Lançamentos
NSLOD: single experimental, “Lost and found”, anuncia segundo movimento de trilogia

O projeto NSLOD (No Space Left On Device) retorna com single e clipe novos, Lost and found. A música puxa o EP novo do projeto criado pelo produtor, compositor e multi-instrumentista Alcides Honório Júnior, o Garfield, Muzik xperimentz #2. O disco está previsto para sair no dia 27 de novembro e é o segundo volume de uma trilogia. Detalhe: duas décadas separam os lançamentos do volume 1 e do volume 2 da série – o primeiro segmento foi um CD de 14 faixas distribuído pela gravadora Trama.
“Desde o início a ideia era lançar três discos. Não com uma distância de tempo tão grande entre eles”, conta. “Há uma grande similaridade entre os volumes. O dois é uma continuidade. Tanto que a faixa de abertura, Lost and found resgata as intenções do primeiro volume”, diz ele.
O clipe de Lost and found, diz ele, dá uma ideia do que vem por aí. “Fiz as imagens desse e de mais 2 clipes com um drone, na praia de Itacoatiara em Niterói (RJ). Foi um dia a passeio, levei o drone para o caso de surgir alguma oportunidade e acabou sendo perfeito, a praia estava toda enfeitada com guarda-sóis coloridos e bastante gente jogando bola. Parecia que eu havia contratado uma equipe, mas foi tudo acontecendo naturalmente, sem planejamento. Editando foi que percebi a riqueza dos detalhes. Editei e finalizei no software Adobe Premiere, trabalhando com bastante saturação de cor e o filtro mosaic, para obter o aspecto pixel art”, conta Garfield.
Já o futuro Muzik Xperimentz #3 deve ganhar as ruas, ou melhor, as plataformas, em breve. “A conclusão da trilogia está em andamento”, garante.
Lançamentos
Urgente!: Lançamentos da semana (7 a 11 de abril de 2025)

Um sobrevoo rápido por alguns dos lançamentos que movimentaram a semana. Nada de esgotar o assunto – a ideia aqui é fazer um recorte, destacar o que chamou a nossa atenção. Então anota aí:
(lembrando que tem mais lançamentos e músicas recentes no nosso Radar)
ÁLBUNS E EPS:
Daqui do Brasil, prepare-se para conhecer o novo disco da banda carioca Morcegula – o duo punk e garageiro soltou nesta quinta o disco Caravana dos desajustados e anuncia turnê. O álbum sai pelo selo Goma Base e, além de subir para as plataformas, ganha 150 cópias em vinil colorido.
Vindo lá de Maringá (PR), o Jovens Ateus afia seu pós-punk com os dois pés no gótico (e uma quedinha até para o metal podrão) no álbum de estreia Vol.1, que sai pela Balaclava Records.
Com o nome estranho de SABLE, f ABLE, chega às plataformas o disco novo de Bon Iver – um daqueles discos que mexem com vários sentimentos. O lançamento envolveu algumas novidades, como uso de uma câmera de vigilância (!) para mostrar as músicas ao público.
Se você achava que o OK Go tinha sumido, surpresa: eles estão de volta e lançaram nesta sexta seu quinto álbum, And the adjacent posssible – o primeiro desde 2014, por sinal. Damian Kulash, cantor do grupo, andou filosofando que “a verdade além do nosso alcance é um tema que permeia este álbum: as coisas importantes não são diretamente acessíveis. Estão fora do nosso alcance individual” (isso saiu numa entrevista da banda ao NME).
E chegou finalmente às plataformas o novo disco do The Mars Volta, com o curioso nome de Lucro sucio; Los ojos del vacio. Por sinal, um disco cujo lançamento foi marcado pela estranheza – o site Popload destacou que fãs no megafórum Reddit descobriram um vazamento completo do disco.
SINGLES
Lana Del Rey – Parece que foi ontem que Lana apareceu, mas o décimo disco dela, The right person will stay, sai dia 21 de maio. Ao que tudo indica, a dramaticidade da cantora será usada agora para abrilhantar canções em tom indie-country – aproveitando o bom momento que estilos como country e soft rock têm entre fãs jovens. A música nova saiu hoje e se chama Henry, come on.
Pulp – Sim, é real: a banda (que aparece na foto lá de cima, clicada por Tom Jackson) lançou Spike island, sua primeira faixa inédita em mais de 20 anos! Já tem clipe e tudo. E segura essa: o novo álbum More chega dia 6 de junho.
