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Cultura Pop

Lembra da fase punk da Edgar Broughton Band?

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O músico inglês Edgar Broughton, hoje com 73 anos, pertence àquela classe dos artistas que passearam de sapato alto pelo mainstream, mas que não chegaram a se fixar tanto assim nele – como também não se fixou no igualmente escorregadio status de “clássico”. Quem conhece sua banda, a autorreferente Edgar Broughton Band, possivelmente lembra de músicas como Out demons out, que só saiu num single em 1970 e atropelou os compactos extraídos do segundo disco, Sing brother sing, de 1970. Ou House of turnabout, que volta e meia aparece em coletâneas de “grandes sucessos do rock”, “grande hits dos anos 1970” e deixa todo mundo com cara de paisagem (“pera, essa música fez realmente sucesso?”, você pode já ter se perguntado).

A banda nasceu em 1968 em Warwick, Inglaterra. sob o signo do blues. Chegaram a ter o estilo musical como parte integrante do nome, antes do “band”, logo no comecinho, inclusive. Iniciaram como um trio formado por Edgar (voz e guitarra), seu irmão três anos mais novo Steve (bateria e vários instrumentos extra) e Arthur Grant (baixo). Além do rock de Elvis Presley e dos primeiros ídolos do estilo, Edgar e seus amigos ouviam muito blues (lógico) e bandas como Animals, Beatles e Rolling Stones. Além de sons de artistas como Captain Beefheart – o que já abria portas para um ou outro experimentalismo no som do grupo.

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Em 1969, após sair o primeiro disco, Wasa wasa, haviam feito uma sessão ao vivo no estúdio Abbey Road, com a ideia de fazer um álbum que capturasse a mesma energia dos shows. O disco acabou sendo engavetado e algumas músicas saíram em singles – incluída nessa leva Out demons out. Já o terceiro disco, epônimo (e que tinha House of turnabout), levou à loucura a plateia hippie por causa da capa, com um coitado de bunda de fora, pendurado como se fosse um pedaço de carne num açougue. “A Hypgnosis sugeriu isso porque éramos todos vegetarianos na época e todos pensávamos que teria algum valor de choque, e teve”, contou Edgar aqui.

Lembra da fase punk da Edgar Broughton Band?

Já em 1970, a Edgar Broughton Band lançou o desbocado single Up yours (algo como “enfia no c…”), reclamando da classe política, da polarização e do liberalismo. Fez barulho, mas também não saiu em LP nenhum deles (só na versão CD de Sing brother sing, anos depois).

A Edgar Broughton Band se deu bastante bem, inicialmente. Conseguiu até mesmo um contrato com a mesma gravadora que levou o Deep Purple e o Pink Floyd, a Harvest – selo de “novidades” e experimentalismos da EMI. Ficou lá até 1973, quando saiu Oora, quinto disco do grupo, já com formação modificada (tinha virado quarteto) e sonoridade trafegando entre o hard rock e a psicodelia.

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Depois a banda passou por selos menores e em 1979, passou por uma mudança radical com o disco Parlez-vous english. A banda mudava de nome para The Broughtons e o grupo virava um sexteto, com os dois irmãos e mais uma turma. Mais: o som passou a lembrar algo entre o punk e o power pop, nada a ver com a psicodelia dos discos anteriores. Algumas faixas lembravam bandas como The Clash e The Damned. Tem uma playlist com o disco no YouTube. Olha aí.

Parlez-vous english saiu por um selo pequeno chamado Infinity e não chegou nas mãos de muita gente. Edgar e a banda haviam processado os empresários anteriores e o grupo ficou enfrentando problemas legais por algum tempo, o que tinha levado a um hiato de quatro anos antes do álbum. Já Superchip: The final silicon solution, disco independente lançado em 1982, foi o último álbum da Edgar Broughton Band. E trazia uma mescla de sons progressivos e algo de new wave. Era para ter sido feito com financiamento de amigos suíços, que desistiram do projeto assim que ouviram as músicas – com a desistência, Edgar, seu irmão e seus amigos precisaram coçar os bolsos para concluir o disco.

Edgar e banda passaram um bom tempo só dando shows e gravaram um DVD em 2006, com uma performance no Rockpalast, em 2006. Também está no YouTube. O músico parou de usar o nome “band” em 2010 e vem fazendo coisas solo desde então.

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Cultura Pop

Raridade: recuperaram papo de Ian MacKaye para a revista Panacea, em 1994

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Auto-intitulada “a revista brasileira de quadrinhos (e outros bichos)” a revista Panacea fez muitas cabeças nos anos 1990 – na verdade, foi um zine transformado em revista, pela jornalista Gabriela Dias. hoje colunista da Revista Caju. E foi ela quem conduziu um papo com Ian MacKaye (Fugazi, Minor Threat) em 1994, quando o grupo se apresentou no desbravador festival Belo Horizonte Rock Independente Fest (o popular BHRIF).

Encontrar algum número da Panacea dando sopa é complicado – volta e meia aparece algum à venda no Mercado Livre. Em compensação, pegaram a tal entrevista de Ian MacKaye, bateram tudo e subiram no site Issuu. “Em 2003 copiei o texto, diagramei, imprimi e distribui entre alguns amigos. Na época eu não revisei, também não sabia diagramar e muito menos o que era leiturabilidade”, diz a pessoa, que passou horas batendo a conversa.

Na abertura do papo, Gabriela explica que Ian é “obsessivo, gentil, atencioso”, mas “simples, direto e ríspido”. Os dois lados do músico, conhecido pelo mergulho total na atitude punk e pelo “não se vender” levado à máxima potência, ficam bem claros no papo.

