Crítica
Ouvimos: Catto – “Caminhos selvagens”

RESENHA: Catto mistura MPB, glam rock e emoção crua em Caminhos selvagens, disco urgente e intenso, com letras confessionais e som poderoso.
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Caminhos selvagens, disco novo da Catto, é regido pela urgência, pela intensidade e pela necessidade – uma necessidade, talvez, de dizer tudo antes que o mundo acabe. Cada letra, cada música e cada nota musical parecem escavadas com a unha. O disco tem oito músicas que soam como se tivessem saído de um coração em combustão, como nos melhores momentos de David Bowie, Maria Bethânia ou Gal Costa.
O grande lance de Caminhos selvagens é que se trata de um disco de MPB, só que filtrada pelo lado maldito do rock, dos blues sentidos, do glam rock mais explícito e de sons alternativos. Na abertura, dá para enxergar em Eu não aprendi a perdoar um pouco daquela qualidade de gravação anos 1980, com o reverb da época (aliás, dá para lembrar até daqueles clipes do Fantástico feitos com lente grande angular e clima de novela), além de emanações dos LPs oitentistas de Joanna. Só que tem um clima apocalíptico de 2025 ali: é uma faixa que soa como se Michael Sullivan e Miguel Plopschi resolvessem produzir um disco para a antiga RCA brasileira em 1987 depois de ouvir sons lo-fi e noise pop.
Fica claro que a urgência manda em Caminhos selvagens. Ainda mais depois do “1,2,3” ríspido contado por Catto no começo de Eu te amo, uma balada entre o folk e o soft rock brasileiro. Solidão é uma festa mistura confissão e teatralidade, com piano sombrio e ecos dos primeiros tempos do Suede. Para Yuri todos os meus beijos, por sua vez, é soft rock com herança de Suede, de emo, de MPB de rádio dos anos 1980, com letra altamente confessional.
Um clima íntimo, de feridas emocionais expostas – explícito no verso “os amores que enterrei sob o meu país cheio de horror” – toma conta da faixa-título, marcada por emanações de Milton Nascimento (na melodia), Guilherme Arantes (no piano), Beto Guedes (nos vocais, bastante) e Elis Regina (nos vocais, em especial). Catto, como acontecia nas letras do Clube da Esquina, e igualmente em boa parte do repertório escrito por Renato Russo, fala da própria história como se fosse uma bandeira, num conceito artístico cheio de verdade, com todas as letras.
O trio final de faixas foca mais ainda no lado variado e pop de Catto. Madrigal soa como um rock de arena como clima ligeiramente country – cordas, guitarras e vocais promovem união simultânea com Queen e MPB setentista. 1001 noites is over parece Rita + Roberto e Marina Lima em negativo, canção pop cativante com tom cru, pesado e quase pós-punk, em que ela repete a frase “eu só quero arrasar e ser feliz”. Leite derramado fecha o ciclo trazendo paz e parecendo contar o fim da história – e une toques de britpop e MPB, em arranjos, vocais, cordas e climas. Caminhos selvagens flagra Catto com desejo, criatividade, verdade e pressa. Agora imagina isso ao vivo.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 10
Gravadora: Independente/Tratore
Lançamento: 15 de maio de 2025.
Crítica
Ouvimos: Smut – “Tomorrow comes crashing”

RESENHA: No terceiro disco, o Smut funde grunge, pós-punk e dream pop com letras angustiadas e distorções, alternando urgência e climas melódicos.
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O Smut veio de Cincinatti, Ohio, e radicou-se em Chicago. Desde End of Sam-Soon (2017), dedicam-se a uma curiosa mescla de rock pauleira, guitar rock e pós-punk – mistura de gêneros que nos anos 1990 era simplesmente chamada de “rock alternativo”. Após mudanças de formação, afiaram a receita e ganharam mais peso no terceiro disco, Tomorrow comes crashing. Um álbum de distorções aparentes, letras angustiadas e climas sombrios mesmo quando as melodias têm climas solares – como na abertura, com o indie rock funkeado e pesado Godhead.
A poética de Tay Roebuck, cantora do grupo, é bem crua – os vocais dela volta e meia lembram uma versão grunge de Dana Margolin, do Porridge Radio. Syd Sweeney, pesada, ágil e distorcida como uma canção do Hüsker Dü, é punk anos 1990, com letra apontando para relacionamentos tóxicos e falidos. “Construída com fardo pesado e selada com lições aprendidas / fui feita para durar, selar as rachaduras e vencer, pelo que valer a pena (…) / você me desnuda para me sentir bem, nega meu discurso de vendas perfeito”, diz a letra, encerrada com 30 segundos de desespero vocal.
- Ouvimos: Porridge Radio, Clouds in the sky they will always be there for me
- Ouvimos: Deradoorian – Ready for heaven
Nem só de urgência vive o disco. O clima muda na melodiosa Dead air, dream pop com peso e clima misterioso, e se mantém relativamente tranquilo no pós-punk Waste me e na vibe mágica e semi-acústica de Ghosts (Cataclysm, cover me). Mas Tomorrow comes crashing apresenta também heranças do grunge nas ferozes Spit e Burn like violet, une blues, folk e balanço em Touch & go, e invade a área do jangle rock em Crashing in the coil. Já Sunset hymnal, no fim, é som com guitarra batida e andamento estradeiro e urbano – até que uma guitarra distorcida entra e leva o Smut para seu terreno familiar.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 8,5
Gravadora: Bayonet Records
Lançamento: 27 de junho de 2025.
Crítica
Ouvimos: Miçanga – “Velhos rabugentos não falarão sobre Malk Espanca em 2099”