Terno Rei – O aguardado álbum Nenhuma estrela sai na próxima terça (15), pela Balaclava. Já saíram alguns singles e clipes, e o mais novo é o da faixa-título – gravado na USP, com a banda observando a trajetória de uma ciclista do espaço sideral (!).
Tune-Yards – O duo retorna com Heartbreak, single hipnótico e intenso que antecipa o disco Better dreaming, previsto para 26 de maio, via 4AD.
Garbage – There’s no future in optimist é a nova música da banda, que abre o próximo disco Let all that we imagine be the light. Shirley Manson faz questão de dizer que, apesar do título, a música é sobre resistir ao pessimismo. O clipe também é puro sopro de esperança.
Turnstile – A banda hardcore lança Never enough, disco previsto para 6 de junho. A faixa-título já está entre nós e vem acompanhada de um clipe fantástico, em que os integrantes se separam em universos distintos antes de se reunirem no final.
Moptop – E não é que eles voltaram? Se hoje o Ego Kill Talent abre os shows de tudo quanto é banda gringa, nos anos 2000 havia o Moptop fazendo o mesmo. A banda carioca lançou dois álbuns, se separou e volta agora com a mesma formação de sempre – Gabriel Marques (voz/guitarra), Rodrigo Curi (guitarra), Daniel Campos (baixo) e Mario Mamede (bateria) – lançando o single Last time, dessa vez em inglês. O som parece coisa de gringo, e o Moptop não ficou imune à febre de rock e pop adulto que rola lá fora: detalhes da melodia lembram bandas como Pretenders.
Crítica
Ouvimos: Destroyer, “Dan’s boogie”

Aos 52 anos, Dan Bejar, criador do Destroyer, considera que está ficando velho – foi ele mesmo quem usou esse termo em uma entrevista reveladora à newsletter Last Donut of the Night. “No showbiz, você nem deveria mencionar sua idade, porque a pior coisa que você pode fazer é ser velho”, afirmou. Bejar acrescentou que Dan’s Boogie, novo álbum do Destroyer, foi bastante influenciado por essa percepção: a de alguém que começa a ver amigos morrerem, prédios que faziam parte de sua rotina desabarem e jovens falando um idioma novo repleta de gírias desconhecidas.
Lidar com o etarismo no mercado já é complicado para quem é famoso, rico e extremamente bem-sucedido – que o digam Madonna e Keith Richards. Para artistas do meio indie, que não têm a mesma fama nem os mesmos recursos, e muitas vezes precisam acumular funções (são “empresários” de dia e artistas à noite, isso quando não precisam equilibrar a agenda com um trabalho que pague os boletos), a situação é ainda mais desafiadora. Por sinal, um detalhe sobre Dan’s boogie: desta vez, diferentemente dos álbuns anteriores do Destroyer, Dan Bejar precisou lutar para compor. Ele teve que se disciplinar, sentando-se diariamente para escrever novas músicas, como um funcionário de escritório que precisa entregar relatórios toda tarde.
- Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.
Curiosamente, e talvez por causa disso, Dan’s boogie é um disco absolutamente sonhador, escapista, bolado como se fosse uma continuação do David Bowie de Hunky dory e Diamond dogs, ou como um rock referenciado em Burt Bacharach e Serge Gainsbourg. O tom de grandiloquência cool de Dan’s boogie pede cordas, piano, corais e evocações de música orquestral dos anos 1960 e 1970 em faixas como The same thing as nothing as all, Hydroplane off the edge of the world e a valsa pop e espacial de I materialize e da faixa-título. Tudo isso parece pop de outro mundo, ou de outros tempos.
Dan’s boogie faz uma espécie de pop voador, que parece vir em alguns momentos do espaço sideral – é o som das baladas Travel light e Ignoramus of love, do quase trip hop Bologna, das gotas sonoras da jazzística e quase clássica Sun meet snow e dos quase oito minutos de Cataract time, pop meditativo, que abre como uma espécie de post rock dançante, e que a maior parte do tempo, soa como uma versão paralela do Roxy Music, mais voltada para os experimentalismos musicais.
