Literalmente arte e ciência unidas, e no YouTube. O i-Bit Mapping Festival rola no sábado (5) e domingo (6), com curadoria do diretor de arte e TV Jodele Larcher, e traz projeções audiovisuais realizadas sobre paisagens naturais em Conceição de Ibitipoca (MG). Tudo poderá ser visto no canal do evento, nos dois dias, a partir das 14h. E o festival será apresentado pela rapper, jornalista, poetisa e educadora Laura Conceição, que faz também um show no sábado às 22h.

O time que participa do evento inclui, além de Jodele e do VJ Spetto (ambos pioneiros no video mapping no Brasil), Homem Gaiola, Vini Fabretti, Luv, VJ Carol Santana, VJ Lê Pantoja e VJ Eletroiman. Tudo do festival é resultado de uma semana de residência artística no entorno da Comuna de Ibitipoca. Todo o trabalho do evento foi feito por um time de nove DJs e designers e rendeu imagens bem bacanas – que todo mundo vai poder ver online no evento.

As projeções foram realizadas no Paredão de Santo Antônio, na Comuna de Ibitipoca e na igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, sem a presença de público. E para auxiliar tanto nos trabalhos como na adequação à preservação ambiental, o festival contou com a assessoria científica da engenheira florestal Clarice Silva, dos biólogos Kelly Antunes e Marcelo Gehara e do engenheiro geológico Marcelo Taylor.

>>> Veja também no POP FANTASMA: Kiss na Globo em 1983: no YouTube!

“A principal filosofia desse projeto é criar um ambiente de criação para discutir ecologia, disseminando a educação ambiental por meio do videomapping. Estudamos histórias e lendas do lugar. A ideia de levar uma arte mais urbana e digital para o interior e para a natureza já tinha sido realizada em Santa Bárbara, no Cerrado Festival, pelo Ricardo Cançado (Eletroiman). A ideia é mostrar a educação ambiental de forma lúdica”, explica Jodele Larcher.

Ao lado do time de VJs, foi feita também uma chamada aberta com 17 artistas do Brasil e do mundo, que vão fazer projeções na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e no Paredão de Santo Antônio. O festival também mapeou imagens criadas por artistas locais convidados, como a engenheira florestal e fotógrafa da natureza Clarice Silva, e os artistas plásticos Gerson Guedes, D’Anestis, Sérgio Brasil e Nathalie Borges.

Além das projeções, vai rolar um bate-papo sobre Projeções na natureza, com o VJ Spetto (United VJs), Daniel Besnyo (Secret Mapping), VJ Eletroiman (Dark light/Espanha), VJ Alexis (Visual Farm) e Vigas. É sábado às 17h.

Programação
Dia 5 (sábado)

14h – Vivência
17h – Talk
20h – Mapping Show
Rancho das Areias e Parque Florestal de Ibitipoca
Paredão de Santo Antônio
Artistas convidados e da chamada aberta
22h – Live Laura Conceição

Dia 6 (domingo)
14h

Mais no site do i-Bit Mapping

>>> Saiba como apoiar o POP FANTASMA aqui. O site é independente e financiado pelos leitores, e dá acesso gratuito a todos os textos e podcasts. Você define a quantia, mas sugerimos R$ 10 por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here