Cinema
E o POP FANTASMA tá na mostra de filmes do David Bowie, no Rio
Dizem por aí que ninguém quer saber de rock e que o Rio de Janeiro, em particular, não é uma cidade roqueira. Quem falou isso não passa de um tremendo mentiroso: só nessa semana no Rio você pode encontrar duas mostras de dois grandes artistas do rock. Nirvana: Taking punk to the masses fica até dia 22 de agosto no Museu Histórico Nacional, traz memorabília farta da banda de Seattle e emociona qualquer pessoa que vestiu uma camisa de flanela nos anos 1990. E tem O homem que caiu na Terra, que sentou praça na Caixa Cultural, e traz até o dia 30 de julho quase trinta filmes que tiveram a participação, como ator, de ninguém menos que David Bowie.
“Com exceção de Christiane F, em que ele aparece participando como ele mesmo, focamos apenas em filmes nos quais Bowie faz papéis. É interessante observar que ele fez filmes muito diferentes um do outro, nunca seguiu uma linha. O próprio Bowie disse numa entrevista que não gostava de ser chamado de ‘camaleão’ porque ele não mudava, apenas evoluía, melhorava”, conta a curadora Roberta Sauerbronn, da Saraguina Filmes (que organiza a mostra). O homem que caiu na Terra (o nome, claro, veio do filme de Nicolas Roeg lançado em 1976, que teve Bowie como protagonista – e abriu as exibições) agendou debates sobre temas que a obra de Bowie levanta, como sexualidade, drogas, fama. “Ele trouxe esses assuntos para o mainstream, eram coisas que estavam no underground, eram discutidas lá”. Há um debate, nesta sexta (21), até sobre o estilo vanguardista de David Bowie.
E a novidade é que eu (Ricardo Schott, editor dessa bagaça aqui) fui convidado pela turma da Saraguina a fazer um podcast para a mostra. Escrevi, narrei e editei David Bowie e o Brasil, sobre as relações do camaleão (hum, ok) com nosso país. Ouvindo, você descobre que um guitarrista dele tocou com Gilberto Gil, que uma banda de forró já tocou Bowie (por vias tortas, mas tocaram), que uma banda da jovem guarda carioca tocou Rebel rebel… Não é porque fui eu que fiz não, mas tá muito legal. Ouça aí.
Se você ainda não arrumou tempo para ir à mostra, deixe de dar desculpas e arrume um jeito de ir – é dever cívico para qualquer fã de qualquer fase de Bowie, e o ingresso custa R$ 4. Olha só alguns filmes que você ainda pode assistir lá (você confere todos os horários no site da Caixa).
ROMANCE POR INTERESSE (The Linguini incident). Filme de 1991, dirigido por Richard Shepard. Comédia romântica passada em Manhattan, em que Bowie é um barman chamado Monte, colega de trabalho de Lucy (Rosanna Arquette). Aporrinhada constantemente pelos esporros do patrão, ela sonha em mudar de vida e tornar-se uma artista da fuga – aquela coisa de se amarrar todo (a), conseguir desatar todos os nós e escapar. Um problema técnico enquanto ela estava estava amarrada a uma cadeira, praticando para se tornar a versão feminina do Houdini, acaba aproximando-a (bastante) de Monte
PIERROT IN TURQUOISE OR THE LOOKING GLASS MURDERS. Filme de 1970. Uma das aprontações de Bowie no comecinho da carreira, quando era mímico e era parceiro e aluno de Lindsey Kemp. É exibido nesta sexta (21) numa mostra de curtas que ainda tem Empty (2000, de Tony Ousrler) e The snowman (1982, de Diane Jackson).
REAÇÃO COLATERAL (August). Filme independente de 2008 que fala sobre a crise pós-bolha da internet em 2001 e andou percorrendo o circuito de festivais. O norte-americano Austin Chick, diretor do filme, foi casado por quatro anos com a atriz brasileira radicada nos EUA Morena Baccarin (epa, faltou isso no nosso podcast).
O PIRATA DA BARBA AMARELA (Yellowbeard). Dirigido em 1983 por Mel Damski, essa comédia trazia Graham Chapman, ex-integrante do grupo humorístico Monty Phyton, interpretando o pirata do título. Bowie aparece durante poucos segundos no filme e sua participação nem chegou a ser creditada na época. Para quem curte referências pop, tem a dupla Cheech & Chong interpretando dois piratas e um personagem, Mr. Moon (Peter Boyle), criado em homenagem ao baterista do Who, Keith Moon, morto em 1978. Moon participou das primeiras reuniões do filme, ajudou a arrumar dinheiro e, originalmente, era a escolha do próprio Chapman, também roteirista do filme, para o papel do Barba Amarela.
APENAS UM GIGOLÔ (Schöner gigolo, armer gigolo). Enquanto morava em Berlim, Bowie arrumou tempo para participar deste longa de 1978, dirigido por David Hemmings, e que acabou se tornando célebre também por ser o último filme de Marlene Dietrich (morta em 1992). Bowie faz um oficial prussiano que volta a Berlim após o fim da Primeira Guerra, só consegue trabalho como cafetão (no bordel dirigido por Marlene) e, involuntariamente, vira pivô de uma disputa política.