Em termos de letras, fica quase impossível não enxergar o próprio autor em cada momento do álbum, nos mais felizes e nos mais tristes. É só esbarrar em versos como “essa é a vida, muitos quase acertos / alguns erros”, “os tolos entram correndo / mas eles são os únicos com coragem”, “a quem eu recorro? / para onde eu corro? / o que fiz para merecer esta sensação de felicidade?” e na destruição amorosa de Sun meet snow. Dan’s boogie não necessariamente conta uma história com começo, meio e fim, mas joga fibras de vida na cara do/da ouvinte.
Nota: 9
Gravadora: Merge Records
Lançamento: 28 de maio de 2025.
Crítica
Ouvimos: Backxwash, “Only dust remains”

Backxwash é o nome artístico de Ashanti Mutinta, um rapper nascido na Zâmbia e radicado no Canadá. Sua história de vida não foi nada fácil, e basicamente seus discos falam de coisas que ele viu ou viveu, com uma prosódia que lembra os clássicos do zamrock (o heavy metal feito na Zâmbia) somada à vibe ágil que o rap pratica nos dias de hoje, com flows e ritmos incomuns.
Não são histórias fáceis ou tranquilas de ouvir: a guerra que ficou na mente de Backxwash ganha às vezes clima de filme de terror – com direito a influências até de punk e heavy metal na sonoridade. Only dust remains, o álbum novo, continua a tradição, com letras sobre depressão, morte, suicídio, busca de identidade e momentos em que ele olhou em volta e não viu deus ao lado dele.
- Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.
A faixa de abertura, Black Lazarus, lida com uma tristeza tão imensa que dá para imaginar Ashanti chorando no estúdio, em meio a uma argamassa de blues pesado (“não há ninguém aqui me salvando / e a única morte que temo é sem dor”). Wake up traz recordações de violências, gritos, abusos e pessoas sendo usadas, com um batidão quase industrial e um clima de gospel antigo do meio para o fim. E a revolta toma conta de Undesirable, um rap sombrio e sonhador ao mesmo tempo, com letra falando sobre solidão e sobre traidores do meio do caminho (“agora é irônico, mas vou te dar um pensamento preocupante / eu me pergunto se você já pensou nos manos que perdeu / porque cada compasso é só um sintoma de quão falso você é”, vocifera).
A vibe de Backxwash é a depressão que vem da pressão social, dos fantasmas carregados pelos antepassados, e de temas como racismo, homofobia – e a solidão que surge do atendimento de expectativas da sociedade (“estou tão afastado da minha alma / que provavelmente terei que reconectá-la por uma espécie de proxy”, diz ele em Black Lazarus). É uma onda que dá para sentir até nos beats e nas melodias, como na emocional e pesada 9th heaven e no metal hip hop de Dissociation. O mesmo rola no rap pesado de History of violence, uma música sobre guerras – a guerra do dia a dia, as disputas entre países e as batalhas em nossa própria mente (“do rio ao mar, a Palestina será livre / pensando em todas as pessoas mortas na rua / quão jovem era esse garoto, tipo onze ou três? / enquanto os presidentes sentam e sorriem nos assentos da embaixada”).
Em faixas como Stairway to heaven, a vinheta Love after death e Only dust remains, o tema é o fim de tudo, o que resta depois disso, quais questões pessoais e sociais lembraram isso – sempre com peso e tom dramático. Sendo que em Stairway, o clima é de bluesão de FM, com guitarra lembrando Eric Clapton, e letra parecendo evocar uma reportagem sobre os últimos minutos de alguém (“não tema a perda e as emoções que vêm com ela / porque você não tem controle / sobre como eles vão se lembrar de você. “). Ouça num momento em que nada poderá te entristecer.
Nota: 8,5
Gravadora: Ugly Hag Records
Lançamento: 28 de março de 2025.
-
Cultura Pop4 anos ago
Lendas urbanas históricas 8: Setealém
-
Cultura Pop4 anos ago
Lendas urbanas históricas 2: Teletubbies
-
Notícias7 anos ago
Saiba como foi a Feira da Foda, em Portugal
-
Cinema7 anos ago
Will Reeve: o filho de Christopher Reeve é o super-herói de muita gente
-
Videos7 anos ago
Um médico tá ensinando como rejuvenescer dez anos
-
Cultura Pop8 anos ago
Barra pesada: treze fatos sobre Sid Vicious
-
Cultura Pop6 anos ago
Aquela vez em que Wagner Montes sofreu um acidente de triciclo e ganhou homenagem
-
Cultura Pop7 anos ago
Fórum da Ele Ela: afinal aquilo era verdade ou mentira?