O criador da gravadora Casablanca Records, Neil Bogart (1943-1982), era fanático pela junção de música e TV. Tanto que chegou a ser apoiador de um programa de curtíssima duração chamado Flipside, exibido em 1973 pela NBC e que tinha a missão de levar música para a TV, só que de maneira bem informativa. Anos antes da MTV invadir estúdios e mostrar bastidores, o diretor da atração, Bill Aucoin (1943-2010), mostrava como estavam sendo gravados os novos discos de Stevie Wonder, John Lennon, Edgar Winter Group, Blood Sweet and Tears e vários outros.

A novidade é que uma conta do YouTube em nome de Bill Aucoin subiu vários clipes de Flipside. Olha a playlist aí.

Ainda que Bogart tivesse altos desejos de montar um canal de TV ligado à música, ele nunca realizou o sonho e estava lutando contra um câncer quando a MTV foi ao ar pela primeira vez, em 1981. Como empresário presente nos bastidores da atração, ele foi avisado rapidamente por Aucoin que havia sido convidado para assistir aos shows de uma banda formada por quatro caras mascarados de Nova York (o Kiss, enfim). Bill tornou-se empresário do grupo, Bogart contratou a banda para a Casablanca e o resto é história.

Já o Flipside durou pouco e não conseguiu muito sucesso na TV aberta, numa era em que TV a cabo não era tão popularizada. Hoje, está imortalizado no YouTube.

Via Nelson George e Independent