Connect with us

Crítica

Ouvimos: Jah Wobble, “A brief history of now”

Published

on

Ouvimos: Jah Wobble, "A brief history of now"
  • John Joseph Wardle, ou Jah Wobble, era o baixista original do Public Image Ltd, banda que John Lydon teve após o fim dos Sex Pistols. Jah deixou a banda depois de dois álbuns e desenvolveu uma carreira solo bem prolífica. Só em 2023 foram três álbuns: The bus routes of South London, Thames symphony e este A brief history of now.
  • A brief history of now traz Wobble compondo e tocando com o guitarrista Jon Klein (Siouxsie & the Banshees). Com Klein, Jah já havia feito também uma versão própria de Metal box, o segundo LP do Pil, Metal Box: Rebuilt in dub, lançada ano passado.
  • Fizemos um episódio do nosso podcast Pop Fantasma Documento sobre o começo do PiL.

Há cantores e artistas que, quando rola uma música deles, parece que determinada década, ou determinado período da cultura pop nunca vai passar – tipo quando você lembra do lado cocota da disco music ao ouvir Rumours, do Fleetwood Mac, ou da barafunda neohippie oitentista quando ouve Lô Borges e Beto Guedes. O britânico Jah Wobble faz uma turma enorme se lembrar até hoje do que havia de adoração ao reggae, ao dub e até ao rock progressivo no pós-punk. Foi um período que durou o suficiente para apresentar bandas como The Slits e Gang Of Four ao mundo, e que ajudou a formatar Talking Heads e a própria banda da qual Wobble veio, o Public Image Ltd. A existência de Wobble deve perturbar até hoje John Lydon, criador do PiL.

Wobble é o típico artista que não cabe em números: não é o maior vendedor de discos do mundo, está longe de ser um nomão extremamente lembrado, mas o que ele fez, vale até hoje. E movimentou cifras: muitas bandas bem-sucedidas de rock brasileiro dos anos 1980 dariam um braço ou uma perna para fazerem algo como os dois primeiros álbuns do PiL, First issue (1978) e Metal box (1979), ou álbuns solo do baixista, como The legend lives on… Jah Wobble in “Betrayal” (1980) e Bedroom album (1982). Ecos do seu baixo bem marcado, valendo como melodias dentro da melodia, podem ser achados em canções da Legião Urbana (A dança) e em discos de grupos mais underground do Brasil. E igualmente seu desempenho no instrumento pode ser considerado precursor das estilingadas de Flea, dos Red Hot Chili Peppers.

Um dos três álbuns que Wobble lançou até o momento em 2023, A brief history of now dá um tempo no experimentalismo e volta ao pós-punk, só que filtrado de maneira conceitual, em doze faixas que dão sensação de distopia. São floreios de baixo, vocais falados à maneira de No love lost, do Joy Division, críticas aos Estados Unidos, um certo clima de narração jornalística, uma grande onda musical herdada do krautrock.

Em meio ao tom robótico, refrãos e melodias que emocionam, como em Last exit, Wrong side of the line, 80 beats per minute e Fashion world. Tudo entremeado com o lado sinistro da quase heavy metal SOO 135, do reggae-dub fúnebre I am, I am, I am, e da loureedófila Driving. A curiosidade é o pós-punk dançante e latinesco da faixa-título, que lembra Low rider, do War, e é cantada em parte em espanhol – e, em versos e falas, acrescenta na receita mais inconformismo e anti-imperialismo. Ouça e entenda o mundo de agora.

Gravadora: Cleopatra
Nota: 9

Foto: Reprodução da capa do álbum

Crítica

Ouvimos: Skunk Anansie – “The painful truth”

Published

on

Ouvimos: Skunk Anansie, "The painful truth"

RESENHA: Skunk Anansie encara o caos, o etarismo e a dor em The painful truth, disco intenso que mistura punk, grunge, no wave e neo soul.

  • Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.

“Uma artista é uma artista / e ela não para de ser uma artista / porque ela é velha, sabe? / ela não arregaça as mangas / pega seu porta-retratos e vai embora / larga a caneta e coloca o chapéu / por causa da menopausa (…) / uma artista é uma artista / até que a morte nos faça partir”.

Poucas letras atuais falam mais profundamente a respeito de questões vitais no dia a dia do showbusiness (etarismo, machismo, expectativas da crítica, do mercado e do público) do que An artist is an artist, punk-rap que abre The painful truth, disco novo do Skunk Anansie, destacando os vocais ágeis e carismáticos da vocalista Skin. Trata-se de uma banda britânica dos anos 1990, com som mais associável ao pós-grunge e ao metal alternativo, que sempre foi meio desgarrada em relação a seus pares britânicos – volta e meia era incluída num saco de gatos chamado britrock, em oposição à turma mais viável comercialmente do britpop.

Leia também:

  • No nosso podcast, Oasis da pré-história ao começo da oasismania.
  • Blur entre 1993 e 1997 na volta do nosso podcast.
  • Ouvimos: Blur – Live at Wembley Stadium.
  • O som de 1994: descubra agora!

Lançado após tempos difíceis nas internas do grupo (o baterista Mark Richardson recupera-se de um câncer. e o baixista Richard “Cass” Lewis está em quimioterapia), The painful truth, sétimo álbum do Skunk Anansie, traz a banda encarando na maior parte do tempo questões de vida ou morte. O repertório fala de autocontrole (This is not your life), dores pessoais (Shame, dos versos dolorosos “eu recebi o amor da minha mãe / eu recebi a dor do meu pai / eu recebi a culpa do meu irmão”), caos pessoal (Lost and found), altos e baixos (My greatest moment) e desespero (Meltdown, dos versos “agora que tudo se resume / a quem você reza e quão alto”).

