Era outro tipo de TV e possivelmente outro tipo de telespectador. Em 1978, enquanto no Brasil proliferavam as mesas redondas de futebol, o cidadão inglês aboletava-se alegremente na frente do televisor para assistir … batalhas históricas reproduzidas com soldados e armamento de miniatura. O programa Battleground, feito pela britânica Trident Television, arrumou razões para existir em torno desse tema.

A ideia era que cada programa trouxesse a reprodução de uma batalha história em meia hora, sempre reproduzindo tudo com riqueza de detalhes, em cima de um mapa, e com locução e ataques beeeem leeeentos (mesmo que houvesse um Mr. Edição nesse reality). Os jogadores jogavam de verdade e a apresentação era feita por um wargamer experiente, Edward Woodward. Batalhas como Waterloo e Gettysburg apareceram na atração.

Segundo o IMDB, a série entrevistou cerca de 100 wargamers e arrumou por volta de 11 mil pecinhas. A edição era trabalhosa: os jogos não duravam só meia hora. Duravam às vezes até três dias, incluídos aí detalhes de produção na hora da gravação das partidas.

Tem um monte de partes separadas do programa no YouTube numa playlist, além de uma edição inteira. Pega aí.

>>> Saiba como apoiar o POP FANTASMA aqui. O site é independente e financiado pelos leitores, e dá acesso gratuito a todos os textos e podcasts. Você define a quantia, mas sugerimos R$ 10 por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here