Agenda
Cine&Manas leva filme “Medusa” para Zona Oeste do Rio

O Cine&Manas, projeto de exibição e distribuição de impacto de filmes nacionais realizados por mulheres cis e trans, inicia o circuito pela Casa Bosque, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio, no dia 25 de maio, às 18h, com o filme Medusa, suspense brasileiro, escrito e dirigido por Anita Rocha da Silveira, vencedor de prêmios como Sitges Film Festival (Melhor Direção), Tromsø Int. Film Festival (Melhor Filme), IndieLisboa (Prêmio Especial do Júri), Raindance Film Festival (Melhor Filme Internacional), Palm Springs Int. Film Festival (Menção Honrosa). O filme volta para a Casa Bosque nos dias 20/07 e 21/08.
Medusa se passa num futuro distópico e conta a história de Mariana (Mari Oliveira), uma jovem que integra o grupo “Preciosas do Altar”, onde jovens mulheres “belas, recatadas e do lar” se reúnem para cantar hinos de louvor durante o dia, na igreja do pastor Guilherme (Thiago Fragoso) e a noite se reúnem numa espécie de milícia com o objetivo de “vigiar e punir” agredindo violentamente mulheres “messalinas e meretrizes” que não são submissas aos homens nem devotas de Deus. A escolha do filme Medusa se deu, a partir de reuniões de co-curadoria com agentes culturais da região.
“A partir de reuniões de reconhecimento do território, escolhemos exibir Medusa, pois o filme faz uma fabulação crítica sobre temas sensíveis como a força política e o fundamentalismo religioso, que permeiam todo o estado do Rio de Janeiro, mas ganha ainda mais relevância na Zona Oeste do Rio”, conta Helena Claro, uma das curadoras do projeto.
A exibição será seguida de um debate. No dia 25/05, já confirmada a presença de Bruna Linzmeyer, atriz brasileira, também reconhecida pelo seu ativismo nos movimentos feminista e LGBTQIA+. O projeto tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, através do Programa de Fomento à Cultura Carioca e apoio da Riofilme. De caráter itinerante, o cineclube circula desde 2017 pela região metropolitana do Rio de Janeiro, já tendo realizado sessões na capital, no bairro de Campo Grande, Paciência, Bonsucesso e nas cidades de Niterói e Rio Bonito. Em 2021, em função da pandemia de covid-19, realizou sessões online, com incentivo da Lei Aldir Blanc.
Serviço
Cine&Manas
Sessão: Medusa
Local: Casa Bosque
Estrada da Caroba, 449 – Campo Grande/RJ
Horário: 18h
Entrada Gratuita
A agenda do Circuito Zona Oeste 2023 do Cine&Manas inclui também as datas abaixo:
. Areninha Carioca Sandra de Sá ( Santa cruz) – 24/06 – 17h
. Areninha Carioca Hermeto Pascoal (Bangu) – 21/08 – 18h
. Arena Carioca Gilberto Gil ( Realengo) – 25/10 – 17h
. Arena Carioca Abelardo Barbosa (Pedra de Guaratiba) – 18/11 – 17h
Agenda
Rock Horror Film Festival: cinema de terror em setembro no Rio

O Rock Horror Film Festival, festival carioca de filmes de terror, está de volta na praça – e vai rolar de 19 de setembro a 02 de outubro no Cinesystem de Botafogo (Zona Sul do Rio). Dessa vez, o evento vai trazer uma seleção de mais de 50 filmes de 17 países em seis categorias: Longas Sinistros, Médias Bizarros, Docs Estranhos, Curtas Macabros, Brasil Assombrado e Pílulas de Medo.
O objetivo do festival é unir terror, cultura pop e rock, e juntar os públicos das três coisas. Entre os filmes selecionados, há produções como The history of the metal and the horror, documentário de Mike Schiff repleto de nomões do som pesado (EUA), Tales of babylon, de Pelayo de Lario (Reino Unido), The Quantum Devil, de Larry Wade Carrell (EUA). Há também Death link, dirigido por David Lipper (EUA), com um time de astros e estrelas que inclui Jessica Belkin (Pretty little liars), Riker Lynch (Glee), David Lipper (Full House) e outros.
