Momento para os comerciais aqui no POP FANTASMA.

O livro que eu (Ricardo Schott, autor deste texto e editor deste site) e Leandro Souto Maior lançamos em 2014, Heróis da guitarra brasileira, com perfis de grandes guitarristas nacionais (além de fotos exclusivas) vai virar curso. A galera da plataforma Música & Negócios da PUC/RJ oferece nos dias 09/03, 11/03, 16/03 e 18/03 de 2021 (sempre às terças e quintas de 18h30 às 20h) um curso com as histórias do livro, com a gente dando aula. Sempre com músicas, fotos e vídeos, e muita coisa legal (além de surpresas). O curso é inteirinho à distância. Você já pode se matricular no link acima.

O curso propõe um mergulho no mundo dos melhores guitarristas do Brasil. De Dodô e Osmar passando por Hélio Delmiro, Pepeu Gomes, Sérgio Dias, Andreas Kisser, Edgard Scandurra, Roberto Frejat e Lúcio Maia, a nomes bem mais novos.

E se você acha que já sabe tudo porque leu o livro (que pode ser comprado aqui), vamos discutir um tema bem interessante: o que leva essa turma a ter feito tanto sucesso na época em que foi lançada? Por que esses músicos inovaram tanto quando apareceram, em seus respectivos contextos? E – a pergunta de um milhão de dólares – ainda há espaço para o herói da guitarra hoje em dia? Será que ainda há novos nomes tocando por aí?

Lembrando que Heróis da guitarra brasileira já gerou outros produtos bem legais. Virou um filme, que está só no YouTube…

…e também rendeu alguns vídeos em que Leandro e eu contamos as histórias de alguns guitarristas.