E aí, vai encarar? Pesquisadores do Antarctic Heritrage Trust faziam uma expedição numa península chamada Cape Adare, no Oeste da Antártida, quando de repente encontraram uma caixa de metal na qual havia… um bolo feito há cem anos. É o que aparece na foto acima.

Bom, na verdade os cem anos são uma estimativa dos pesquisadores. A iguaria foi fabricada pela Huntley & Palmers (empresa milenar que existe até hoje). E diz a equipe que descobriu o produto por lá, o bolo de frutas possivelmente ainda pode ser comido, já que parecia ter cheiro bom e estava em boas condições. E isso apesar da lata na qual ele estava apresentar péssimo estado. Encara?

“O alimento tem alta energia, é ideal para as condições da Antártida e ainda é um item favorito para as viagens para a terra do gelo”, garante Lizzie Meek, do Trust. A organização acredita que o bolo seja da época da Expedição Terra Nova, empreendida entre 1910 e 1913 pelo britânico Robert Falcon Scott, com o objetivo de chegar ao Polo Sul. Documentos da época mostram que Scott tinha levado bolos da marca Huntley & Palmers com ele.

Via Boing Boing