O evento também vai ter mesas redondas com diretores, atores e outros profissionais da indústria para o público do festival, comandadas pela criadora do Rock Horror Film Festival, Chrys Rochat (Sin Fronteras Filmes), e que vão rolar no hall do Cinesystem. Entre os convidados já estão confirmados diretores da Polônia, EUA, Canadá e Brasil. Happy hours cinéfilas, shows de rock e oficinas estão no programa também, além da exibição de um filme inédito no Brasil na abertura.
Lista completa dos filmes que participarão da edição no site do festival: www.
Agenda
Parayba Rock Fest: filme que será exibido no evento relembra história de fotógrafo morto por covid

Marcado para este domingo (28) na Areninha Cultural Hermeto Pascoal (Lona Cultural de Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro), o Parayba Rock Fest, do qual você ficou sabendo aqui, vai ter shows, DJs, exposições e várias outras atrações. E Michael Meneses, criador do selo Parayba Records e realizador da festa (que também comemora seus 50 anos de idade), vai exibir seu primeiro filme, Ver + – Uma luz chamada Marcus Vini. Michael, que é fotógrafo e professor de fotografia, iniciou o filme como trabalho de conclusão de curso de sua faculdade de Cinema.
“O que eu vou exibir no evento são os 50 minutos que já estão prontos do filme e que apareceram na apresentação do meu TCC. Ainda estou inclusive fazendo pesquisas para ele”, conta Michael, que com o filme, homenageia Marcus Vini, seu melhor amigo (“o irmão homem que eu não tive”, conta), morto por covid. Marcus era fotógrafo e, como Michael, foi professor universitário e cobriu festivais de música como o Rock In Rio.
“Marcus contraiu covid naquela época mais braba da doença, e morreu no dia em que ele deveria estar tomando a primeira dose”, lembra Michael. “Ele foi fotojornalista e curiosamente fazia aniversário no dia 19 de agosto, que é o Dia Mundial da Fotografia. E só soube disso depois que virou fotógrafo. Ele inclusive fez uma foto super importante numa enchente, que foi publicada no jornal Le Monde. A ideia do filme é focalizar o lado humanitário dele, um cara que estava sempre pensando em fazer doação de alimentos, coordenou um curso de fotografia em Madureira (Zona Norte do Rio)“. Antes do evento de Michael, o filme foi exibido também em lugares como a livraria carioca Belle Epoque.
O Pop Fantasma é um dos apoiadores do evento, ao lado de uma turma enorme. Para saber mais e comprar seu ingresso, confira o serviço abaixo.
SERVIÇO:
SHOWS COM AS BANDAS:
Netinhos de Dna Lazara, Benkens, NoSunnyDayz, New Day Rising (NDR) e Welcome To Tenda Spírita.
ALÉM DOS SHOWS:
Exibição do Documentário: VER+ – Uma Luz Chamada Marcus Vini – Direção: Michael Meneses
DJs: Explica e Chorão 3
Expo de fotos dos fotógrafos da Rock Press
Feira Cultural com: Disco de vinil, CDs, DVDs, roupas, livros, fanzines, artesanato, acessórios de moda rock, cultura geek e muito mais
Gastronomia Vegana: Vegazô – A Feira Vegana da Zona Oeste/RJ
DATA: 28 de julho 2024, às 14h.
LOCAL: Areninha Cultural Hermeto Pascoal – Praça 1 de Maio S/N – Bangu/RJ
INGRESSOS: antecipados aqui, na bilheteria da Areninha e na loja Requiem (Camelódromo de Campo Grande).