Musicalmente, é um disco que reúne partículas de no wave, grunge e até neo soul, dependendo do momento. This is now your life soa como um Depeche Mode afrotecnopunk, Shame invade a pequena área do nu metal, Cheers insere peso no punk pop e até toques de dub invadem Shoulda been you – uma mistura com a qual os fãs do grupo já estão acostumados. O rock eletrônico sombrio dá conta de Animal e até mesmo algo próximo dos climas robóticos do krautrock surge misturado em alguns momentos do álbum.

Ainda que não seja um álbum brilhante como Stoosh (o segundo, de 1995), A painful truth é um atestado de sobrevivência. E um disco que, mesmo falando alto, é cercado de silêncios nos arranjos e nos vocais.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8
Gravadora: FLG
Lançamento: 23 de maio de 2025.

Continue Reading

Crítica

Ouvimos: akaStefani e Elvi – “Acabou a humanidade”

Published

on

Ouvimos: akaStefani e Elvi, "Acabou a humanidade"

RESENHA: akaStefani e Elvi misturam funk, krautrock, screamo e eletrônica em um disco caótico e divertido sobre o fim do mundo e o absurdo do cotidiano.

  • Apoie a gente em apoia.se/popfantasma e mantenha nossos projetos e realizações sempre de pé, diários e saudáveis!

O pessoal ligado à banda Duo Chipa não consegue ficar sem produzir coisas. akaStefani é Audria Lucas, integrante e produtora do grupo, e em Acabou a humanidade, ela se une a Elvi, produtor e músico de Santo André (SP), para fazer um som que, nos momentos mais calmos, parece uma mistura insana de funk, screamo, Faust e Kraftwerk. Já a ficha técnica entrega elementos de Ciccone Youth (projeto pop-anti-pop do Sonic Youth, que gravou um disco em 1988) e de Mutantes em meio aos ruídos, vocais e sons eletrônicos.

Faixas como Paga meu salário (“chefe arrombado / paga meu salário”) e Roda punk, repleta de barulhos e loops, têm ar de música infantil destruidora, enquanto Maquiagem, com voz distorcida e zoada, unem rock experimental e batidão de funk. A zoeira volta numa espécie de paródia da ítalo house, Cupido arrombado (“flechou o lugar errado!”) e na house music texturizada de Porque eu tento.

No final, loucura na versão videogame de Panis et circenses, com sample do original dos Mutantes (Pani no circo), e na brilhante Sortudos no fim do mundo, que lembra uma vinheta de rádio, ou uma cantiga de roda pervertida, com versos como “nós somos sortudos / vamos ver o fim do mundo / acabou a humanidade / virus, bomba e armamento / pandemia é só o começo do fim”. Você acaba rindo, nem que seja de nervoso.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8,5
Gravadora: Independente
Lançamento: 30 de maio de 2025

Leia também:

  • Ouvimos: Duo Chipa – Lugar distante
  • Ouvimos: Doce Creolina – Debaixo do chapéu de um cogumelo (EP)
  • Ouvimos: Monte Resina – Nem era

 

Continue Reading

Crítica

Ouvimos: Chime Oblivion – “Chime Oblivion”

Published

on

Ouvimos: Chime Oblivion - "Chime Oblivion"

RESENHA: Chime Oblivion estreia com supergrupo punk-experimental que mistura pós-punk, no wave, funk torto e maluquices à la Devo e Stooges.

Uma grande surpresa: o Chime Oblivion parece ter surgido do nada, soa como mais uma banda de moleques de 20 anos fanáticos por pós-punk e garage rock, mas é bem mais que isso. Trata-se de um supergrupo iniciado por dois veteranos, David Barbarossa (Adam & The Ants/Bow Wow Wow) e John Dwyer (Osees, The Oh Sees e outras nomenclaturas).

É também um grupo de três guitarras – Barbarossa, Dwyer e Weasel Walter, este dos barulhentos Flying Luttenbachers – que inclui ainda um sujeito tocando marimba (Tom Dolas, também do Osees), um saxofonista em clima free jazz punk (Brad Caulkins, da banda Bent Arcana) e vocais femininos charmosos e zoeiros em vibe punk (HL Nelly, do Naked Lights). Só gente acostumada com experimentações e maluquices de estúdio.

Leia também:

  • Ouvimos: Osees – Sorcs 80
  • Oh Sees lançam caixa com discos em fita de 8 pistas (!!)
  • Ouvimos: Artificial Go – Musical chairs

No primeiro álbum, essa turma tem como principais emanações pós-punk na onda do Gang Of Four, punk a la Buzzcocks e no-wave. Entre vinhetas quase inaudíveis feitas com um sintetizador, evocam também X Ray Spex e Slits em Neighborhood dog, fazem pós-disco-rap-punk cru e ríspido (Kiss her or be her), pré-punk percussivo (The fiend, com um curioso batidão lembrando Nação Zumbi na abertura), funk torto (Heated horses), levam o idioma da no wave para os anos 1960 (The uninvited guest). Por aí.

Somando 15 faixas em menos de meia hora, o Chime Oblivion vai se tornando mais próximo de um pré-punk formal (formal?) conforme as faixas se sucedem – cabendo perversões via Devo e Stooges da batida de Bo Diddley em And again e The mythomaniac, punk garageiro e anfetamínico em Smoke ring e I’m not a mirror e sons tribais em Grass, Cold pulse e The catalogue – esta, depois, ganha cara dub. Uma música tão confortável que quase não parece ter sido feita para tirar o rock do conforto – mas foi, sim.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 9
Gravadora: Deathgod Corp
Lançamento: 18 de abril de 2025.

Continue Reading
Advertisement

Trending