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Cultura Pop

Legião Urbana canta Nelson Cavaquinho em clima Joy Division (!)

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Legião Urbana canta Nelson Cavaquinho

Juízo final, samba composto por Nelson Cavaquinho e Elcio Soares, surgiu pela primeira vez num disco de Nelson em 1973. E já apareceu nos mais diversos lugares. Em propaganda política, álbuns dos mais diversos cantores (Jair Rodrigues e Beth Carvalho entre eles), abertura de novela (A regra do jogo, trama das 21h da Globo de 2015). E… quase esteve num disco da Legião Urbana.

O samba de Nelson Cavaquinho, gravado originalmente por ele em seu álbum epônimo de 1973, costumava ser tocado pela banda em shows desde antes do primeiro disco (Legião Urbana, de 1985) chegar às lojas. Rolava em alguns horários na antiga Fluminense FM (na fase “maldita” da rádio). E foi gravado no rol de canções preparado inicialmente para Dois, segundo álbum da banda, de 1986. Por intermédio de algum fã animado, a gravação original da banda feita para o álbum ressurgiu no YouTube.

Aliás, no começo do projeto, Dois teria sido um disco duplo chamado Mitologia e intuição. O álbum incluiria músicas como Grande inverno da Rússia, uma vinheta instrumental composta por Ico Ouro Preto (irmão de Dinho Ouro Preto, cantor do Capital Inicial) no pouco tempo em que ele foi guitarrista da banda.

DUPLO

O jornalista Tom Leão, que por vários anos cuidou da coluna Rio Fanzine, do jornal O Globo (e hoje tem a coluna Na Cova do Leão, na Cult FM), foi conversar com a Legião Urbana quando a banda estava gravando o clipe de Tempo Perdido (no estúdio RGB, em São Cristóvão, Zona Norte Carioca). A matéria saiu publicada na revista Bizz de agosto de 1986. Tom anotou declarações de Dado Villa-Lobos (guitarrista) falando que a EMI (gravadora da banda, hoje Universal) considerou economicamente inviável o projeto de um disco duplo. Ainda que o álbum chegasse às lojas pouco depois do ilusionismo econômico do Plano Cruzado.

A banda incluiu Faroeste caboclo (“que dura mais de dez minutos e só foi apresentada em poucos shows”, diz o texto) na primeira leva de músicas de Mitologia e intuição. Bem como Grande inverno, cuja exclusão teria deixado Renato particularmente chateado. Havia também uma faixa-título de Mitologia e intuição, vinheta de Marcelo Bonfá. Também saiu do disco, o que igualmente chateou o vocalista. Mas com as mudanças, ambas as músicas fugiram do conceito.

NELSON CAVAQUINHO vs. IAN CURTIS

Juízo final estava inicialmente programada para fechar Dois. O detalhismo de Renato Russo fez com que o cantor escrevesse uma carta à EMI sugerindo uma ordem de músicas para o álbum. Mas na missiva, o cantor asseverou que Índios era “indiscutivelmente a última música” do disco, e deixou de lado definitivamente o samba de Nelson Cavaquinho. Não entrou nem mesmo como faixa-bônus do K7. Para o posto, a banda preferiu uma versão ao vivo de Química, canção de Renato gravada anteriormente pelos Paralamas do Sucesso.

Legião Urbana canta Nelson Cavaquinho

Tom Leão anotou na reportagem da Bizz que Juízo final poderia ter sua letra escrita por ninguém menos que Ian Curtis (do Joy Division) e que nos shows, ela ganhava uma levada “bem New Order”. Em 1986, nenhuma das duas bandas tinham LPs lançados no Brasil. Daí, era preciso explicar aos leitores que uma banda era a continuação da outra, sem o vocalista Ian Curtis, morto em 1980 – é o que o texto faz em seguida.

FICOU DE FORA

Muitos anos depois, conversando com o POP FANTASMA, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá confirmaram que Juízo final estava no conceito inicial de Dois. Mas foi saindo fora conforme o projeto foi avançando.

“A música começava com um violão e depois ia para uma coisa nesse estilo Joy Division”, contou Dado. “Tá tudo gravado, tá registrado nos tapes que estão com a gravadora, que hoje é Universal. Tínhamos a ideia de fazer o mesmo projeto que a gente fez no primeiro disco (1985), quando fizemos uma edição comemorativa com outtakes. Mas no Dois, teríamos Juízo final, O grande inverno da Rússia… Tem uma versão de Fábrica em inglês. Não vai rolar porque a companhia de discos se desinteressou. Acho que a gente precisava de mais likes no Instagram para conseguir coisas assim”, ironizou.