Foto: reprodução Instagram
Ver essa foto no Instagram
Agenda
Tem Parayba Rock Fest neste domingo no Rio, com shows, DJs, filme e exposição

Após três edições realizadas entre 2007/08 na base do “faça você mesmo”, o Parayba Rock Fest, iniciativa do Selo Cultural Parayba Records, volta a acontecer neste domingo a partir das 14h em Bangu (Zona Oeste do Rio de Janeiro), na Areninha Cultural Hermeto Pascoal (Lona Cultural de Bangu). O evento também marca os 50 anos de Michael Meneses, o criador da Parayba Records, atual editor do site Rock Press, agitador cultural, jornalista, fotógrafo e cineasta.
O Parayba Rock Fest não é apenas um show de rock, mas um evento multicultural. Além de bandas autorais do rock carioca, contará com a exibição do filme VER+ – Uma luz chamada Marcus Vini, expo de fotografias da revista Rock Press, DJs, gastronomia vegana, feira cultural com discos, roupas, livros, fanzines, artesanato, acessórios de rock, cultura geek e muito mais.
O nome do evento é Parayba Rock Fest por causa do apelido do produtor. Michael Meneses é carioca nascido em Irajá, cria de Marechal Hermes, morou e trabalhou em Madureira e hoje reside em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. Como morou em Sergipe na década de 1980, ao voltar ao Rio de Janeiro começou a ser chamado de “Paraíba” – e adotou o apelido. Anos mais tarde, criou o Selo Cultural Parayba Records. O selo já tem oito CDs.
O evento vai ter no palco nomes representativos do rock de diversas partes do Rio de Janeiro: Benkens, Netinhos de Dona Lazara, NoSunnyDayz, New Day Rising e a lendária Welcome To Tenda Spírita. Uma novidade é que os DJs do evento vão tocar apenas com vinil: Explica vai tocar do rap ao samba, passando pelo rock, e Ronaldo Chorão (o Chorão 3) apresenta clássicos do punk e do metal dos anos 1980/90.
E faltou dizer que o Pop Fantasma é um dos apoiadores do evento, ao lado de uma turma enorme. Para saber mais e comprar seu ingresso, confira o serviço abaixo.
SERVIÇO:
SHOWS COM AS BANDAS:
Netinhos de Dna Lazara, Benkens, NoSunnyDayz, New Day Rising (NDR) e Welcome To Tenda Spírita.
ALÉM DOS SHOWS:
Exibição do Documentário: VER+ – Uma Luz Chamada Marcus Vini – Direção: Michael Meneses
DJs: Explica e Chorão 3
Expo de fotos dos fotógrafos da Rock Press
Feira Cultural com: Disco de vinil, CDs, DVDs, roupas, livros, fanzines, artesanato, acessórios de moda rock, cultura geek e muito mais
Gastronomia Vegana: Vegazô – A Feira Vegana da Zona Oeste/RJ
DATA: 28 de julho 2024, às 14h.
LOCAL: Areninha Cultural Hermeto Pascoal – Praça 1 de Maio S/N – Bangu/RJ
INGRESSOS: antecipados aqui, na bilheteria da Areninha e na loja Requiem (Camelódromo de Campo Grande).
(texto originalmente publicado no site Rock Press e adaptado)
Ver essa foto no Instagram
-
Cultura Pop4 anos ago
Lendas urbanas históricas 8: Setealém
-
Cultura Pop4 anos ago
Lendas urbanas históricas 2: Teletubbies
-
Notícias7 anos ago
Saiba como foi a Feira da Foda, em Portugal
-
Cinema7 anos ago
Will Reeve: o filho de Christopher Reeve é o super-herói de muita gente
-
Videos7 anos ago
Um médico tá ensinando como rejuvenescer dez anos
-
Cultura Pop8 anos ago
Barra pesada: treze fatos sobre Sid Vicious
-
Cultura Pop6 anos ago
Aquela vez em que Wagner Montes sofreu um acidente de triciclo e ganhou homenagem
-
Cultura Pop7 anos ago
Fórum da Ele Ela: afinal aquilo era verdade ou mentira?