Connect with us

Podcasts

Aqui é só musicão!

Published

on

Enquanto todo mundo estava quebrando a cabeça tentando saber qual seria a próxima jogada do mercado fonográfico e o que havia do outro lado do tabuleiro, o Coldplay ousou gritar “truco!”. No meio de um universo de lançamentos (e de EPs e singles) voltou com uma canção de dez minutos (!) chamada Coloratura, que vai encerrar seu próximo disco. Musicão!

E o grupo de Chris Martin deixou algumas dúvidas nas cabeças dos fãs: será que vem por aí uma tendência de músicas enoooormes com letras contemplativas? E mais: por que é que vários artistas bons de execução em rádio rompem com o padrão de três-ou-quatro-minutos-de-canção e volta e meia lançam músicas de seis, sete, oito, nove e até dez minutos?

Essa turma que curte fazer músicas grandes é o tema do quarto episódio do Pop Fantasma Documento. Tem convidada: para relembrar a época em que uma certa banda de Brasília banda tomou o espaço de três músicas no rádio e na TV com um épico de nove minutos, chamamos a radialista Selma Boiron.

Pop Fantasma Documento é o podcast semanal do site Pop Fantasma. Episódios novos todas as sextas-feiras. Roteiro, apresentação, edição, produção: Ricardo Schott. Ouça a gente no SpotifyDeezerMixCloud Castbox.

Advertisement
>>> E não esqueça de ouvir a Mixtape Pop Fantasma.

Cultura Pop

No podcast do POP FANTASMA, Stranglers!

Published

on

Nada pode parar os Stranglers e impedir uma das maiores bandas da história do rock britânico de fazer bonito – e tem disco novo deles rolando nas plataformas, Dark matters. Recentemente, a covid levou o tecladista do grupo, Dave Greenfield, um desses músicos que estavam sempre algumas jogadas à frente no tabuleiro. O Stranglers, que vinha ficando acostumado a mudanças na formação desde a saída do vocalista Hugh Cornwell, em 1990, hoje é um trio comandado pelo baixista e vocalista Jean Jacques Burnel, o único a permanecer na banda desde o comecinho.

Na nona edição do Pop Fantasma Documento, nosso podcast, lembramos a carreira dos Stranglers, um pouco das histórias de discos clássicos como No more heroes (1977), Black and white (1978) e La folie (1981) e falamos um pouco das novidades da banda. Ah, cansamos um pouco de falar para as paredes e dessa vez tem convidado: o músico, produtor e jornalista André Mansur ajuda a falar da história da banda e do impacto dos Stranglers no rock brasileiro (sim, teve!).

O Pop Fantasma Documento é o podcast semanal do site Pop Fantasma. Episódios novos todas as sextas-feiras. Roteiro, apresentação, edição, produção: Ricardo Schott. Músicas do BG tiradas do disco Jurassic rock, de Leandro Souto Maior. Estamos no SpotifyDeezerCastbox Mixcloud: escute, siga e compartilhe!

Apoia a gente aí: catarse.me/popfantasma

Advertisement

Mais Stranglers no POP FANTASMA aqui.

Continue Reading

Cultura Pop

Ei, eu quero cantar!

Published

on

A oitava edição (já?) do nosso podcast Pop Fantasma Documento mostra que a regra do jogo voltou a ser como era antes. Afinal, a ex-BBB Juliette, além de investir em redes sociais, também entrou no mundo do disco, com um EP que logo que saiu fez muito sucesso (mas que, dizem as más línguas, está em queda nas plataformas digitais).

A advogada, cuja vida também rendeu um documentário na Globoplay, junta-se a um time enorme de personalidades dos esportes, do teatro, da televisão, do rádio, que aproveitaram a fama para migrar para a música. Você pode até nem se lembrar disso, mas o craque Serginho Chulapa já gravou um disco. O mímico Marcel Marceau gravou um LP bem bizarro nos anos 1970. E o que você diria se soubesse que, há uns 30, 40, 50 anos, alguém que fosse bastante famoso e quisesse gravar um disco, nem precisava cantar? Era só gravar um LP ou um single declamando textos (como Francisco Cuoco fez) e o disco de ouro estava garantido para sempre. Falamos disso tudo aí e mais um pouco.

O Pop Fantasma Documento é o podcast semanal do site Pop Fantasma. Episódios novos todas as sextas-feiras. Roteiro, apresentação, edição, produção: Ricardo Schott. Estamos no SpotifyDeezerCastbox Mixcloud: escute, siga e compartilhe!

(agradecimentos a Christian Caselli pela sugestão do single da Brigitte Bardot)

Advertisement
>>> E não esqueça de ouvir a Mixtape Pop Fantasma.

Continue Reading

Cultura Pop

2021 é ano de… grunge?

Published

on

Guitarras altas, som pesado, vocais intensos e letras mais intensas ainda foram a grande jogada do rock nos anos 1990, quando bandas como Nirvana e Pearl Jam deram um xeque mate no universo pop – e o grupo de Kurt Cobain conseguiu vender mais discos que Michael Jackson. Em sua sétima edição, o Pop Fantasma Documento, podcast do site Pop Fantasma, recorda os vários discos do estilo musical que completam 30 anos em 2021, lembra de histórias bem malucas do grunge e mostra que o rock feito nos anos 1990 ainda rende notícias hoje em dia.

E ah, o nosso papo sobre grunge não parou por aí não. Afinal dia 24, aniversário de 30 anos de Nevermind, clássico do Nirvana, cai numa sexta-feira…

O Pop Fantasma Documento é o podcast semanal do site Pop Fantasma. Episódios novos todas as sextas-feiras. Roteiro, apresentação, edição, produção: Ricardo Schott. Estamos no SpotifyDeezerCastbox Mixcloud: escute, siga e compartilhe!

>>> E não esqueça de ouvir a Mixtape Pop Fantasma.

Advertisement

Continue Reading
Advertisement

Trending