FOME DE VIVER (The hunger). Bem antes de vampiros virarem moda, Bowie interpretou um chupador de sangue, John, que era marido da também vampira Catherine Deneuve (Miriam Blaylock). Em meio à noite e ao submundo de Nova York, os dois conseguem passar por um casal de góticos sem maiores problemas. Tem a famosa cena de sexo lésbico entre Catherine e Susan Sarandon, que até hoje arranca uivos de homens e mulheres.
EU, CHRISTIANE F, 13 ANOS, DROGADA E PROSTITUÍDA (Christiane F). Em 1978, dois jornalistas alemães, Kai Hermann e Horst Hieck, foram investigar os flagelos da heroína e da prostituição na cena formada pela estação de metrô Zoo e por locais como a discoteca Sound, em Berlim. A reportagem, que incluía detalhes do julgamento de uma menina de 13 anos (Christiane Vera Felscherinow) virou matéria de revista, livro e, em 1981, filme, dirigido por Ulrich Edel, com a atriz alemã Natja Brunckhorst, então com 15 anos, no papel-título. Bowie, ídolo da turma de Christiane F e morador de Berlim na época da reportagem, aparece cantando em um show na cidade em 1978. Detalhe: por causa de problemas de agenda, a produção precisou mandar gravar Bowie no palco em Nova York – as imagens de plateia foram feitas durante uma apresentação do AC/DC em Berlim.
LABIRINTO – A MAGIA DO TEMPO (Labyrinth). Ao que se comenta, o clássico que apresentou Bowie a uma série de fãs crianças deverá ganhar uma releitura, dirigida por Fede Alvarez (O homem nas trevas). O filme de 1986 dirigido por Jim Henson e produzido por George Lucas, conta a história de Sarah (Jennifer Connelly, ainda novata) que precisa passar por um enorme e complexo labirinto para resgatar seu irmão mais novo, sequestrado por Jareth, o Rei dos Duendes (Bowie).
https://www.youtube.com/watch?v=BP51a09XmNY
Cinema
Ouvimos: Lady Gaga, “Harlequin”
- Harlequin é um disco de “pop vintage”, voltado para peças musicais antigas ligadas ao jazz, lançado por Lady Gaga. É um disco que serve como complemento ao filme Coringa: Loucura a dois, no qual ela interpreta a personagem Harley Quinn.
- Para a cantora, fazer o disco foi um sinal de que ela não havia terminado seu relacionamento com a personagem. “Quando terminamos o filme, eu não tinha terminado com ela. Porque eu não terminei com ela, eu fiz Harlequin”, disse. Por acaso, é o primeiro disco ligado ao jazz feito por ela sem a presença do cantor Tony Bennett (1926-2023), mas ela afirmou que o sentiu próximo durante toda a gravação.
Lady Gaga é o nome recente da música pop que conseguiu mais pontos na prova para “artista completo” (aquela coisa do dança, canta, compõe, sapateia, atua etc). E ainda fez isso mostrando para todo mundo que realmente sabe cantar, já que sua concepção de jazz, voltada para a magia das big bands, rendeu discos com Tony Bennett, vários shows, uma temporada em Las Vegas. Nos últimos tempos, ainda que Chromatica, seu último disco pop (2020) tenha rendido hits, quem não é 100% seguidor de Gaga tem tido até mais encontros com esse lado “adulto” da cantora.
A Gaga de Harlequin é a Stefani Joanne Germanotta (nome verdadeiro dela, você deve saber) que estudou piano e atuação na adolescência. E a cantora preparada para agradar ouvintes de jazz interessados em grandes canções, e que dispensam misturas com outros estilos. Uma turminha bem específica e, vá lá, potencialmente mais velha que a turma que é fã de hits como Poker face, ou das saladas rítmicas e sonoras que o jazz tem se tornado nos últimos anos.
O disco funciona como um complemento a ao filme Coringa: Loucura a dois da mesma forma que I’m breathless, álbum de Madonna de 1990, complementava o filme Dick Tracy. Mas é incrível que com sua aventura jazzística, Gaga soe com mais cara de “tá vendo? Mais um território conquistado!” do que acontecia no caso de Madonna.
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O repertório de Harlequin, mesmo extremamente bem cantado, soa mais como um souvenir do filme do que como um álbum original de Gaga, já que boa parte do repertório é de covers, e não necessariamente de músicas pouco conhecidas: Smile, Happy, World on a string, (They long to be) Close to you e If my friends could see me now já foram mais do que regravadas ao longo de vários anos e estão lá.
De inéditas, tem Folie à deux e Happy mistake, que inacreditavelmente soam como covers diante do restante. Vale dizer que Gaga e seu arranjador Michael Polansky deram uma de Carlos Imperial e ganharam créditos de co-autores pelo retrabalho em quatro das treze faixas – até mesmo no tradicional When the saints go marching in.
