Com fins educacionais e não-lucrativos, a TV a cabo de acesso público virou mania nos Estados Unidos nos anos 1970, e rendeu vários programas interessantes que, com sorte, você encontra no YouTube. Aqui no POP FANTASMA, você já viu exemplos legais aqui, aqui e aqui. Uma das atrações mais bacanas desse tipo de transmissão foi o TV Party, apresentado por Glenn O’Brien e exibido em Nova York.

Glenn, que depois se tornou jornalista, escritor e editor especializado em arte e moda (infelizmente foi pro andar de cima em 2017, vitimado por uma pneumonia), tinha como parceiro Chris Stein, do Blondie. De 1978 a 1982, período em que durou o programa, O’Brien colocou na lista de convidados vários nomes definitivos para se compreender a movimentação do punk e da new wave. Clash, Kid Creole, Iggy Pop, David Bowie e Klaus Nomi, por exemplo, estiveram na atração.

O TV Party foi tão importante – e serviu como uma espécie de Top of the pops particular de muita gente – que em 2005 uma empresa chamada Brink Films lançou vários episódios em DVD. E saiu também TV Party: The documentary, dirigido por Danny Vinik. O filme está inteirinho (infelizmente sem legendas em português ou mesmo em inglês) no site do programa Night flight. Vale assistir.

Quem esteve algumas vezes na atração foi – lógico – o Blondie, banda do co-apresentador Chris Stein. Em uma das aparições mais malucas da vocalista Debbie Harry por lá, ela foi de “convidada secreta”, usando uma máscara de lutador (não enganou ninguém, já que os telespectadores ligaram para lá para avisar que a reconheceram de cara). Esse momento, ninguém colocou separadinho no YouTube – mas tem no documentário.

Debbie Harry no TV Party ensinando a dançar o pogo

E abaixo, você pega Debbie Harry em 1978, soltinha da Silva, ensinando o público americano a dançar o pogo – aquela dança punk executada aos saltos. Para incrementar a demonstração, ela pega um pula-pula para ensinar como é que funcionava a parada. Antes, explica que tinha ouvido de um amigo que o pogo andava meio fora de moda. A banda do programa (sim, tinha uma) acompanha fazendo barulho.

Aproveite e leve de brinde o Blondie em 1979 no TV Party, tocando o hit The tide is high.