Cultura Pop

Relembrando: Grace Jones, “Nightclubbing” (1981)

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Relembrando: Grace Jones, "Nightclubbing" (1981)

Grace Jones é uma personalidade bem difícil de ser colocada numa caixinha. Nascida na Jamaica, filha de um pastor pentecostal, ela se mudou aos 12 anos para Syracuse, em Nova York. Depois, mandou-se para a capital novaiorquina para tentar, mais do que qualquer outra coisa, virar “estrela”. Mas até entrar no estúdio para gravar os primeiros singles, fez testes para peças e filmes. E conseguiu se dar bem como modelo, a ponto de desfilar em Paris.

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Aliás, não havia nada parecido com Grace na época em que ela apareceu, diga-se de passagem. Enfim, uma modelo negra, cujos primeiros hits foram na área da disco music – mas cujo visual andrógino, punk e futurista criava outras conexões, bem mais modernas e underground. Em 1979, dois anos antes de Nightclubbing, a revista Ebony (dedicada ao público afro-americano) colocava a cantora em sua capa, na qual ela era chamada de “a ultrajante Grace Jones”.

Os paradoxos em torno da cantora eram bastante explorados pela revista, que afirmava que Grace era “frequentemente chamada de a Rainha da disco music”. Mas colocava que ela era “um ponto de interrogação seguido por um ponto de exclamação”, por causa de sua aparência andrógina (“será que ela não é um homem?” perguntava o texto) e por causa das escolhas que fazia para sua carreira.

“Sou dos anos 1980. Não quero me comercializar nem baixar o nível do meu trabalho por causa de ninguém. É como eu já fazia como modelo. Não fazia catálogos de jeito nenhum. Fodam-se os catálogos”, afirmava a cantora, em meio a fotos nas quais ela aparecia treinando boxe e pulando corda (o texto original está no Google Books e é bem legal – curta aqui).

E a musicalidade de Nightclubbing, o quinto disco de Grace, vinha até mais nessa linha “ponto de interrogação” do que nos discos anteriores. Aliás, o curioso é que Grace precisou da ajuda de ninguém menos que Chris Blackwell, dono de sua gravadora Island, para chegar até essa fluidez musical. Tom Moulton, um nomão da disco music e criador dos remixes (e dos LPs de som contínuo, que viraram mania em todo o mundo), havia cuidado de seus primeiros discos. Mas dessa vez, Chris, usando como modelo o disco Sinsemilla, da banda de reggae Black Uhuru, assumiu a produção. E cismou que levaria o som de Grace de volta para seu país de origem, a Jamaica.

Blackwell montou uma banda fenomenal que incluía a cozinha maravilhosa de Sly Dunbar (bateria) e Robbie Shakespeare (baixo). Além do tecladista francês Wally Badarou, os guitarristas Mikey Chung e Barry Reynolds e o percussionista Uziah Thompson. A onda de Nightclubbing era new wave sem ser exatamente new wave. Tinha reggae como ferramenta de comunicação, sim. Mas a origem na disco music e nas passarelas parisienses vinham como subtexto.

O repertório era bem pouco autoral (Grace Jones aparece como compositora apenas em três faixas). Mas era “autoral” mesmo assim, já que quase tudo ali eram recriações pessoais. Fosse em Nightclubbing, de Iggy Pop e David Bowie. Ou em Demolition man (uma sobra do The Police, escrita por Sting, enviada para a cantora). Ou em Libertango, de Astor Piazzolla, com letra em inglês e francês.

Já a capa do disco, uma imagem retocada pelo designer e fotógrafo Jean-Paul Goude, era quase uma imagem de clipe, feita de encomenda para deixar felizes os caciques da MTV (que iniciava seus trabalhos naquele ano). E soava como uma feliz mescla de afrofuturismo, David Bowie e Marlene Dietrich (Grace deixava tudo o que cantava com ar de cabaré alemão).

Nightclubbing está nas plataformas digitais com outra capa, e com um disco extra, trazendo remixes e músicas do baú de Grace – incluindo a versão dela para Me! I disconnect from you, de Gary Numan. O álbum faz aniversário no dia 11 de maio e é uma ótima oportunidade para descobri-lo.

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Cultura Pop

No nosso podcast, Donna Summer e a era de “I feel love” e “Bad girls”

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No nosso podcast, Donna Summer e seus hits entre 1977 e 1979

Tem uma rainha do pop vindo ao Brasil, como todo mundo já sabe. Mas o pop é tão amplo (e tão repleto de súditos) que tem um reinado beeem grande, no qual cabem vários reis e rainhas. E a nossa rainha do pop é aquela que, acompanhada de seu time preferido de parceiros, ajudou a construir a música do futuro em 1977. Foi quando Donna Summer lançou I feel love, uma peça disco que, dizem várias testemunhas, mudou a maneira como as pessoas ouvem música.

