvana, Dinosaur Jr e My Bloody Valentine.

RESENHA: Thistle., da Inglaterra, une grunge e shoegaze em It’s nice to see you, stranger, EP coeso que ecoa Nirvana, Dinosaur Jr e My Bloody Valentine.

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Vindo de Northhampton, Inglaterra, o Thistle. (sim, existe um ponto após o nome do grupo) tem uma onda grunge + shoegaze séria no seu som – a ponto de, numa audição inicial, ser possível imaginar que a banda vem dos cafundós dos Estados Unidos. Num papo com a newsletter First Revival, eles citam o Nirvana como sua banda grunge favorita, e um dos integrantes diz não ter se entusiasmado especialmente com o shoegaze quando descobriu o estilo.

Um outro detalhe sobre o EP It’s nice to see you, stranger é que o grupo precisou de quase um ano para gravá-lo, já que cada integrante tem seu trabalho e ninguém pediu folgas. “Por isso é que ele é um EP, e não um álbum”, afirmam. Soa estranho descobrir isso, já que as cinco faixas do disco têm peso, coesão e emanações que vão de Nirvana e Dinosaur Jr a Idlewild e The Cure. Cobble/mind funde barulho, melodia e vocais doces, enterrados na música. A faixa-título volta aos anos 1990 e faz lembrar My Bloody Valentine e Sonic Youth. Fleur rouge abusa da beleza triste, com guitarras melódicas e passagens bem ruidosas, do meio para o fim.

No final, o Thistle. adere a um punk repleto de guitarras emparedadas e sensações turvas, em Holy hill, e faz a melhor fusão grungegaze do EP, com Wishing coin. Ouça.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8,5
Gravadora: Venn Records
Lançamento: 4 de julho de 2025.

  • Ouvimos: Water From Your Eyes – It’s a beautiful place
  • Ouvimos: Superchunk – Songs in the key of yikes

 

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Crítica

Ouvimos: Camaelônica – “Eletrotropical”

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Camaleônica mistura samba, rock, macumba e psicodelia em Eletrotropical, disco pesado e cheio de invocações.

RESENHA: Camaleônica mistura samba, rock, macumba e psicodelia em Eletrotropical, disco pesado e cheio de invocações.

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“Rock, macumba e samba”, trio de referências que embandeira o som do Camaleônica, pode querer dizer muita coisa – pode afirmar inclusive que a banda apenas revisita sons dos anos 1990 (Planet Hemp, Chico Science, O Rappa) e mais nada. Eletrotropical, primeiro disco de Felipe Dantas e Fernando Reis – os dois do grupo-dupla – faz qualquer ideia preconcebida cair por terra quando se percebe que a vocação do grupo é para um experimentalismo que faz tudo soar bem palpável e pesado no som deles.

A música de Felipe e Fernando soa mais como um retropicalismo pesado e turbinado, que une samba, umbanda e rock psicodélico na faixa-título, além de jazz, rock e afrosambas em Capoeira. Rola uma mescla de samba, reggae e grunge em Maravilhoso e Caprichoso. Nessa última, a percussão é forte e os tambores são tocados com raiva. E falando nisso, Língua e revolta é axé, MPB e ódio pulsando contra apagamentos históricos (“quem é você pra me dizer aqui / que eu não sou ninguém?”).

Muito de Eletrotropical são invocações – canções em que melodia, letra, percussão e indignação (e guitarras) unem-se quase numa mesma massa. No samba psicodélico e pesado de Boa noite, por exemplo, coaches, big techs e exploradores do trabalho alheio são cozidos no mesmo caldeirão a partir de raízes e histórias (“toda malandragem será perdoada/ tudo que delira, toda vadiagem”). Geral abre com vocal solitário pedindo “muita luz, saúde e axé pra geral”, e vai seguindo com tristeza herdada do blues, guitarras e percussões.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8,5
Gravadora: Fliperama Lab
Lançamento: 27 de junho de 2025.

  • Ouvimos: Vandal – Vidah (EP)
  • Ouvimos: Jangada Pirata – Sal de casa

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