Michael Cragg, no periódico The Guardian, foi bem mais maldoso com o álbum do que ele merece, dizendo que “há um cheiro forte de banda de big band do The X Factor que é difícil mudar”. Mas é por aí. Tá longe de ser um disco ruim, mas ao mesmo tempo é mais uma brincadeirinha feita por uma cantora profissional do que um caminho a ser seguido.
Nota: 7
Gravadora: Interscope.
Agenda
Rock Horror Film Festival: cinema de terror em setembro no Rio
O Rock Horror Film Festival, festival carioca de filmes de terror, está de volta na praça – e vai rolar de 19 de setembro a 02 de outubro no Cinesystem de Botafogo (Zona Sul do Rio). Dessa vez, o evento vai trazer uma seleção de mais de 50 filmes de 17 países em seis categorias: Longas Sinistros, Médias Bizarros, Docs Estranhos, Curtas Macabros, Brasil Assombrado e Pílulas de Medo.
O objetivo do festival é unir terror, cultura pop e rock, e juntar os públicos das três coisas. Entre os filmes selecionados, há produções como The history of the metal and the horror, documentário de Mike Schiff repleto de nomões do som pesado (EUA), Tales of babylon, de Pelayo de Lario (Reino Unido), The Quantum Devil, de Larry Wade Carrell (EUA). Há também Death link, dirigido por David Lipper (EUA), com um time de astros e estrelas que inclui Jessica Belkin (Pretty little liars), Riker Lynch (Glee), David Lipper (Full House) e outros.
O evento também vai ter mesas redondas com diretores, atores e outros profissionais da indústria para o público do festival, comandadas pela criadora do Rock Horror Film Festival, Chrys Rochat (Sin Fronteras Filmes), e que vão rolar no hall do Cinesystem. Entre os convidados já estão confirmados diretores da Polônia, EUA, Canadá e Brasil. Happy hours cinéfilas, shows de rock e oficinas estão no programa também, além da exibição de um filme inédito no Brasil na abertura.
Lista completa dos filmes que participarão da edição no site do festival: www.
Agenda
Parayba Rock Fest: filme que será exibido no evento relembra história de fotógrafo morto por covid
Marcado para este domingo (28) na Areninha Cultural Hermeto Pascoal (Lona Cultural de Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro), o Parayba Rock Fest, do qual você ficou sabendo aqui, vai ter shows, DJs, exposições e várias outras atrações. E Michael Meneses, criador do selo Parayba Records e realizador da festa (que também comemora seus 50 anos de idade), vai exibir seu primeiro filme, Ver + – Uma luz chamada Marcus Vini. Michael, que é fotógrafo e professor de fotografia, iniciou o filme como trabalho de conclusão de curso de sua faculdade de Cinema.
“O que eu vou exibir no evento são os 50 minutos que já estão prontos do filme e que apareceram na apresentação do meu TCC. Ainda estou inclusive fazendo pesquisas para ele”, conta Michael, que com o filme, homenageia Marcus Vini, seu melhor amigo (“o irmão homem que eu não tive”, conta), morto por covid. Marcus era fotógrafo e, como Michael, foi professor universitário e cobriu festivais de música como o Rock In Rio.
“Marcus contraiu covid naquela época mais braba da doença, e morreu no dia em que ele deveria estar tomando a primeira dose”, lembra Michael. “Ele foi fotojornalista e curiosamente fazia aniversário no dia 19 de agosto, que é o Dia Mundial da Fotografia. E só soube disso depois que virou fotógrafo. Ele inclusive fez uma foto super importante numa enchente, que foi publicada no jornal Le Monde. A ideia do filme é focalizar o lado humanitário dele, um cara que estava sempre pensando em fazer doação de alimentos, coordenou um curso de fotografia em Madureira (Zona Norte do Rio)“. Antes do evento de Michael, o filme foi exibido também em lugares como a livraria carioca Belle Epoque.
O Pop Fantasma é um dos apoiadores do evento, ao lado de uma turma enorme. Para saber mais e comprar seu ingresso, confira o serviço abaixo.
SERVIÇO:
SHOWS COM AS BANDAS:
Netinhos de Dna Lazara, Benkens, NoSunnyDayz, New Day Rising (NDR) e Welcome To Tenda Spírita.
ALÉM DOS SHOWS:
Exibição do Documentário: VER+ – Uma Luz Chamada Marcus Vini – Direção: Michael Meneses
DJs: Explica e Chorão 3
Expo de fotos dos fotógrafos da Rock Press
Feira Cultural com: Disco de vinil, CDs, DVDs, roupas, livros, fanzines, artesanato, acessórios de moda rock, cultura geek e muito mais
Gastronomia Vegana: Vegazô – A Feira Vegana da Zona Oeste/RJ
DATA: 28 de julho 2024, às 14h.
LOCAL: Areninha Cultural Hermeto Pascoal – Praça 1 de Maio S/N – Bangu/RJ
INGRESSOS: antecipados aqui, na bilheteria da Areninha e na loja Requiem (Camelódromo de Campo Grande).
Foto: reprodução Instagram
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