Hoje no nosso podcast, o Pop Fantasma Documento, o assunto é aquela época em que Donna Summer, que já era “a rainha do amor” graças a hits como Love to love you baby, foi além do estilo musical e da imagem que a consagraram. Lançou álbuns conceituais, promoveu uma viagem no tempo (no álbum I remember yesterday, de 1977) e promoveu flertes entre disco e new wave (no duplo Bad girls, de 1979).

Século 21 no podcast: Girl Ray e Dani Vallejo.

Estamos no Castbox, no Mixcloud, no Spotify, no Deezer e no Google Podcasts. 

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch. Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

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Cultura Pop

Relembrando: Johnny Thunders, “Stations of the cross” (1982/1987)

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Relembrando: Johnny Thunders, "Stations of the cross"

Até mesmo um sujeito com uma vida bem louca como Johnny Thunders (1952-1991) tinha direito a momentos de (suposta) calmaria. O ex-guitarrista dos New York Dolls não teve uma carreira solo das mais constantes – ressurgiu em 1978 no mercado com So alone, um disco entre o punk e o rock básico, com produção de Steve Lillywhite. Entre vícios, retornos e situações de baixa, chegou a morar na Suécia com esposa e filha.

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Foi depois desse período de (vamos dizer assim) calma que surgiu o álbum duplo Stations of the cross, gravado em 1982 durante duas noites no Mudd Club, em Nova York, mas que só chegou às lojas em 1987 – e inicialmente apenas em K7, como parte da série de lançamentos em fitinhas pelo mitológico selo ROIR. Só depois de um tempo, o disco foi lançado em LP e CD (em vinil, saiu uma edição dupla na França em 1991). O disco na verdade traz mesmo é um show de sua banda punk pós-Dolls, os Heartbreakers – já que tem Thunders (voz e guitarra), Walter Lure (guitarra) e Jerry Nolan (bateria), além de um tal de Talarico no baixo.

Stations of the cross quase foi um filme, ou pelo menos a trilha sonora de um. Lech Kowalski, diretor do documentário punk DOA – A rite of passage, e que depois faria Born to lose: The last rock and roll movie sobre a vida do próprio Thunders, queria ter incluído as músicas como trilha do seu filme Gringo – História de um viciado (1987), do qual Johnny teria participado, fazendo o papel nada ambicioso de Jesus Cristo.

Num textinho publicado justamente no encarte de Stations, Lech relatou o quanto foi complicado trabalhar com Johnny. O diretor foi procurar o músico em sua casa e deparou com um apartamento que vivia com a porta permanentemente aberta, com Johnny em estado permanente de torpor. Ao propor o papel a ele, ouviu de Thunders que o único script do qual precisava era uma Bíblia.

Johnny ainda era viciado em drogas – com as filmagens iniciadas, chegou a sair em busca de cocaína e desapareceu por alguns dias do set. Numa ocasião, recusou-se a tocar uma música duas vezes. Ao gravar ao vivo o material que geraria este Stations of the cross, não quis seguir a ordem estabelecida ao lado de Lech. “De fato, ele nunca nem chegou a gravar as canções que eu precisava para o filme”, reclamou o diretor.

A aventura terminou com Thunders, drogado e semi-nu, sendo atendido por paramédicos. A Lech, só restou lamentar: Gringo saiu, mas o diretor desistiu de incluir as passagens de Thunders e decidiu reservá-las para um filme que nunca foi lançado, Stations of the cross. O disco em questão – produzido pelo próprio cineasta – fica então mais ou menos a trilha sonora de um filme que nunca foi lançado, e como uma trilha alternativa de Gringo.

O som de Stations of the cross é básico, formado por uma mescla de clássicos do próprio Thunders, com regravações como (I’m not your) Stepping stone (Paul Revere & The Raiders), Pipeline (The Chantays), Do you love me (Dave Clark Five). Tem também Chinese rocks, canção dividida entre Ramones e The Heartbreakers, cuja autoria costuma ser reclamada pelas duas bandas, e que surge aqui cantada com uma desafinação considerável. O material é complementado por conversas de bastidores e o que parecem ser trechos falados das filmagens.

Nesse papo aqui, Lech detalha um pouco sobre como foi trabalhar com Johnny, um sujeito que ele teve como fonte por alguns anos, e um personagem pelo qual se interessava, mas de quem pessoalmente ele não gostava de jeito nenhum. Quando decidiu fazer Born to lose, sobre Thunders, havia tido um contato rápido com uma das esposas do músico, e conheceu um dos filhos do artista – o garoto estava preso, na ocasião. O lado escroto e babacão de Thunders fica claro em atitudes, imagens e até em letras de músicas (inclusive nesse Stations of the cross, vale informar). Quando acerta, é um clássico do rock.

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