>>> Veja também no POP FANTASMA: Quando Guy Picciotto (Fugazi) cantou enfiado numa cesta de basquete

MacKaye recusa-se a dar conselhos aos repórteres sobre como fazer a cena independente funcionar no Brasil (“vocês não precisam de um americano para dizer como fazer as coisas”, esbraveja) e foge de fazer comentários sobre colegas, mesmo que positivos. Mas diz que Henry Rollins, quando foi cantor do Black Flag, foi roubado pelos donos da gravadora SST. E reclama que as majors, uma tentação a qual o Fugazi nunca cedeu, são ambiciosas demais. “A especialidade delas é pegar um pedaço de merda, dar uma polida e fazer um disco”, diz ele, por sinal amigo de Rollins desde a infância.

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“Não é interessante ser parte de uma major. É chato. Às vezes eu penso: ‘Deus, todos os meus amigos são milionários e famosos, e eu sou este carinha que é fiel ao próprio mundo. As pessoas pensam que uma banda como Rage Against The Machine é que é radical. Como se pode ter raiva da máquina quando se é parte dela?”, prega Ian.

Tá aqui a conversa toda. Leia antes que suma.

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Cultura Pop

Bob Dylan elogiando Madonna

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Bob Dylan elogiando Madonna

Em 1991, Bob Dylan afirmava à American Songwriter que desprezava o pop. O cantor, que tinha lançado um ano antes o disco Under the red sky, elogiou compositores como Brian Wilson e Randy Newman, e disse que ninguém deve se guiar pelas canções de um arista pop. Mas falou bem de ninguém menos que Madonna.

“O entretenimento pop não significa nada para mim. Nenhuma coisa. Você sabe, Madonna é boa. Madonna é boa, ela é talentosa, ela une todos os tipos de coisas, ela aprendeu suas coisas … Mas é o tipo de coisa que leva anos e anos da sua vida para você ser capaz de fazer. Você tem que se sacrificar muito para fazer isso. Sacrifício. Se você quer se tornar grande, você tem que sacrificar muito. É tudo igual, é tudo igual”, disse, rindo.

Bob também fez um comentário bem interessante sobre Jim Morrison quando ouviu que o hoje negacionista militante Van Morrison o considerava o maior poeta vivo. “Os poetas costumam ter finais muito infelizes. Veja a vida de Keats. Olhe para Jim Morrison, se você quiser chamá-lo de poeta. Olhe para ele. Embora algumas pessoas digam que ele está realmente nos Andes”, afirmou.

O repórter da revista perguntou se ele achava que isso era verdade e Dylan saiu fora da resposta. “Bom, nunca passou pela minha cabeça pensar de uma forma ou de outra sobre isso, mas você ouve isso por aí. Pegando carona nos Andes. Montando um burro”, disse.

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Uma revelação que Bob fez no papo é a de que ele prefere, no piano, as teclas pretas para trabalhar. “E elas soam melhor na guitarra também. Às vezes, quando uma música tem uma tonalidade bemol, digamos Si bemol, leve para o violão, você pode querer colocá-la em Lá”, diz. “Quando você pega uma música de tecla preta e a coloca no violão, o que significa que você está tocando em lá bemol, muitas pessoas não gostam de tocar nessas teclas. Para mim não importa”.

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Cultura Pop

Quando Syd Barrett fez resenha de David Bowie

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Quando Syd Barrett fez resenha de David Bowie

A Melody Maker, publicação britânica de música, tinha o hábito de pedir a artistas conhecidos que comentassem lançamentos da época. Em 1967, Paul McCartney chegou a fazer uma resenha (falando bem) de Purple haze, single do Jimi Hendrix Experience. E caiu para ninguém menos que o novato (na época) Syd Barrett analisar um single de um cantor mais novato ainda: Love you till tuesday, de David Bowie.

Segundo a Far Out Magazine, algum emissário da revista visitou o Pink Floyd durante a gravação do single Bike, levou a canção para Syd ouvir e extraiu dele várias opiniões sobre o disco. “Sim, é um número de piada. Piadas são boas. Todo mundo gosta de piadas. O Pink Floyd gosta de piadas”, escreveu/falou o cantor da banda. “É muito casual. Se você tocar uma segunda vez, pode ser ainda mais uma piada”.

A animação de Barrett terminou aí. O cantor ainda disse que as pessoas iriam gostar da letra e de suas brincadeiras com os dias da semana. Mas… “Muito alegre, mas não acho que meus dedos do pé estavam batendo”, afirmou. Ironicamente, Barrett era uma das maiores referências de Bowie em sua primeira fase de carreira, e continuaria sendo uma sombra enorme no trabalho dele por vários anos. Olha Bowie nos anos 1970 cantando See Emily play, do Pink Floyd.

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“Syd foi uma grande inspiração para mim Ele era tão carismático e um compositor surpreendentemente original”, afirmou Bowie em 2006, quando Barrett morreu. “Além disso, junto com Anthony Newley, ele foi o primeiro cara que ouvi cantar pop ou rock com sotaque britânico. Seu impacto em meu pensamento foi enorme. Um grande pesar é que nunca o conheci. Um diamante, de fato”.

Seja como for, nem Love you till tuesday nem o primeiro disco de Bowie, The world of David Bowie (1967) fizeram sucesso algum. E olha que o cantor e seu empresário tentaram, já que saiu até um filme com pequenos clipes do disco. A gente falou disso aqui.

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