RESENHA: Rapper com flow perturbador e irônico, Miçanga toca no nervo exposto das lutas diárias em Velhos rabugentos não falarão sobre Malk Espanca em 2099, álbum que une hip hop e experimentalismos.
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Um dos convidados do álbum Cybertrópico, da banda Disstantes (que resenhamos aqui), o rapper Miçanga – nome artístico de Tiago Malta – destaca-se com um álbum solo de inéditas, com título enigmático: Velhos rabugentos não falarão sobre Malk Espanca em 2099. O repertório do álbum segue o ritmo perturbador e irônico de De noite poeta de dia operário, parceria de Miçanga com o Disstantes, que narra o dia a dia de quem vive entre a ralação e a criação de versos, e usa as horas perdidas no transporte público para escrever.
Por acaso, são justamente o tempo e os jogos diários de azar ligados a ele, que dão o tom no começo do álbum, com Teu futuro é meu passado. Um rap que mistura synthpop, distorção e provocação em doses iguais. “Voltando ao tópico do aqui agora / acho prudente você se focar nele / pois toda angústia vem de uma viagem do tempo mal planejada”, dispara. Viagens no universo cyber tomam conta do rap forró A lenda leiteira enferrujada do burrico espacial, com som de videogame.
Levante para um amigo é samba-rap com união de drum’n bass e samples de narração de futebol. Experimento para se criar + um anti-herói é prosa-poesia falada, com programação simples, batidão com “foda-se” repetido várias vezes, e letra demolindo sebastianismos. “Acreditar num heroísmo é um fascismo disfarçado, esperando a ser pregado, para que você homem comum, não tenha nenhum plano a superar ou a repensar os problemas”, diz.
Malk Espanca tem uma parte 2, predominantemente experimental e instrumental, que funciona a golpes de baile funk (Satélites, cicatrizes, lousa, acrílico), eletrohardcore (a bizarra Remoção de cola do braquete sem broca e espancamento, que põe BPM acelerado num motorzinho de dentista) e ruído punk (os 14 segundos de Lá embaixo).
A experimental e falada Ode ao papa está mais para “ódio (com zoeira) ao Papa” (“Papa, você é um cara legal / Papa, você é sensacional / Papa, será que você papou criancinhas?”) e Maracatu de cyborg põe mangue-bit robótico e marcial na história. Já Power juice forever (Brazilian cyber funk) é uma colagem perturbadora e pornô no estilo dos Residents. Uma viagem delirante e crítica pelo futuro – ou pelo presente mal disfarçado e mal embrulhado.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 8
Gravadora: Independente
Lançamento: 30 de abril de 2025.
Crítica
Ouvimos: Pedro Palma – “Emocional”

RESENHA: Em Emocional, Pedro Palma mistura pop, rock e ironia para narrar dores afetivas e identitárias com intensidade e lirismo.
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Talvez Pedro Palma seja o primeiro artista brasileiro a se dizer influenciado pelo popstar britânico Yungblud. E de fato, o clima existencial e dramático dos discos do inglês, oscilando entre o emo e o metal, paira bastante sobre as 14 faixas de Emocional, sua estreia solo. Pedro insere boas doses de ironia na equação, como no single P.Q.P., que gira em torno dos tropeços sentimentais de quem se joga de cabeça num relacionamento… e se arrebenta logo depois (“já me falaram que a expectativa é a mãe da merda / mas eu insisto em me entregar sem nem pensar na queda”).
Emocional é dividido em duas partes: a primeira é mais rock do que sofrência, a segunda é de sofrência pura com elementos roqueiros. O repertório, a exemplo de P.Q.P., é mais voltado para feridas emocionais expostas, como no emo pós-pós-adolescente de 27 (“vejo meus ídolos olhando bem pra mim / como um convite que não dá pra recusar / muito estranha essa sensação / de que eu não fui feito pra durar”) e o som pesado e afirmativo de Emocional e Eu quero me explodir – esta, de versos reveladores e graves: “dizem que eu faço tudo ser mais complicado / que o mundo me odeia só porque eu sou viado / e minha ansiedade não passa de uma invenção / você é um péssimo exemplo pro seu irmão”.
O tom começa a ficar mais baixo em músicas como a balada O que você fez comigo não se faz, o post-rock de FM Queda livre e a tristonha Se eu te disser. No final, o Pedro do passado e o do presente encontram-se na balada épica Para Pedro: “Tudo que eles falam, e os dedos que apontam, não podem te perfurar assim / não há nada de errado em ti”.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 7,5
Gravadora: Deck
Lançamento: 20 de junho de 2025
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